Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientistaPublication . Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente à Prática Pedagógica Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, procurando apresentar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que se consideraram importantes e significativos para a autora, ao longo do processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social, bem como a reflexão sobre os mesmos. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, recai sobre as ideias das crianças acerca do que é ser cientista, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista? Os dados recolhidos parecem mostrar que os alunos têm uma ideia estereotipada acerca do que é ser cientista revelando que a proposta pedagógica poderá ter contribuído para a mudança das ideias dos alunos aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca dos cientistas, evoluíram para ideias menos estereotipadas.
- Ação antimicrobiana e antioxidante da epicatequina em óleos de pinhãoPublication . Marques-da-Silva, Dorinda; Ribeiro, Vânia; Lagoa, Ricardo
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º anoPublication . Guarda, Marta Filipa Marques; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes principais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, são dados a conhecer os contextos e intervenientes das Práticas Pedagógicas realizadas e elaboradas reflexões fundamentadas acerca das mesmas, tendo por base as vivências realizadas em cada um dos contextos específicos e as aprendizagens e evolução realizadas pela mestranda sobre o processo global de intervenção em contextos educativos e a aprendizagem e partilha de experiências com os diversos intervenientes do percurso realizado. Na segunda parte, referente à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso realizado em torno da temática das técnicas de avaliação formativa, no âmbito da temática de avaliação em sala de aula, com um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo procurou colocar em contacto os alunos da turma em questão com diferentes técnicas de avaliação formativa, através de uma sequência de atividades, procurando perceber que impacto tinham as mesmas na aprendizagem dos alunos, através da identificação das suas conceções de avaliação e da perceção de um grupo de alunos acerca das tarefas realizadas. O desenvolvimento deste estudo permitiu compreender que existe uma relação positiva com a aplicação destas tarefas, sendo consideradas contributivas para a aprendizagem.
- Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEBPublication . Magalhães, Helena Susana Gonçalves; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, dimensão reflexiva, apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas do percurso realizado nas PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, retratando expectativas e receios, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e os processos de observação, planificação e implementação de propostas educativas e avaliação. Na segunda parte, dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, realizado junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país, tendo como objetivos principais identificar e refletir, quer acerca das aprendizagens dos alunos antes, durante e após a implementação de uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, quer acerca das ações empreendidas pelo professor, do seu papel ao implementar uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, compreendendo como contribuiu para a realização de aprendizagens pelos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um pré-teste, implementada uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório da Matemática e aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam uma evolução das aprendizagens dos alunos do pré-teste para o pós-teste no decorrer da implementação da sequência de tarefas de OTD. Quanto ao papel do professor, os resultados evidenciam as ações esperadas e mencionadas pelos autores na literatura.