Browsing by Issue Date, starting with "2012-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Gastronomy as tourist attraction of a destinationPublication . Oliveira, SimãoIn the last decades, people's interest about gastronomy has been increasing, being a reflection of this interest, trips motivated by gastronomy. There is, today, no doubt that the gastronomy can be a tourist attraction, however there is still much work to be developed because several regions do not potentiate their gastronomic resources in the best way. The rural space can benefit greatly from the cross between gastronomy and tourism, because these spaces normally retain flavors, ethnographic and authenticity traces that tourists travelling for gastronomy seek. In my presentation, based in 3 case studies in Portugal, i´ll talk about the potential from the gastronomy as a tourist attraction and a way to achieve regional development.
- Política de austeridad y contrato psicológico en la Administración PúblicaPublication . Paraíso, IsabelNum tempo epilético em constante metamorfose, onde a incerteza é o único fator que temos por certo, urge compreender os mecanismos de funcionamento da Administração Pública onde uma Economia confronta um Estado (de Direito), sem instrumentos políticos, sociais ou económico-financeiros que reflitam a angústia de quem perde bens adquiridos, avaliem o ruído introduzido nas redes formais e informais de relacionamentos e contabilizem o esforço de quem quer acreditar que ainda há esperança para… O contrato formal de trabalho não é um instrumento próximo da relação laboral. Em bom rigor, certo é que aquele não é invocado na relação diária entre o colaborador e os demais atores organizacionais, mas apenas em situações suscetíveis de rutura. A relação quotidiana é orientada pelo contrato psicossociológico. A relação quotidiana é orientada pelo contrato psicológico, definido como um conjunto de expetativas recíprocas relativas às obrigações mútuas entre cada indivíduo e a organização, assente, essencialmente, sobre três elementos: promessa, retribuição e aceitação voluntária. A mudança de paradigma emergente sugere-nos que, em teoria, os contratos psicológicos possam estar em sucessiva rutura não havendo, porém, registo de fenómenos de abandono organizacional massivo pelos colaboradores. Atento este contexto, definimos como objetivo geral desta investigação o estudo das atitudes e comportamentos dos colaboradores da Administração Pública Portuguesa perante as medidas de austeridade introduzidas na gestão de recursos humanos, resultantes da (re)avaliação que cada indivíduo faz do seu contrato psicológico. Sob o paradigma interpretativo assumimos o compromisso a investigação empírica em pleno território da semântica pela via da competência linguística dos sujeitos que, naturalmente, traduz a mobilização semiológica e semiogónica de significantes e significados, remete substantivamente para a capacidade de mobilização dos mesmos em presença de conhecimentos, afetos e emoções. A atmosfera envolvente de um significante não é a mesma para cada respondente, em presença do objeto denotativo. E esta é a razão que aumenta o risco de quem investiga, na razão direta do próprio desafio de uma metodologia de análise qualitativa. A complexidade das situações será cada vez maior e obrigará a atitudes mais proactivas, por parte dos responsáveis organizacionais, que não se compadeçam apenas com o mero cumprimento de regras economicistas. Sem qualquer prejuízo de contributos e articulações com o exterior, é no interior de cada organização que terá de emergir a capacidade para assumir uma postura de responsabilização social estratégica na intermediação entre necessidades pessoais, objetivos institucionais e recursos disponíveis.
- Industrial Network Membership: reducing psychic distance hazards in internationalization of firmsPublication . Santos, João Carvalho; Ferreira, Manuel Portugal; Reis, NunoThe network approach to internationalization of firms has been the research focus of many international business scholars. Firms are increasingly involved in international business ventures and arguably need to learn to adapt to the idiosyncratic milieus of foreign markets. This paper proposes a conceptual model suggesting that integration in industrial networks strengthens corporate competitiveness in international markets. Network membership provides access to knowledge and a wider array of physical, technical, reputational and financial resources that facilitate adaptation to the various dimensions – economic, political, legal, cultural – of international business environments. Membership in social and business networks is likely to ease internationalization by reducing the psychic distance perceived by firms.
- A promoção da esperança em fim de vida: avaliação da efetividade de um programa de intervenção em pessoas com doença crónica avançada e progressivaPublication . Querido, AnaA Esperança é essencial na experiência de viver com a doença crónica avançada e progressiva. Manter a esperança em situações de sofrimento físico, psicológico, espiritual e social requer uma gestão das condições facilitadoras e inibidoras da esperança, num equilíbrio que pode ser muito difícil conseguir sem a ajuda de profissionais competentes. A promoção da esperança enquanto foco da área de atenção de Enfermagem é imperativa na prática dos enfermeiros que cuidam de doentes em situação de fim de vida, capaz de produzir resultados no aumento do conforto e da qualidade de vida. No entanto as intervenções dirigidas à promoção da esperança são frequentemente inespecíficas na sua natureza, pouco adaptadas às reais necessidades dos doentes e de efeito difícil de avaliar. Com o objetivo de desenvolver e testar um programa de promoção de esperança para as pessoas com doença crónica avançada e progressiva, realizou-se este trabalho composto por quatro estudos: - O primeiro permitiu adaptar à realidade portuguesa e validar os instrumentos de medida de esperança (HHI) conforto (HCQ) e qualidade de vida (MQOL) numa amostra de 205 doentes em fase paliativa em diferentes contextos. Os resultados permitiram obter instrumentos válidos, com boas capacidades psicométricas, capazes de medir a eficácia de intervenções nestas variáveis; - O segundo visou o estudo das características da esperança, conforto e qualidade de vida (QV) na mesma amostra, para identificar a relação entre estas variáveis e os fatores mediadores. Os resultados permitiram identificar as necessidades de esperança dos doentes e as condições sociodemográficas e clínicas influentes na sua esperança, que foram tidos em consideração na criação do programa de intervenção. O objetivo do terceiro estudo foi construir um programa de intervenção de Enfermagem para promover a esperança a partir da revisão da literatura e dos resultados do estudo anterior. O Programa de Promoção de Esperança (PPE) cumpre as premissas das intervenções de enfermagem efetivas. No quarto estudo testou-se a efetividade do PPE nas variáveis esperança, conforto e QV, num desenho experimental longitudinal do tipo préteste – pós teste ao longo de um mês. A amostra de 26 doentes em fase paliativa foi randomizada em dois grupos equivalentes e a aplicação do programa foi realizada no domicílio a um dos grupos. Os resultados são favoráveis à efetividade do PPE na promoção da esperança, com efeitos positivos no conforto e na QV. Os resultados contribuem para uma prática mais efetiva, um ensino mais dirigido às intervenções autónomas e para uma investigação mais produtiva.
- Estudo de alguns indicadores de comunicação da responsabilidade social nos websites dos pincipais grupos hoteleiros a operar em PortugalPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Rafael, Célia Maria da Conceição SalmimA sustentabilidade empresarial tem vindo a ser uma preocupação cada vez maior no seio organizacional. Para tal, contribui uma preocupação generalizada pela compatibilidade de aspetos económicos, sociais e ambientais decorrentes de alterações constantes e progressivas que se têm vindo a verificar na sociedade atual. A atuação empresarial procura desenvolver estratégias que minimizem esses problemas mas que simultaneamente potenciem vantagens sustentáveis numa perspetiva de médio e longo prazo. O relacionamento com os seus stakeholders assume relevância dado que potencia uma transparência corporativa gerando confiança e sinergias. A transmissão informativa da sua identidade corporativa através de diversos meios informáticos, tal como a WEB revela-se assim fundamental nos tempos atuais. O presente estudo tem por objetivo observar e analisar como, os principais grupos hoteleiros nacionais e internacionais a operar em Portugal, divulgam e comunicam as suas ações e projetos de responsabilidade social na Internet através dos seus web sites corporativos. Para tal, foram definidos indicadores de divulgação on-line de Responsabilidade Social baseados em revisão de literatura, que permitiram observar que a grande maioria dos grupos hoteleiros analisados divulgam de forma deficiente ou revelam um reduzido desempenho na Comunicação da Responsabilidade Social nos seus websites.
- La formación socialmente responsable y su impacto en el desempeño empresarial. Un análisis del sector turístico PortuguésPublication . Ferraz, Francisco António Vaz Guedes DelgadoLas empresas han ido progresivamente adoptando una nueva postura estratégica atendiendo a las diversas modificaciones económicas, sociales y ambientales observadas en el entorno. A ello han contribuido nuevas preocupaciones así como una nueva conciencia de que el progreso económico, social, cultural, político y medioambiental de la comunidad humana solamente podrá ser logrado a través de una conducta socialmente responsable, es decir, una conducta clara y coherente con objetivos de creación de valor a largo plazo, tanto para la compañía como en relación a todos los colectivos con los cuales aquélla se relaciona. Esta conducta influye en la adopción de prácticas empresariales, internas y externas, con sus stakeholders, siendo una de las prácticas internas la formación proporcionada a sus trabajadores. La formación constituye un motor para alcanzar el crecimiento sostenible ya que, más allá de su valor en la mejora de la calidad de vida de los trabajadores, permitirá su realización personal promoviendo un mayor bienestar, un aumento en el grado de adaptación al trabajo y, por lo tanto, una mayor empleabilidad. La empresa obtiene beneficios a partir de una adecuada formación y valoración de sus recursos humanos, así como de sus capacidades distintivas en comparación con sus competidores, siendo importante y fundamental el papel del capital humano para el éxito empresarial. El objetivo de esta Tesis Doctoral se encuentra en observar el papel y la contribución que la adopción de la Responsabilidad Social en la empresa puede tener en la valoración de sus recursos organizacionales y en la consecución de los objetivos económicos, sociales y ambientales. En este sentido, la formación, vista como una práctica interna de Responsabilidad Social, influye en el desempeño de las empresas, incluyendo la obtención de ventajas y beneficios por sus trabajadores. La investigación llevada a cabo en el sector turístico revela la existencia de una relación entre la Responsabilidad Social y la Formación con impacto en el desempeño empresarial.