Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- Competência de Leitura no 1.º CEB - da realidade portuguesa aos estudos internacionais (PIRLS)Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, CatarinaConsiderando as competências da disciplina de Português, a leitura é basilar na formação do su jeito. Sabe-se que um nível de literacia elevado permite uma agilidade social e um desempenho profissional mais sustentado e sustentável. A leitura é uma das competências a trabalhar em profundidade ao longo da escolaridade obrigató ria, regendo-se por um conjunto de normativos legais que regulamentam os conteúdos a trabalhar e descrevem os desempenhos espectáveis dos alunos. Para além das provas de avaliação nacionais realizadas no final do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Portugal aderiu em 2011 às provas internacionais do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), cuja próxima edição decorrerá no ano 2016. O presente artigo apresenta os resultados da análise efetuada às Metas Curriculares de Português e ao Programa de Português, no que diz respeito à área da leitura e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, em função dos níveis de desempenho contemplados no PIRLS. Perante os dados obtidos, é possível concluir que os normativos legais em Portugal não fazem refe rência ao PIRLS, embora vão ao encontro das competências leitoras avaliadas por este estudo, nos seus vários níveis de desempenho.
- O desenvolvimento do currículo de Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de casoPublication . Magueta, LúciaO presente artigo incide sobre o modo como se desencadeiam e vivenciam experiências e aprendizagens com a linguagem plástica ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados foram obtidos com a realização de um estudo de caso e vêm demonstrar que o currículo de Expressão e Educação Plástica (EEP) se pratica na conformidade com o que é prescrito, sobretudo ao nível do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que faz parte do quotidiano escolar. Apurou-se também que, no geral, as atividades, as estratégias de ensino / opções metodológicas, os materiais didáticos, a planificação e a avaliação, que integram as práticas da EEP estão em coerência com os princípios teóricos atuais relativamente à concretização do conceito de expressão plástica. No entanto, este estudo identificou aspetos que se podem traduzir na melhoria do currículo de EEP, colocando-o numa perspetiva de inovação e de compreensão da sociedade em evolução, proporcionando aos alunos uma maior amplitude de experiências no que se refere ao contacto com as artes e com o uso da linguagem plástica.
- O Envolvimento Parental na Avaliação Formativa das AprendizagensPublication . Rodrigues, Daniela Barbadães; Mangas, Catarina FradeO presente relatório de prática de ensino supervisionado foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024, encontrando-se dividido em duas partes: i) dimensão refle-xiva; ii) dimensão investigativa. Na primeira parte, apresento as reflexões decorrentes da imersão nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche, deu a oportu-nidade de refletir sobre a importância dos ritmos pedagógicos neste contexto, bem como a importância da observação, planificação e inter-venção e da relação escola-família no quotidiano. Assim, foi dado o primeiro passo para uma(re)transformação enquanto educadora de in-fância. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância permitiu refletir sobre a importância de (re)significar a imagem de cri-ança, do valor pedagógico do brincar, do espaço como (segundo) edu-cador e da documentação em contexto de jardim de infância. Por sua vez, esta possibilitou consolidar a minha visão de educação e criança e crescer pessoalmente e profissionalmente. A Prática Pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (I e II) deu-me a oportunidade de aproximar este contexto aos contextos vividos anteriormente, e refletir sobre as múltiplas dimensões inerentes à prática docente, concretamente a observação, a planificação, a avaliação e reflexão. Esta não significou o culminar da transformação enfatizada, pois acredita-se que essa existirá ao longo de todos os con-textos profissionais futuros. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo de natureza mista, referente ao envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens, que envolveu 22 crianças e respetivos encarregados de educação. A investigação foi desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 4.º ano de escolaridade, visando (i) conhecer as perspetivas dos encarregados de educação relativamente à temática da avaliação das aprendizagens (antes e após a intervenção), (ii) conhecer a relevância atribuída pelos encarregados de educação ao envolvimento parental no processo de avaliação dos educandos (antes e após a intervenção), (iii) compreender o contributo da tríade professor – encarregado de educação – aluno na avaliação formativa de uma se-quência didática e (iv) refletir sobre o efeito do envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por questionário, apli-cado aos encarregados de educação antes da implementação de uma se-quência didática, do preenchimento de grelhas de observação efetuado pela docente, pelos encarregados de educação e pelos alunos, ao longo da sequência didática e de um segundo questionário, dirigido aos encar-regados de educação, aplicado no final da intervenção. Os resultados obtidos demonstram que os encarregados de educação, começam a ter uma visão de avaliação que se afasta do mero ato de aferir aprendizagens e que se aproximam de uma visão holística das práticas avaliativas. Constata-se, também, que envolver os encarrega-dos de educação parece contribuir para uma maior responsabilização face à educação dos educandos e para o fortalecimento da relação es-cola-família.
- Estudo investigativo sobre a perceção das crianças de 1º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca da sua escolaPublication . Ribeiro, Sara Cardoso; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes
- A influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos nas conceções dos alunos sobre os quatro domínios da deficiência: um estudo de caso numa turma do 4.º ano do Ensino BásicoPublication . Cabral, Rossana dos Santos Garrido; Mangas, Catarina FradeEsta investigação, conduzida no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, explorou a influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos sobre as conceções de alunos do 4.º ano acerca dos quatro domínios da deficiência: auditiva, intelectual, motora e visual. O estudo foi motivado pela necessidade de promover uma maior compreensão e aceitação da diversidade entre crianças, promovendo uma cultura de inclusão e respeito nas escolas. A pesquisa apresenta como questão central: “De que forma a implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos influencia as conceções de alunos do 4.º ano sobre os quatro domínios da deficiência?". A escolha deste tema advém da necessidade de sensibilizar para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, um desafio persistente apesar dos avanços na legislação e práticas educacionais em Portugal. Para investigar esta questão, adotou-se um paradigma misto, com enfoque num estudo de caso realizado numa escola do Ensino Básico situada na zona rural de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria. Participaram na pesquisa 16 alunos do 4.º ano, com idades entre 9 e 10 anos, sendo selecionado um subgrupo de seis alunos para uma análise mais aprofundada. A metodologia envolveu a recolha de dados através de desenhos, entrevistas individuais e questionários, aplicados antes e após a implementação da maleta pedagógica desenvolvida anteriormente por um projeto de investigação, o ProLearn4ALL. A intervenção consistiu na aplicação dos recursos lúdico-pedagógicos, livros e jogos que apresentavam personagens com diferentes tipos de deficiência (auditiva, intelectual, motora e visual), com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a inclusão e dar a conhecer as características dos principais domínios da deficiência. Os resultados revelaram que a intervenção enriqueceu o conhecimento dos alunos na área das deficiências, incitou reflexões e fomentou atitudes mais inclusivas. A análise dos dados destacou, portanto, a relevância de abordagens pedagógicas inovadoras que incluam atividades lúdicas e recursos acessíveis para ampliar a compreensão e aceitação da diversidade. Entende-se que implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos pode, efetivamente, transformar as conceções dos alunos sobre a deficiência, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. Os resultados reforçam a importância de investir em práticas educativas que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde os primeiros anos de escolarização.
- Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: processos, aprendizagens e a transição para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Soarez, Soraia Martins; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi concebido no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório está organizado em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva relativa aos três contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância I e jardim de infância II) e a segunda parte concerne a Dimensão Investigativa, em contexto de jardim de infância. A primeira parte aborda alguns assuntos relativos ao que foi vivenciado nas práticas pedagógicas nos vários contextos educativos. Reflete, numa primeira instância, sobre a rotina em creche, a relação entre adulto e criança e sobre a avaliação em creche. No momento posterior é destacada a abordagem por projeto e a avaliação por portefólio. Na fase final desta primeira parte está contemplada a reflexão acerca da rotina numa instituição pública e a avaliação por portefólio numa outra perspetiva e vivência. Nestes pontos de reflexão são relatados alguns episódios vivenciados nos contextos educativos mencionados, relacionando a teoria com a prática, e apresentando as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas. A segunda parte do relatório está vinculada ao ensaio investigativo desenvolvido em contexto de jardim de infância I. Seguindo uma metodologia qualitativa, partiu-se da questão: “De que forma estratégias de transição entre etapas educativas, implementadas em contexto de Jardim de Infância, potenciam a (re)construção de conhecimento das crianças face ao 1.º CEB?”. Desenvolvida em três fases (1.ª fase – recolha das ideias iniciais das crianças sobre o 1.º CEB; 2.ª fase – implementação das estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB; 3.ª fase – recolha das ideias das crianças sobre o 1.º CEB após a implementação das estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB), a recolha de dados centrou-se na realização de entrevistas a quatro crianças participantes, na observação participante, nos registos v realizados pelas crianças – desenhos e nos documentos que emergiram no decorrer da investigação. Os dados obtidos demonstram que as crianças participantes têm diversas ideias sobre o 1.º CEB, nomeadamente, quanto à organização do espaço (apresentando ideias sobre o espaço interior e exterior), aos materiais e mobiliário existentes numa escola do 1.º CEB (diverso material e mesas e cadeiras dispostas em fila), à intencionalidade do 1.º CEB (onde vão aprender a ler, a escrever e a contar) e aos intervenientes educativos (há professoras e crianças da sua sala e outras de outras salas de aula). Ao longo da investigação, e com a implementação de diversas estratégias de transição (cartas trocadas com crianças do 1.º CEB, visualização de vídeos e fotografias de escolas, visita ao exterior de uma escola, construção de uma sala de aula na sala de atividades) as crianças participantes parecem não ter alterado significativamente as suas ideias sobre o que é o 1.º CEB. Contudo, as estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB implementadas foram consideradas essenciais para uma melhor compreensão do que é e como funciona o 1.º CEB, respondendo às questões e curiosidades das crianças participantes.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Ideias das crianças de 6/7 anos relativamente aos conceitos sólido e líquidoPublication . Ferreira, Vanessa Gaspar; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º anoPublication . Guarda, Marta Filipa Marques; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes principais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, são dados a conhecer os contextos e intervenientes das Práticas Pedagógicas realizadas e elaboradas reflexões fundamentadas acerca das mesmas, tendo por base as vivências realizadas em cada um dos contextos específicos e as aprendizagens e evolução realizadas pela mestranda sobre o processo global de intervenção em contextos educativos e a aprendizagem e partilha de experiências com os diversos intervenientes do percurso realizado. Na segunda parte, referente à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática das técnicas de avaliação formativa, no âmbito da temática de avaliação em sala de aula, com um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo procurou colocar em contacto os alunos da turma em questão com diferentes técnicas de avaliação formativa, através de uma sequência de atividades, procurando perceber que impacto tinham as mesmas na aprendizagem dos alunos, através da identificação das suas conceções de avaliação e da perceção de um grupo de alunos acerca das tarefas realizadas. O desenvolvimento deste estudo permitiu compreender que existe uma relação positiva com a aplicação destas tarefas, sendo consideradas contributivas para a aprendizagem.
- Refletindo sobre a prática pedagógica : uma experiência com abordagens educativas que privilegiam o contacto com a obra de artePublication . Feijoeiro, Catarina Vieira; Magueta, Lúcia Grave
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Experiências de integração curricular da músicaPublication . Santos, Jacinta Dias; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes