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Abstract(s)
Considerando as competĂȘncias da disciplina de PortuguĂȘs, a leitura Ă© basilar na formação do su jeito. Sabe-se que um nĂvel de literacia elevado permite uma agilidade social e um desempenho
profissional mais sustentado e sustentĂĄvel.
A leitura Ă© uma das competĂȘncias a trabalhar em profundidade ao longo da escolaridade obrigatĂł ria, regendo-se por um conjunto de normativos legais que regulamentam os conteĂșdos a trabalhar
e descrevem os desempenhos espectåveis dos alunos. Para além das provas de avaliação nacionais
realizadas no final do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, Portugal aderiu em 2011 Ă s provas internacionais
do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), cuja próxima edição decorrerå no
ano 2016.
O presente artigo apresenta os resultados da anĂĄlise efetuada Ă s Metas Curriculares de PortuguĂȘs
e ao Programa de PortuguĂȘs, no que diz respeito Ă ĂĄrea da leitura e ao 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico,
em função dos nĂveis de desempenho contemplados no PIRLS.
Perante os dados obtidos, Ă© possĂvel concluir que os normativos legais em Portugal nĂŁo fazem refe rĂȘncia ao PIRLS, embora vĂŁo ao encontro das competĂȘncias leitoras avaliadas por este estudo, nos
seus vĂĄrios nĂveis de desempenho.
Description
Keywords
PIRLS Programa de PortuguĂȘs Metas Curriculares de PortuguĂȘs 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico Leitura