Repository logo
 

Coleções gerais - Teses de Doutoramento de docentes

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 6 of 6
  • Estudo e análise das competências específicas de Linguagem e Comunicação dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível B3, no CENCAL, no concelho de Caldas da Rainha (Portugal)
    Publication . Raimundo, Ana Cristina Freitas de Jesus; Hinojo Lucena, Francisco Javier
    O trabalho apresentado pretende evidenciar o impacto que os cursos EFA de nível básico tiveram nas mudanças ocorridas na vida pessoal, social e, principalmente, profissional dos adultos. A educação de adultos deve dotar os cidadãos de competências necessárias para dar resposta às exigências actuais, isto é, deve dotá-los de competências que lhes permitam adaptar à sociedade e às necessidades de cada momento, promovendo a autonomia, a adaptabilidade, a flexibilidade, a criatividade e a participação crítica na vida social e profissional. Uma vez que a educação de adultos se centra em competências, este é um dos conceitos nucleares que se pretende analisar em vários contextos, nomeadamente no contexto de educação de adultos e no contexto do mercado de trabalho, ao longo deste estudo. Os cursos EFA, que surgiram em Portugal em 2000, enquadram-se nas grandes linhas orientadoras da aprendizagem ao longo da vida seguidas na Europa e têm como principais objectivos aumentar a competitividade, promover a empregabilidade, reforçar a coesão social e elevar os níveis de educação e qualificação da população. Com este estudo, pretende-se aferir se as competências adquiridas pelos adultos em cursos EFA de nível básico, nomeadamente as competências de Linguagem e Comunicação, contribuem para introduzir mudanças significativas nos seus projectos de vida, quer a nível pessoal quer a nível profissional e se os adultos que frequentam estes cursos adquirem competências que lhes permitam enfrentar os desafios da nova sociedade e do mercado de trabalho, tal como preconizado pelas políticas europeias relativamente à educação de adultos.
  • Política de austeridad y contrato psicológico en la Administración Pública
    Publication . Paraíso, Isabel
    Num tempo epilético em constante metamorfose, onde a incerteza é o único fator que temos por certo, urge compreender os mecanismos de funcionamento da Administração Pública onde uma Economia confronta um Estado (de Direito), sem instrumentos políticos, sociais ou económico-financeiros que reflitam a angústia de quem perde bens adquiridos, avaliem o ruído introduzido nas redes formais e informais de relacionamentos e contabilizem o esforço de quem quer acreditar que ainda há esperança para… O contrato formal de trabalho não é um instrumento próximo da relação laboral. Em bom rigor, certo é que aquele não é invocado na relação diária entre o colaborador e os demais atores organizacionais, mas apenas em situações suscetíveis de rutura. A relação quotidiana é orientada pelo contrato psicossociológico. A relação quotidiana é orientada pelo contrato psicológico, definido como um conjunto de expetativas recíprocas relativas às obrigações mútuas entre cada indivíduo e a organização, assente, essencialmente, sobre três elementos: promessa, retribuição e aceitação voluntária. A mudança de paradigma emergente sugere-nos que, em teoria, os contratos psicológicos possam estar em sucessiva rutura não havendo, porém, registo de fenómenos de abandono organizacional massivo pelos colaboradores. Atento este contexto, definimos como objetivo geral desta investigação o estudo das atitudes e comportamentos dos colaboradores da Administração Pública Portuguesa perante as medidas de austeridade introduzidas na gestão de recursos humanos, resultantes da (re)avaliação que cada indivíduo faz do seu contrato psicológico. Sob o paradigma interpretativo assumimos o compromisso a investigação empírica em pleno território da semântica pela via da competência linguística dos sujeitos que, naturalmente, traduz a mobilização semiológica e semiogónica de significantes e significados, remete substantivamente para a capacidade de mobilização dos mesmos em presença de conhecimentos, afetos e emoções. A atmosfera envolvente de um significante não é a mesma para cada respondente, em presença do objeto denotativo. E esta é a razão que aumenta o risco de quem investiga, na razão direta do próprio desafio de uma metodologia de análise qualitativa. A complexidade das situações será cada vez maior e obrigará a atitudes mais proactivas, por parte dos responsáveis organizacionais, que não se compadeçam apenas com o mero cumprimento de regras economicistas. Sem qualquer prejuízo de contributos e articulações com o exterior, é no interior de cada organização que terá de emergir a capacidade para assumir uma postura de responsabilização social estratégica na intermediação entre necessidades pessoais, objetivos institucionais e recursos disponíveis.
  • Cursos de Especialización Tecnológica en Portugal : un nuevo modelo de formación post-secundaria no superior para la cualificación de la población portuguesa
    Publication . Mangas, Nuno André Oliveira
    Neste trabalho de investigação estudou-se a evolução e o desenvolvimento dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e o seu contributo actual e futuro para a qualificação da população portuguesa. Estes cursos são uma oferta formativa pós-secundária não superior, de natureza técnica e profissionalizante, que nos últimos anos conheceu um desenvolvimento acentuado, sobretudo nas instituições de ensino superior. Em consonância com os objectivos da investigação, analisa-se a evolução dos conceitos de educação e formação para a aprendizagem ao longo da vida, e as políticas e as acções relacionadas com a educação e formação profissional na União Europeia e em Portugal. Em termos específicos, estuda-se a génese e a evolução dos CET, o seu enquadramento legislativo e a sua oferta e frequência em Portugal. Por último, procura-se conhecer o contributo destes cursos para a actualização e aquisição de novos conhecimentos e competências, para a empregabilidade e para a aprendizagem ao longo da vida. No desenvolvimento da investigação utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos. Realizaram-se dois estudos de caso. Na recolha de dados utilizou-se um questionário de elaboração própria, entrevistas e análise documental. Com base nos resultados obtidos conclui-se que os CET são um meio efectivo para a aquisição e actualização de novos conhecimentos e competências; facultam o regresso ao sistema de ensino e formação das pessoas com níveis de formação intermédios e experiência profissional; constituem uma via alternativa de prosseguimento de estudos e de entrada no mercado de trabalho para os mais jovens. Adicionalmente, constituem um contributo para a qualificação da população portuguesa (jovens e adultos) e para o fomento e incremento da aprendizagem ao longo da vida. Finalmente, identificam-se os aspectos mais positivos e as áreas a melhorar nesta oferta formativa, apresentam-se propostas visando a sua consolidação em Portugal e linhas de investigação futuras.
  • O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público português
    Publication . Jerónimo, Miguel
    Miguel Jerónimo, Administrador dos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), é o autor da Tese de Doutoramento “O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público português”, cuja defesa teve lugar no passado dia 14 de Janeiro na Universidad de Extremadura, Espanha, tendo merecido a classificação máxima – “sobressaliente cum laude por unanimidad”. O tema tratado é inédito e está na ordem do dia, particularmente no actual contexto de crise. Trata-se da primeira Tese de Doutoramento portuguesa a abordar especificamente o campo da Acção Social no Ensino Superior. Também o autor, mediante o grau obtido, se tornou no 1.º Administrador dos SAS de politécnicos portugueses e o 1º Não-docente do IPL com tal grau. A importância da Acção Social no Ensino Superior é, para o autor, fundamental, na medida em que, como afirma, “todos nós conheceremos nossos concidadãos que neste momento desempenham tarefas de relevo, na sociedade actual, que nunca teriam acedido, frequentado e terminado com sucesso o Ensino Superior, não fora o apoio concedido, quer através de Bolsas de Estudos, quer através dos apoios indirectos – de que destacaríamos o alojamento, a alimentação, a prática desportiva, o apoio na saúde e as actividades culturais”. Assim, Miguel Jerónimo questionou-se na sua Tese de Doutoramento sobre se “não teria sido uma enorme perda para a sociedade se todos esses estudantes carenciados tivessem sido impedidos de atingir o patamar mais elevado do sistema educativo”, A tese analisa de forma ampla o Sistema da Acção Social no Ensino Superior, procurando descobrir “se o sistema está apto a responder às solicitações para que foi criado e se o papel que desempenha está em conformidade com as expectativas que o poder político e a sociedade dele esperam”. Ao longo do trabalho, dá-se voz a mais de mil estudantes bolseiros e a pais de estudantes bolseiros, bem assim como aos Administradores dos Institutos Politécnicos Púbicos portugueses. A partir da análise dos dados recolhidos e do estabelecimento sucessivo de sínteses de conteúdo, apresentam-se conclusões e também implicações, mediante as quais se estabelecem propostas que, no entender do autor, podem contribuir para melhorar o Sistema da Acção Social no Ensino Superior.
  • A satisfação na actividade docente
    Publication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista
    Com esta investigação procuramos dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.
  • Líderes e lideranças em escolas portuguesas : trajectos individuais e impactos organizacionais
    Publication . Silva, José Manuel
    Com esta investigação visa-se aprofundar o conhecimento sobre presidentes de conselhos executivos de escolas secundárias públicas estatais portuguesas, reconstituindo os seus trajectos pessoais e profissionais, caracterizando a forma como desempenham os seus cargos, identificando as suas características de liderança, avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes e a influência que esta multiplicidades de factores exercem nos resultados globais dos alunos.