Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho de investigação estudou-se a evolução e o desenvolvimento dos
Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e o seu contributo actual e futuro para a
qualificação da população portuguesa. Estes cursos são uma oferta formativa pós-secundária
não superior, de natureza técnica e profissionalizante, que nos últimos
anos conheceu um desenvolvimento acentuado, sobretudo nas instituições de ensino
superior.
Em consonância com os objectivos da investigação, analisa-se a evolução dos
conceitos de educação e formação para a aprendizagem ao longo da vida, e as
políticas e as acções relacionadas com a educação e formação profissional na União
Europeia e em Portugal. Em termos específicos, estuda-se a génese e a evolução dos
CET, o seu enquadramento legislativo e a sua oferta e frequência em Portugal. Por
último, procura-se conhecer o contributo destes cursos para a actualização e aquisição
de novos conhecimentos e competências, para a empregabilidade e para a
aprendizagem ao longo da vida.
No desenvolvimento da investigação utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos.
Realizaram-se dois estudos de caso. Na recolha de dados utilizou-se um questionário
de elaboração própria, entrevistas e análise documental.
Com base nos resultados obtidos conclui-se que os CET são um meio efectivo para a
aquisição e actualização de novos conhecimentos e competências; facultam o
regresso ao sistema de ensino e formação das pessoas com níveis de formação
intermédios e experiência profissional; constituem uma via alternativa de
prosseguimento de estudos e de entrada no mercado de trabalho para os mais jovens.
Adicionalmente, constituem um contributo para a qualificação da população
portuguesa (jovens e adultos) e para o fomento e incremento da aprendizagem ao
longo da vida.
Finalmente, identificam-se os aspectos mais positivos e as áreas a melhorar nesta
oferta formativa, apresentam-se propostas visando a sua consolidação em Portugal e
linhas de investigação futuras.
Description
Tese de Doutoramento apresentada à Facultad de Educación da Universidad de Extremadura.
Keywords
Níveis de educação Educação pós-secundária não superior Aprendizagem ao longo da vida Educação de adultos Formação profissional Qualificação Sistema de Qualificações Quadro de qualificações Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida