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Esta investigação procura analisar os desafios enfrentados pelo setor audiovisual no contexto de alterações estruturais na economia global – nomeadamente em resultado da inovação tecnológica e financeirização. Com o foco no setor audiovisual europeu, em especial na sua indústria cinematográfica, o estudo visa compreender as linhas de resposta existentes e viáveis a nível de política cultural.
Numa fase inicial, pretende-se esclarecer o papel das políticas de “exceção cultural” (historicamente defendidas pelo bloco europeu, em oposição ao liberalismo americano) para a construção do projeto europeu. Neste âmbito, será relevante examinar diferentes noções de diversidade cultural, assim como algumas particularidades da criação audiovisual na Europa.
De seguida, será necessário compreender como as novas dinâmicas de criação e consumo cultural alteram o paradigma do setor cultural na UE. Esta investigação implica pensar conceitos como o capitalismo digital ou capitalismo financeiro, e olhar para os fenómenos do streaming e da crescente importância da propriedade intelectual.
A dissertação adota as metodologias da análise bibliográfica, análise documental, e análise comparativa.
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Política cultural Diversidade cultural Capitalismo financeiro Protecionismo Audiovisual