Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Imagem da Ruína - Representação da distância na relação com espaços em dissolução

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EMA BRUM - A IMAGEM DA RUÍNA.pdf63.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Imagem da Ruína — Representação da distância na relação com espaços em dissolução é uma proposta de investigação que reúne e expõe as ideias que definem a minha prática artística. Algumas delas foram estabelecidas autonomamente 1 mas todas foram, de alguma forma, fundamentadas em reflexões dos autores e artistas que compõem uma constelação de referências e que ajudaram a decifrar, sustentar, considerar, reconsiderar o que me propus estudar, através de perspetivas interdisciplinares, nomeadamente, no campo da arte, da estética, da fenomenologia, da filosofia, da antropologia, da psicanálise e da química. A presente investigação é uma exposição das ideias relativas às imagens que tenho vindo a criar, nas quais intento representar a minha experiência do sentir a dinâmica das distâncias na relação com espaços em dissolução espoletada pela perceção de perda e ausência inerente a essa dinâmica e à própria experiência em si.
Através da alquimia visual, viajo na flutuação do fluxo temporal do espaço, envolta no abraço da nostalgia e coberta por um véu, opaco na sua translucidez, por trás do qual imagens emergem como uma cintilação percetual.
1 O texto de cor azul e em itálico define os pensamentos expressos através de uma escrita mais criativa. Define, também, as conceções autónomas que se foram revelando na experiência pessoal, umas mais claras do que outras. Toda a informação recolhida nas referências foi indispensável na aprimoração dessas mesmas ideias.

Description

Keywords

Imagem Ruína Espaço Dissolução Mental Distância Perda Ausência Fluxo Temporal Experiência Sentir Perceção

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License