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ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas

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  • Manual do Operador_Pintura Objeto
    Publication . Barros, Neobert Vitor Laureano de; Poeiras, Fernando Manuel Penitência; Rama, Samuel José Travassos
    O presente documento consiste na dissertação do aluno Neobert Vitor Laureano de Barros para efeito de Mestrado no curso de Artes Plásticas realizado na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. O título, Manual do Operador — Pintura Objeto, refere-se ao assunto deste texto, que por sua vez consiste na apresentação da minha prática artística, assim como na apresentação do meu trabalho realizado no dado contexto e, adicionalmente, estabelece um paralelo entre as minhas pinturas e o conceito de objeto.
  • Sombra: Natureza Fiel ao Desenho
    Publication . Rôlo, Maria Manuel Calvet Ricardo Relvas; Rama, Samuel José Travassos
    A sombra alberga em si uma série de concepções simbólicas, perceptivas e sensoriais. Ela é memória, presença e ausência, efémero e eterno, espaço e tempo, matéria intangível e tangível… Segundo o mito de Plínio, foi a sombra, como imagem natural, que impulsionou o primeiro desenho. O gesto inaugural do desenho nasceu para fixar a projeção, para a materializar, para tornar presente a ausência. Ainda, este acto transformou a própria sombra e tornou-a matéria de desenho, matéria tangível e matéria a ser moldada. O meu trabalho tem-se assumido como a exploração plástica das formas que a sombra toma, articulando-a depois com os entendimentos teóricos que a sua relação com o desenho despoleta. Nesta dissertação, é explorado como a sombra é o que a natureza tem de mais próximo ao desenho. Ainda, se pensa profundamente no meu processo de desenho e no papel que a planta tem na construção do mesmo.
  • Entre Memória e Criatividade: [Re]Construções do Real no Desenho
    Publication . Gil, Margarida Branco Rodrigues de Madaíl; Rama, Samuel José Travassos; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique
    Sendo o desenho a área de atuação da componente prática desta investigação, é nele que (re)construo, de forma mais ou menos direta, a memória dos lugares que habito e que habitam em mim. O que apresento tem que ver com a vontade de fazer valer o que para mim é real e significativo. Represento, com isso, uma urgência de criação, que me é limitada por uma vertente racional, distanciando-me da possibilidade de um imaginário criativo. Em consonância com a parte prática, entra a pesquisa acerca da necessidade de expressão, através do desenho, e o bloqueio criativo para o fazer, levando-me a representar o que me é próximo e seguro. A representação, maioritariamente a grafite e com recurso à memória, pretende, nos meus desenhos, assumir o papel da criatividade. Desta forma, o mote para a presente pesquisa, parte essencialmente da questão do desenho do real e da sua (re)construção, como fuga à inevitabilidade de uma produção criativa, no contexto da arte contemporânea.
  • Passado Futuro
    Publication . Robens, Fredrik Christophorus; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro
    Este trabalho explora a complexidade da identidade. É uma reflexão sobre o meu percurso pessoal e criativo, reconhecendo a dificuldade de unir as diversas facetas de conceito da identidade num único ponto. Mediante uma linguagem poética, este trabalho descreve a sensação de transformação e efemeridade, comparando o processo da criação da minha linguagem artística a um Sísifo preso num ciclo de sublimação. A descoberta de uma nova fase de fluidez permite-me conectar-me mais profundamente com o mundo, inspirando-me em pensadores como Achille Mbembe, Grada Kilomba, Giorgio Agamben e muitas e muitos mais. O trabalho destaca a importância dos espaços culturais (da casa) na formação da identidade e a busca por um entendimento mais amplo da condição humana, onde a experiência terrestre se entrelaça com a cósmica. Metáforas visuais, como, por exemplo, a do triângulo, representando a intersecção de diferentes influências culturais e artísticas, são os pilares do meu método de pesquisa relativa à história da arte. É a busca e, ao mesmo tempo, a análise de um Homecoming artístico, científico e por fim individual.
  • Retratos Além do Tempo: Explorações na Sensação e Ilusão
    Publication . Anastácio, Rui Miguel Hipólito; Leitão, Catarina Pereira; Martins, Celso da Cruz
    O retrato não é uma captação do real, pois existe toda uma dimensão temporal nele, com questões que atuam na ordem da sensação, sonho, ilusão, emoções, retratos de um tempo que ainda está para vir. Um tempo fora do nosso tempo, mas presente no mesmo, a captação de algo que transcende o real e que nos questiona. Sendo a pintura um veículo que transporta a sensação e a ilusão, ela torna-se relevante para a pesquisa deste processo. A pesquisa técnica, o modo como a imagem revela: as suas subtilezas e ocultações serão amplamente exploradas nesta pequena pesquisa. Com base nesta dissertação irei explicar mais ou menos o meu trabalho artístico, não sendo por vezes fácil escrever ao invés de pintar, mas sustentarei esta pequena pesquisa com referências bibliográficas, pensamentos e pesquisas sobre os temas abordados. O primeiro capítulo representa a relação da fotografia com a pintura e o seu respetivo bastidor. O segundo irá falar da pequena história do retrato ao longo do tempo, a sua relação com o olhar, os diferentes tipos de olhar e a relação pessoal com o retrato. O terceiro e último capítulo irá abordar as questões da pintura em si, a relação com a magia, com as ocultações e manipulações, o invisível e a sensação.
  • Maria is Dead
    Publication . Santos, Inês Cristina de Oliveira; Leitão, Catarina Pereira; Martins, Celso da Cruz
    Esta dissertação insere-se na componente escrita do mestrado em Artes Plásticas e parte da hipótese que a arte é uma ferramenta de preservação da memória, numa reflexão sobre a minha prática artística desenvolvida nos últimos 3 anos. Partindo de uma observação pessoal, íntima e sincera, exponho determinados acontecimentos da minha vida, em especial o luto e como este marcou a minha trajetória artística. Numa articulação com outros artistas plásticos e pensadores que se dedicaram a este mesmo tema, pretendo fazer desta dissertação a tentativa de fixar um gesto que está ancorado a uma experiência pessoal. Assim, inscrevo o meu trabalho no binómio Arte/Vida em três capítulos, que acompanham cada fase do luto, respetivamente: Primeiro capítulo- Fase inicial de choque ou negação; Segundo capítulo- Fase de confronto; Terceiro capítulo- Aceitação.
  • Compenetrazione
    Publication . Valsecchi, Elena; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Anacleto, Ana Isabel Pinheiro Pedro
    O objectivo deste texto é identificar um aspecto muito específico, e ao mesmo tempo transversal, no trabalho artístico desenvolvido ao longo destes dois anos do curso de Mestrado em Artes Plásticas. A partir de um corpo de trabalho que não estabelece limites disciplinares, e que se move nas fronteiras entre o desenho, a escultura, a instalação, a pintura e a performance, identifiquei e desenvolvi um conceito unificador: com o termo italiano Compenetrazione defino o movimento que caracteriza a minha prática artística, centrado na ambição de ultrapassar a perceção de divisão entre corpos ou elementos. Este movimento, activado e motivado pela peculiar intuição do mundo despertada pelo acto de caminhar, manifesta-se em todos os aspectos do meu fazer e pensar artísticos, tanto em termos formais como conceptuais. Determina, por um lado, uma definição da figura do artista como intermediário entre o perceber, o conhecer e o sentir, e, por outro, uma reconfiguração ou, eventualmente, uma evasão do conceito de identidade, levando-o necessariamente a uma dimensão mais alargada.
  • A Imagem da Ruína - Representação da distância na relação com espaços em dissolução
    Publication . Brum, Ema Rodrigues; Rama, Samuel José Travassos; Baptista, Luís Manuel Morgado Santiago
    A Imagem da Ruína — Representação da distância na relação com espaços em dissolução é uma proposta de investigação que reúne e expõe as ideias que definem a minha prática artística. Algumas delas foram estabelecidas autonomamente 1 mas todas foram, de alguma forma, fundamentadas em reflexões dos autores e artistas que compõem uma constelação de referências e que ajudaram a decifrar, sustentar, considerar, reconsiderar o que me propus estudar, através de perspetivas interdisciplinares, nomeadamente, no campo da arte, da estética, da fenomenologia, da filosofia, da antropologia, da psicanálise e da química. A presente investigação é uma exposição das ideias relativas às imagens que tenho vindo a criar, nas quais intento representar a minha experiência do sentir a dinâmica das distâncias na relação com espaços em dissolução espoletada pela perceção de perda e ausência inerente a essa dinâmica e à própria experiência em si.
  • O Pássaro Ciumento - Processos Cerâmicos e Alguns dos Seus Usos
    Publication . Nogueira, Álvaro Luís Palma; Poeiras, Fernando Manuel Penitência; Rama, Samuel José Travassos
    Nesta dissertação são abordados os processos cerâmicos e alguns dos seus usos, refletindo sobre as principais técnicas e materiais e em paralelo falar-se-á sobre do uso que faço deles. Começa-se por explicar como surge o fascínio pelo barro, este material versátil, tanto nos seus usos, aplicações e como meio de expressão. Os diferentes estados que este material tem permite várias capacidades de expressão plástica. Ao longo do texto, caracterizam-se os diferentes materiais usados para fazer cerâmica, as diferentes formas de os moldar e as principais técnicas de tratamento de superfície das peças. No final existe uma visita guiada ao Museu Imaginário de Noitibó em que se apresentam as suas referências. Esta investigação é contada por Noitibó, o pássaro ciumento que ensina Luísa, uma humana, a fazer cerâmica. Muitas vezes, pela curiosidade da sua ouvinte Noitibó fala do uso que faz destas técnicas. Fala-nos do gosto que tem pelo processo, e como este também faz parte também do acto criativo, não estando separado da conceção. Tanto na cerâmica como no desenho, os gestos existentes no processo para si são importantes assim é importante deixa-los presentes no objeto.
  • Ciclo Visceral, um processo em constante movimento
    Publication . Cabañas, Sofia Pereira; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de; Câmara Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal da
    Não se trata apenas de uma dissertação, mas sim de um conto escrito com amor, honestidade e uma profunda melancolia, que em mim está entranhada. Este carrega memorias recentes e antigas que levam ao descobrimento consciente da relação que possuo com referências que me foram relevantes ao longo do meu processo individual e artístico. Contudo, não se trata de um diário, mas sim de um conto íntimo, grotesco, imaginário e introspetivo, onde ao longo deste partilho não só o modo de como penso e ajo perante o meu trabalho, que é de forma inconsciente e sobretudo impulsiva, como também a minha relação com a melancolia e vulnerabilidade que por vezes tanto evito em demonstrar. Exponho-me pela primeira vez de forma frágil e nua perante estas folhas. Assim como evidencio a superação dos meus próprios conflitos internos e da transformação espiritual que estes sentimentos tanto me fizeram crescer.