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Abstract(s)
Nesta dissertação são abordados os processos cerâmicos e alguns dos seus usos, refletindo sobre as principais técnicas e materiais e em paralelo falar-se-á sobre do uso que faço deles.
Começa-se por explicar como surge o fascínio pelo barro, este material versátil, tanto nos seus usos, aplicações e como meio de expressão. Os diferentes estados que este material tem permite várias capacidades de expressão plástica. Ao longo do texto, caracterizam-se os diferentes materiais usados para fazer cerâmica, as diferentes formas de os moldar e as principais técnicas de tratamento de superfície das peças. No final existe uma visita guiada ao Museu Imaginário de Noitibó em que se apresentam as suas referências.
Esta investigação é contada por Noitibó, o pássaro ciumento que ensina Luísa, uma humana, a fazer cerâmica. Muitas vezes, pela curiosidade da sua ouvinte Noitibó fala do uso que faz destas técnicas. Fala-nos do gosto que tem pelo processo, e como este também faz parte também do acto criativo, não estando separado da conceção. Tanto na cerâmica como no desenho, os gestos existentes no processo para si são importantes assim é importante deixa-los presentes no objeto.
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Processo Gestos Barro Desenho Cerâmica