Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADEPublication . Macedo, Ana Salomé Monteiro; Mourão, Alda Maria MartinsNesta dissertação procurámos refletir sobre a forma como a mulher era representada na publicidade entre os anos de 1969 e 1979. Para se atingir esse objetivo escolhemos como corpus anúncios do Diário de Lisboa. Analisámos a publicidade inserida no periódico selecionado, durante o espaço temporal definido, no sentido de identificar diferenças. Explorámos também (com o mesmo propósito) o seu suplemento semanal dirigido ao público feminino. As mudanças ocorridas, fruto de um tempo longo da história do país, mostraram ser lentas. As mulheres continuaram a ser subordinadas, especialmente pela publicidade que as usava como principal objeto, recorrendo à representação de estatuto social, à aparência e ao corpo. A análise revelou-nos o(s) papel(eis) atribuído(s) à mulher na sociedade portuguesa numa época marcada pela conjuntura política e social, definida pelo Estado Novo, antes da Revolução do 25 de Abril. O ideal feminino promovido pelo salazarismo esperava das mulheres o seu desempenho como boas donas de casa, boas esposas e submissas aos homens. Ainda que com atraso em relação a outros países da Europa, os anos 70 representaram um vento de esperança para as mudanças sociais em Portugal, nomeadamente na igualdade de género. A música, a moda e a publicidade, assim como os efeitos da Revolução, influenciaram a dinâmica da sociedade e o espaço das mulheres que se traduziram em algumas conquistas.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Mendes, Alexandra Gonçalves; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte denomina-se de dimensão reflexiva e nesta são apresentadas, de forma fundamentada, as aprendizagens e dificuldades ao longo de todo o percurso pedagógico enquanto mestranda. Esta parte está dividida em dois capítulos, correspondentes ao percurso em cada um dos ciclos, respetivamente, 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada um dos capítulos são caraterizados os contextos educativos e abordados, de forma reflexiva, alguns referentes que foram essenciais para o meu crescimento enquanto mestranda. A segunda parte denomina-se de dimensão investigativa. Esta diz respeito ao estudo realizado numa turma de 6.º ano de escolaridade no contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB. Este estudo, que assenta no paradigma qualitativo, foca-se na identificação e análise dos desafios sentidos por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante, com registo em diário de bordo, na análise documental das produções dos alunos e nos inquéritos por entrevista e questionário aos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos apresentam dificuldades na interpretação dos enunciados escritos, no trabalho em grupos e na apresentação oral e escrita dos seus trabalhos. Em relação à professora investigadora, esta revelou dificuldades na seleção da tarefa, na antecipação de todas as respostas e na seleção da ordem de apresentação dos trabalhos.
- CASA DA MÃE JOANA – Em busca de um lugar para criação, difusão, diálogo e experiências culturais que construam pontes onde existem murosPublication . Corrêa, Deisi Janaina; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de Melo; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço FradiqueA Casa da Mãe Joana é uma proposta de organização com foco em programação cultural e com o objetivo estratégico de se converter em espaço cultural de referência para a comunidade na região de Caldas da Rainha. É através da iniciativa de um olhar migrante e feminino, considerando que o termo é relativo não apenas ao sexo da autora da tese, mas também equivale a um registo de intervir culturalmente, num singelo, mas convicto, contributo para a re-significação dos estereótipos clássicos, se propõe ofertar localmente oportunidades de contato informal e profissionalmente mediado entre agentes artístico-culturais e seus públicos, bem como uma programação cujo desígnio é a busca por uma realidade mais orgânica de relação social a partir do campo da criação, conscientização e fruição culturais. O apelo do projeto ao envolvimento cidadão visa tornar progressivamente mais coesa a relação entre micro-comunidades (ESAD.CR e comunidades de imigrantes) e a comunidade mais genérica na região (moradores locais, em particular sem envolvimento com a escola e por isso consistir em público alvo particular). A criteriosa gestão do contato intercultural, atenta a diversos fenómenos e tendências culturais que vão pautando o momento atual, funciona neste quadro como potenciação da resiliência cidadã e contributo para a sustentabilidade social. O processo de elaboração deste projeto foi atravessado pela investigação dos meandros existentes nesse território, nomeadamente correspondentes a relação entre o público e artistas (criadores), sendo estes, tanto nacionais quanto estrangeiros e assim, defender a importância e a necessidade de um espaço destinado a conectar portugueses e imigrantes, alunos e não alunos, público e artistas através de uma linha de programação voltada à fruição, mediação, criação e debate em Arte e Cultura. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram coletadas informações e relatos de pessoas pertencentes a variados núcleos, coletivos culturais e artistas independentes vi residentes da cidade de Caldas da Rainha e de seu entorno. Toda a programação e inerente perspetiva curatorial da Casa da Mãe Joana se propõe a ser elaborada, considerando a diversidade local e partindo dela, e colocando em prática princípios inerentes a conceitos particularmente críticos para o sucesso da iniciativa: comunidade, debate e interseccionalidade. O projeto começa a se tornar realidade na fase embrionária, com micro eventos produzidos desde 2022, realizados eventualmente, em espaços públicos ou de parceiros. Num segundo momento procura estabelecer-se em uma sede fixa e assegurar um quadro de parcerias.