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Authors
Abstract(s)
Este relatório de estágio aborda a emergência, na Dinamarca, da primeira agência de música
do mundo exclusivamente dedicada à promoção de artistas queer, a Queer Music Agency,
procurando compreender as circunstâncias da sua fundação. Partindo de um enquadramento
teórico transdisciplinar, focado na interseção entre áreas como a sociologia, a musicologia, a
psicologia social, os estudos queer-feministas e a gestão cultural, explora-se a relação entre a
música e as identidades (não-normativas), assim como a afirmação e a gestão de carreiras na
indústria musical. Um capítulo deste estudo é dedicado à contextualização das cenas culturais
e musicais queer de Copenhaga e Lisboa, numa comparação inédita entre os dois contextos
que assinala semelhanças e diferenças entre ambos, enquanto provoca a reflexão sobre a
necessidade de uma agência queer, em sentido lato. Após a observação empírica e a recolha
de múltiplos testemunhos de váries intervenientes durante o estágio realizado, conclui-se que,
à semelhança de outras iniciativas queer, o trabalho da agência em foco assenta sobretudo em
lógicas DIY e DIO, sendo que o impacto nos percursos artísticos a seu cargo é, no geral,
positivo. Finalmente, demonstra-se o papel central des artistas neste processo, bem como o
potencial de replicação desta empresa ao nível internacional, incluindo a sua possível entrada
no contexto português.
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Keywords
Gestão Cultural Música Indústria Musical Queer Agência Artistas Dinamarca Portugal