ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas
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Recent Submissions
- Retratos Além do Tempo: Explorações na Sensação e IlusãoPublication . Anastácio, Rui Miguel Hipólito; Leitão, Catarina Pereira; Martins, Celso da CruzO retrato não é uma captação do real, pois existe toda uma dimensão temporal nele, com questões que atuam na ordem da sensação, sonho, ilusão, emoções, retratos de um tempo que ainda está para vir. Um tempo fora do nosso tempo, mas presente no mesmo, a captação de algo que transcende o real e que nos questiona. Sendo a pintura um veículo que transporta a sensação e a ilusão, ela torna-se relevante para a pesquisa deste processo. A pesquisa técnica, o modo como a imagem revela: as suas subtilezas e ocultações serão amplamente exploradas nesta pequena pesquisa. Com base nesta dissertação irei explicar mais ou menos o meu trabalho artístico, não sendo por vezes fácil escrever ao invés de pintar, mas sustentarei esta pequena pesquisa com referências bibliográficas, pensamentos e pesquisas sobre os temas abordados. O primeiro capítulo representa a relação da fotografia com a pintura e o seu respetivo bastidor. O segundo irá falar da pequena história do retrato ao longo do tempo, a sua relação com o olhar, os diferentes tipos de olhar e a relação pessoal com o retrato. O terceiro e último capítulo irá abordar as questões da pintura em si, a relação com a magia, com as ocultações e manipulações, o invisível e a sensação.
- Maria is DeadPublication . Santos, Inês Cristina de Oliveira; Leitão, Catarina Pereira; Martins, Celso da CruzEsta dissertação insere-se na componente escrita do mestrado em Artes Plásticas e parte da hipótese que a arte é uma ferramenta de preservação da memória, numa reflexão sobre a minha prática artística desenvolvida nos últimos 3 anos. Partindo de uma observação pessoal, íntima e sincera, exponho determinados acontecimentos da minha vida, em especial o luto e como este marcou a minha trajetória artística. Numa articulação com outros artistas plásticos e pensadores que se dedicaram a este mesmo tema, pretendo fazer desta dissertação a tentativa de fixar um gesto que está ancorado a uma experiência pessoal. Assim, inscrevo o meu trabalho no binómio Arte/Vida em três capítulos, que acompanham cada fase do luto, respetivamente: Primeiro capítulo- Fase inicial de choque ou negação; Segundo capítulo- Fase de confronto; Terceiro capítulo- Aceitação.
- CompenetrazionePublication . Valsecchi, Elena; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Anacleto, Ana Isabel Pinheiro PedroO objectivo deste texto é identificar um aspecto muito específico, e ao mesmo tempo transversal, no trabalho artístico desenvolvido ao longo destes dois anos do curso de Mestrado em Artes Plásticas. A partir de um corpo de trabalho que não estabelece limites disciplinares, e que se move nas fronteiras entre o desenho, a escultura, a instalação, a pintura e a performance, identifiquei e desenvolvi um conceito unificador: com o termo italiano Compenetrazione defino o movimento que caracteriza a minha prática artística, centrado na ambição de ultrapassar a perceção de divisão entre corpos ou elementos. Este movimento, activado e motivado pela peculiar intuição do mundo despertada pelo acto de caminhar, manifesta-se em todos os aspectos do meu fazer e pensar artísticos, tanto em termos formais como conceptuais. Determina, por um lado, uma definição da figura do artista como intermediário entre o perceber, o conhecer e o sentir, e, por outro, uma reconfiguração ou, eventualmente, uma evasão do conceito de identidade, levando-o necessariamente a uma dimensão mais alargada.
- A Imagem da Ruína - Representação da distância na relação com espaços em dissoluçãoPublication . Brum, Ema Rodrigues; Rama, Samuel José Travassos; Baptista, Luís Manuel Morgado SantiagoA Imagem da Ruína — Representação da distância na relação com espaços em dissolução é uma proposta de investigação que reúne e expõe as ideias que definem a minha prática artística. Algumas delas foram estabelecidas autonomamente 1 mas todas foram, de alguma forma, fundamentadas em reflexões dos autores e artistas que compõem uma constelação de referências e que ajudaram a decifrar, sustentar, considerar, reconsiderar o que me propus estudar, através de perspetivas interdisciplinares, nomeadamente, no campo da arte, da estética, da fenomenologia, da filosofia, da antropologia, da psicanálise e da química. A presente investigação é uma exposição das ideias relativas às imagens que tenho vindo a criar, nas quais intento representar a minha experiência do sentir a dinâmica das distâncias na relação com espaços em dissolução espoletada pela perceção de perda e ausência inerente a essa dinâmica e à própria experiência em si.
- O Pássaro Ciumento - Processos Cerâmicos e Alguns dos Seus UsosPublication . Nogueira, Álvaro Luís Palma; Poeiras, Fernando Manuel Penitência; Rama, Samuel José TravassosNesta dissertação são abordados os processos cerâmicos e alguns dos seus usos, refletindo sobre as principais técnicas e materiais e em paralelo falar-se-á sobre do uso que faço deles. Começa-se por explicar como surge o fascínio pelo barro, este material versátil, tanto nos seus usos, aplicações e como meio de expressão. Os diferentes estados que este material tem permite várias capacidades de expressão plástica. Ao longo do texto, caracterizam-se os diferentes materiais usados para fazer cerâmica, as diferentes formas de os moldar e as principais técnicas de tratamento de superfície das peças. No final existe uma visita guiada ao Museu Imaginário de Noitibó em que se apresentam as suas referências. Esta investigação é contada por Noitibó, o pássaro ciumento que ensina Luísa, uma humana, a fazer cerâmica. Muitas vezes, pela curiosidade da sua ouvinte Noitibó fala do uso que faz destas técnicas. Fala-nos do gosto que tem pelo processo, e como este também faz parte também do acto criativo, não estando separado da conceção. Tanto na cerâmica como no desenho, os gestos existentes no processo para si são importantes assim é importante deixa-los presentes no objeto.
- Ciclo Visceral, um processo em constante movimentoPublication . Cabañas, Sofia Pereira; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de; Câmara Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal daNão se trata apenas de uma dissertação, mas sim de um conto escrito com amor, honestidade e uma profunda melancolia, que em mim está entranhada. Este carrega memorias recentes e antigas que levam ao descobrimento consciente da relação que possuo com referências que me foram relevantes ao longo do meu processo individual e artístico. Contudo, não se trata de um diário, mas sim de um conto íntimo, grotesco, imaginário e introspetivo, onde ao longo deste partilho não só o modo de como penso e ajo perante o meu trabalho, que é de forma inconsciente e sobretudo impulsiva, como também a minha relação com a melancolia e vulnerabilidade que por vezes tanto evito em demonstrar. Exponho-me pela primeira vez de forma frágil e nua perante estas folhas. Assim como evidencio a superação dos meus próprios conflitos internos e da transformação espiritual que estes sentimentos tanto me fizeram crescer.
- Desenho como mecanismo apercetivo e de açãoPublication . Neves, Leonor Gabriel Manso Henriques da Rosa; Rama, Samuel José Travassos; Ferreira, Célia Cristina CorreiaDedicar a prática artística ao desenho é deliberar na superfície o espaço do abismo que, sendo háptico, me revela tanto acerca da minha presença particular como da minha condição humana. Desenho como Mecanismo Apercetivo e de Ação estabelece um percurso refletido pelos assuntos que fomentam a minha prática artística, que se desenvolve no território do desenho. Sugere-se um caminho que se inicia naquela que é a compreensão transversal e que acompanha todo o corpo de trabalho: a de que o desenho é, em si, pensamento, aperceção, acontecimento e ação. Dá-se a conhecer aquela que é a dimensão que suscita o trabalho, a experiência particular da paisagem que atribui ao corpo a inevitabilidade de existir somente, e permanentemente, em relação. Apresenta-se aquele que é o pensamento do fazer, que atribui ao desenho o desafio de conter o irrealizável, num jogo de correspondências que nos relembra incessantemente do nosso papel e escala no mundo. Conclui-se, por fim, que o lugar do desenho na minha prática é o do que pergunta e procura e que, nesse processo, ao suscitar e impelir, ao manifestar o seu próprio acontecimento, dirige a sua condição para o futuro.
- Os Acessos à Perceção. Sobre os modos da exploração da cor no trabalho artísticoPublication . Jesus, Fátima Andrea Dias; Esteves, Philip José RodriguesA linha condutora desta investigação consistiu na procura de um autoconhecimento relativamente à criação artística, particularmente no que diz respeito à presença de certos elementos que permitem compreender a natureza da nossa própria percepção, tão determinante para o acto criativo. Nesse sentido, a perceção e a amplitude e liberdade que atribuímos à mesma, está muito presente na linha de pensamento que caracteriza as próximas páginas. No decurso da escrita deste trabalho deparei-me com tópicos que vieram, ao mesmo tempo, questionar e facilitar a compreensão dos modos da percepção, e de como esta pode moldar o conhecimento que temos de um determinado objecto. Um dos factores determinantes da percepção é, nesse sentido, a questão da cor e de como esta pode condicionar essa mesma percepção, pois a cor pode modificar superfícies e colocar a mente a trabalhar em prol da descoberta prática e sensorial. Por outro lado, temos ainda, como o trabalho tenta explorar, o problema do jogo dimensional, ou seja, o confronto e/ou a continuidade entre a experiência do bidimensional e a experiência do tridimensional (de um corpo no espaço). Estes dois factores - o jogo dimensional e a cor - conduziram a minha investigação à abordagem da percepção infantil, pois é durante este período que a imaginação consegue criar mais amplamente liberta de factores influenciadores e decisivos. A maneira como vemos uma imagem, as relações entre o universo das referências externas e dos signos partilhados e aquela dimensão interpretativa mais pessoal e sujeita a enquadramentos identitários, abre uma panóplia de possibilidades percetivas e, por isso mesmo, de interpretações do que se vê, enriquecendo a experiência e o pensamento. Percebi então, como o meu labor artístico contém estas problemáticas e como a sua fusão cria uma metodologia, muito presente no meu tempo em atelier. Posto isto, é possível criar e absorver o criado transformando influências exteriores e pessoais em algo autêntico e irrepetível. O remisturar da memória e a abertura a novas possibilidades podem criar vários novos objetos com potencialidades lúdicas e de caráter experimental (revelando assim traços identitários e da experiência de quem cria e de quem observa). O importante é, creio, dar liberdade ao pensamento e à maneira como este processa as informações sensoriais. Esta investigação não deixou de ser um caminho que se mantém aberto. Por outras palavras, estou longe de compreender o “porquê” de certas decisões que ocorrem, repetidamente, no espaço criativo. Contudo, aos poucos vou obtendo respostas e vou percebendo que todo este processo é, em grande parte, um diálogo temporal entre diferentes estados existenciais daquilo a que chamo eu.
- Ser Pele - Representação das Metamorfoses da Pele enquanto CorpoPublication . Pimenta, Maria Inês Fernandes; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deEsta minha pesquisa projetual incide maioritariamente sobre a área do desenho, da pintura e da escultura, todas como forma de aprendizagem e representação da pele e da sua transformação, em simultâneo. No desenho e na pintura pelo meio de decomposição e representação daquilo que é observado, incidindo essa observação de forma mais recorrente na textura e na dobra. Na escultura, como forma de perceber a sua elasticidade, flexibilidade, temperatura e textura, tentando ainda chegar o mais próximo possível daquilo que é uma pele e das suas características. A questão do tato é aqui também muito importante, sendo que as peças criadas despertam no observador vontade de lhes tocar, e de sentir aquilo que está exposto, como se o pudessem fazer na sua própria pele. Ao desenvolver este projeto foram levantadas questões sobre como esta pele é tão semelhante entre todos, mas ao mesmo tempo tão diferente e tão única em cada um de nós. Sejamos nós humanos, animais ou plantas, todos temos pele, revestimento, que se altera e continua em constante metamorfose, desde que nascemos até que morremos, é um ciclo em constante transformação. A questão da unicidade da pele começou por ser o mote desta pesquisa que desencadeou na vontade de querer compreender o porquê de assim ser, esta consequência do tempo que não podemos controlar, mas que é tão nossa. Tenho como objetivos observar e compreender a unicidade da pele, como ela é vítima da passagem do tempo e vive em constante metamorfose. Criar peças que sejam fiéis às suas características e representem aquilo que é ser uma pele, reproduzindo e interpretando as suas texturas, dobras e marcas. Sendo então capaz de entender como se insere e o que implica a utilização da pele no contexto artístico, como é vista pelos outros, que questões levanta. Por fim perceber as suas diferenças e refletir sobre elas com o intuito de as poder exprimir de diferentes formas.
- Fragilidade e OrganismoPublication . Carvalheiro, Emanuel Bento; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de; Câmara Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal daNesta investigação tenho como objetivo enaltecer e explorar a gênese, concepção e desenvolvimento do meu corpo de trabalho ao longo dos meus anos de formação acadêmica. Ao longo destas páginas exponho diversas peças acompanhadas por temáticas e palavras chave que as acompanharam na sua conceptualização e desenvolvimento. Ao fazer o mesmo, estabeleço paralelos com a obra de outros artistas, escritores e cineastas, cujas influências predominam não só no meu trabalho, mas também na minha linguagem e apreciação artística. Ao refletir sobre a minha própria jornada artística, lembro-me dos inúmeros momentos de inspiração, frustração e revelação que moldaram a minha identidade criativa. Esta tese serve como um testemunho dessa jornada, oferecendo uma exploração abrangente da minha visão, processo e evolução artística. Na sua essência, a minha prática artística é um empreendimento profundamente pessoal, enraizado na intersecção de emoção e experiência. Desde os primeiros esboços até as obras do presente, a minha trajetória artística tem sido marcada por uma busca incessante de autenticidade e significado. Ao longo desta tese, faço uma viagem retrospectiva através da minha evolução artística, traçando os fios de influência e inspiração que se entrelaçam com a minha identidade. Através do meu portfólio, exponho os temas recorrentes, as escolhas estéticas e as estruturas conceituais que definem o meu corpo de trabalho. Além disso, esta tese irá ter foco nas inúmeras influências que moldaram as minhas sensibilidades artísticas, desde as obras-primas de Alberto Giacometti, até às experiências de vanguarda da arte contemporânea de Rui Chafes. Ao explorar a diversidade de influências que deixaram a sua marca no meu trabalho, espero obter uma compreensão mais profunda da linhagem artística na qual me inspiro. Em última análise, esta tese representa não apenas uma investigação académica sobre a minha própria prática artística, mas também uma exploração profundamente pessoal da minha própria identidade como artista.