ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 91
Results Per Page
Sort Options
- De uma a outra coisa: escultura como materialização de energiaPublication . Ruivo, Pedro Manuel de Almeida Rocha; Tomás, António Rebelo Delgado; Quintas, Paulo Jorge LeandroNeste projecto de Mestrado em Artes Plásticas desenvolvi esculturas e desenhos que procuram materializar o registo de fenómenos, acções e sensações que influenciam a percepção da matéria. Apostei num processo criativo que explora a relação sensitiva entre o observador e a energia implícita de um objecto. Relação essa, que se potencializa quando se permite uma desconstrução “material” dos objectos, aproveitando a natural capacidade que todo o tipo de material tem em activar, no observador, os mecanismos do “equipamento sensorial”2.
- Álbum de família ilustrado: Comentário crítico às relações intra-familiaresPublication . Magalhães, Vânia Patrícia Fortunato; Quintas, Paulo Jorge Leandro; Gaudêncio, Susana CristinaEste projecto de investigação de natureza teórico-prática centra-se na ideia de família examinada como um reflexo da sociedade e do meio cultural em que me insiro. Pretende-se desenvolver um pensamento e comentário críticos relativos às relações intra-familiares tipificadas, subvertendo o conceito ocidental e tradicional de família. Utilizam-se como referentes materiais autobiográficos, presentes num álbum fotográfico de família, bem como imagens disseminadas pela máquina de propaganda ideológica do Estado Novo; o imaginário infantil dos contos populares Europeus; arte publicitária norte-americana e a indústria de Walt Disney. Esta cultura gráfica, fundadora e disseminadora de tipologias idealizadas de família e formatos sociais, foi utilizada como ferramenta moralizante, a fim de instalar inúmeros valores e costumes ideologicamente pré-definidos. O projecto artístico aqui apresentado, através de uma série de trabalhos pictóricos, procura desconstruir certos estereótipos, apresentando a família como um produto ao qual também pertencem segredos, ambiguidades, desequilíbrios sociais e emocionais, que de resto, são transversais à natureza humana.
- Re-desenhando mitosPublication . Rodrigues, Nuno Miguel Esteves; Tomás, António Rebelo DelgadoO presente texto fala-nos de mitos e da descrição do processo do meu trabalho que a eles se refere. Neste trabalho está patente a definição de mito e também a ideia de como ele é constante na história da humanidade, referindo explicitamente alguns deles. A forma como alguns artistas o representaram e influenciam o meu trabalho prático está inserida neste texto. Este trabalho indaga ainda a ideia da resolução do mistério do Ser Humano, segundo o meu ponto de vista, através do conhecimento dos mitos e das viagens que a eles estão associadas, quer se trate do mar fechado Greco- Latino, do mar oceano dos navegadores dos séculos XV e XVI ou do grande mar cósmico para o qual o homem tenderá.
- O objecto em fugaPublication . Silva, Júlio Manuel Ferreira da; Soares, Marta Isabel GonçalvesA práxis de atelier é analisada neste trabalho escrito com o intuito de visionar causas para a ambiguidade da obra de arte. Paralelamente, reflecte-se sobre a capacidade intrínseca do objecto artístico, como móbil para jogos de significação fugidios e polissémicos. É estudada a própria subjectividade do acto de ver, com a respectiva recriação da obra pelo espectador. O título da tese Objecto em Fuga é uma alusão a esse poder evasivo do objecto perante o jogo da interpretação.
- Pintura fotográfica: efemeridade, metamorfose e acção num percurso plásticoPublication . Pereira, Catarina Vieira; Tomás, António Rebelo DelgadoNa minha pesquisa artística desenvolvo uma pintura, cujo processo possui duas etapas: “Pintura Fotográfica” e “Pintura”. Designo de “Pintura Fotográfica” o processo de formação dos vários instantes da futura pintura. Quando este processo termina, obtenho a “Pintura” em si. A pintura gera-se no meio aquoso, e o seu resultado é produto da efemeridade de um processo de metamorfose. Este processo é feito num tanque de vidro com líquido resultante da fusão de materiais de pintura, tais como: acrílicos, aguarelas, ecolines, guaches; e materiais não associados à pintura, como por exemplo: molhos culinários, detergentes e bebidas. Para registar a acção que se desenvolve no meio aquoso de forma espontânea e natural, recorro à fotografia. Esta fixa os instantes que ocorrem no processo químico e que gera a metamorfose dos elementos. A este processo quero chamá-lo, no âmbito do meu trabalho, de “Pintura Fotográfica”. Ele deriva de duas acções – a fusão dos pigmentos com o meio aquoso (que é um processo natural de causa - efeito), e o processo fotográfico (que é acção mecânica e artificial) que regista a sequência dos instantes efémeros que está no gene da futura pintura. Estas duas acções são parte do meu processo pictórico artístico. A fusão dos pigmentos irá sedimentar-se no fundo do tanque. E será esta sedimentação que originará um pouco ao acaso a minha pintura. Ela surge do seguinte modo: antes de introduzir qualquer pigmento no recipiente, coloco no seu fundo uma lona para os pigmentos sedimentarem. As cores geradas na superfície dessa lona será a minha pintura. Fui desenvolvendo novos tanques para as pinturas, a que chamo de “Dispositivos de Pintura”. E desta forma surgiram objectos escultóricos do meu trabalho.
- Metáforas, materiais e processosPublication . Santos, Marisa Moreira Piló dos; Tomás, António Rebelo Delgado; Quintas, Paulo Jorge LeandroO conceito da Assemblage, objetos surrealistas, Objetos trouvés e ready-mades são investigados para demonstrar que existem diferentes caminhos na escultura e que conseguem aliviar a dificuldade dos processos construtivos presentes na execução de esculturas. A concretização plástica do projeto pessoal passou a ser a procura de uma forma de construir objetos tridimensionais através da técnica da Assemblage, que com a apropriação e junção de objetos comuns do dia-a-dia, consegue criar objectos híbridos, capazes de criarem metáforas.
- Azulejo biselado, fundador de pinturaPublication . Oliveira, Diogo Cláudio Caetano de; Soares, Marta Isabel GonçalvesA recensão escrita que se segue é descritiva do projeto Azulejo Biselado. Neste projeto, a pintura apresenta-se como uma série de trabalhos que denotam ausência de variações na composição, monotonia narrativa, inexistência de centro e um caracter industrial. Apesar de parecerem paredes, estas pinturas são metáforas das mesmas e deste modo destacam-se, por si mesmas, do espaço real e concreto que as envolve.
- A State of Mediocrity in ArtPublication . Takehara, Shinji; Soares, Marta Isabel GonçalvesRecently, art works that make trajectories in a situation fragmented by postmodernism as a reaction to modernism, have risen. They show trajectory of travels over different time and different space. Allochronic or multiplicity makes it possible. I will focus on how we are able to be multiple. I assume we are able to take a cue of a methodology from a mechanism of a ‘’teratogenesis’’ of japan. It is a passive function, and makes it possible for us to be multiple by staying on an intermediate place between connection and disconnection. In this thesis I propose myself to analyze the notion of ‘’Bad Place’’ created by the Japanese art critic Noi Sawaragi (b.1962), works of Takashi Murakami (b.1962), the concept of ‘’Altermodern’’ suggested by Nicolas Bourriaud (b.1965), thoughts of Existence in Buddhism, affinity, and difference between ‘’snobbism’’ and one of Japanese aesthetic iki, works of Koki Tanaka (b.1975), the metaplasticity of the brain and my own projects.
- Simulacro de realidades utópicasPublication . Martins, Diogo Micael Almeida; Tomás, António Rebelo DelgadoEsta dissertação de mestrado, apresenta várias premissas, tais como a do duplo, do eu, de simulacro de realidades, do palco, da profundidade. Nele está presente uma ausência constante de marcas deixadas pelo passado, ou de elementos que outrora ocuparam o espaço que se deixa mostrar. Aqui é apresentado narrativas construídas onde o autor consta sempre, mas sempre tendo em conta a subjetividade do ato de ver dado pelo espectador. Este conjunto de fatores poderão ser vistos em vários médiuns presentes nas artes plásticas, tais como a fotografia, a escultura e a pintura.
- "Dimensões Variáveis" - A Repetição como Processo no Contexto de um Percurso PessoalPublication . Terêncio, Ana Margarida Rodrigues; Esteves, Philip José RodriguesNesta componente escrita analiso o trabalho que realizei no atelier, tendo-se centrado na relação entre forma orgânica, cor e repetição. Este tema constitui-se assim como uma premissa de investigação na qual a dimensão processual adquire uma complexidade maior. Num processo que se propõe transversal quanto aos meios técnicos e expressivos, o trabalho realizado incide sobre a construção de objetos tridimensionais - em articulação estreita com o registo bidimensional - constituídos por um emaranhar de camadas, onde a cor assume um lugar de particular relevância.