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- O Envolvimento Parental na Avaliação Formativa das AprendizagensPublication . Rodrigues, Daniela Barbadães; Mangas, Catarina FradeO presente relatório de prática de ensino supervisionado foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024, encontrando-se dividido em duas partes: i) dimensão refle-xiva; ii) dimensão investigativa. Na primeira parte, apresento as reflexões decorrentes da imersão nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche, deu a oportu-nidade de refletir sobre a importância dos ritmos pedagógicos neste contexto, bem como a importância da observação, planificação e inter-venção e da relação escola-família no quotidiano. Assim, foi dado o primeiro passo para uma(re)transformação enquanto educadora de in-fância. A Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância permitiu refletir sobre a importância de (re)significar a imagem de cri-ança, do valor pedagógico do brincar, do espaço como (segundo) edu-cador e da documentação em contexto de jardim de infância. Por sua vez, esta possibilitou consolidar a minha visão de educação e criança e crescer pessoalmente e profissionalmente. A Prática Pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (I e II) deu-me a oportunidade de aproximar este contexto aos contextos vividos anteriormente, e refletir sobre as múltiplas dimensões inerentes à prática docente, concretamente a observação, a planificação, a avaliação e reflexão. Esta não significou o culminar da transformação enfatizada, pois acredita-se que essa existirá ao longo de todos os con-textos profissionais futuros. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo de natureza mista, referente ao envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens, que envolveu 22 crianças e respetivos encarregados de educação. A investigação foi desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 4.º ano de escolaridade, visando (i) conhecer as perspetivas dos encarregados de educação relativamente à temática da avaliação das aprendizagens (antes e após a intervenção), (ii) conhecer a relevância atribuída pelos encarregados de educação ao envolvimento parental no processo de avaliação dos educandos (antes e após a intervenção), (iii) compreender o contributo da tríade professor – encarregado de educação – aluno na avaliação formativa de uma se-quência didática e (iv) refletir sobre o efeito do envolvimento parental na avaliação formativa das aprendizagens. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por questionário, apli-cado aos encarregados de educação antes da implementação de uma se-quência didática, do preenchimento de grelhas de observação efetuado pela docente, pelos encarregados de educação e pelos alunos, ao longo da sequência didática e de um segundo questionário, dirigido aos encar-regados de educação, aplicado no final da intervenção. Os resultados obtidos demonstram que os encarregados de educação, começam a ter uma visão de avaliação que se afasta do mero ato de aferir aprendizagens e que se aproximam de uma visão holística das práticas avaliativas. Constata-se, também, que envolver os encarrega-dos de educação parece contribuir para uma maior responsabilização face à educação dos educandos e para o fortalecimento da relação es-cola-família.
- Psychometric evaluation of the Arabic version of the Eight-item Center for Epidemiological Studies Depression Scale (CESD-8): Specific cultural considerations for the assessment of depressionPublication . Ali, Amira M.; Al-Dossary, Saeed A.; Fekih-Romdhane, Feten; Alameri, Rana Ali; Laranjeira, Carlos; Khatatbeh, Haitham; Zoromba, Mohamed Ali; Alkhamees, Abdulmajeed A.; Aljaberi, Musheer A.; Pakai, Annamaria; El-Gazar, Heba EmadBackground Despite extensive evaluations of the Center for Epidemiological Studies Depression Scale (CESD), its shortest version, the Eight-Item version (CESD-8), is less investigated, with absolute lack of information on its psychometric properties in the Arab world. Methods To fill the gap, data collected via an anonymous online survey from Saudi samples of students (N = 979, 422) and employees (N = 314), were analyzed through exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis, and multigroup analysis to examine the structure and measurement invariance of the CESD-8. Convergent validity and internal consistency tests involved correlating the CESD-8 with its subscales, item analysis measures, and intra class correlations. Criterion validity tests involved correlating the CESD-8 and its subscales with a single-item measure of happiness. Results Exploratory factor analysis produced two factors (negative affect and positive affect) with eigen values >1, which explained 86.4 % of the variance. In confirmatory factor analysis, the crude exploratory factor analysis model had good fit while the fit of the unidimensional CESD-8 and another two-factor structure (depressed affect and somatic complaints) was improved by correlating the residuals of the items of positive affect (CESD4 and CESD6). A three-factor model (depressed affect, somatic complaints, and positive affect) expressed the best fit in the absence of error correlations. This model was invariant across groups of students and employees, gender, and age. The scale and its three dimensions demonstrated adequate internal consistency (alpha coefficient range = 0.65–0.89), convergent validity (item total correlation range = 0.43–0.80 and range of correlations with the CESD-8 = -0.68–0.92), and criterion validity (range of correlations with happiness scores = -0.40–0.60). Conclusions The CESD-8 is a valid short scale for quick identification of people with depressive psychopathologies. Using the CESD-8 to detect heterogenous depressive symptoms, rather than assessing depression as a whole condition, may influence our understanding of the dynamics and treatments of depression in specific groups/cultures, with emphasis on absence of positive affect in the definition of depression among Arabs. Replications of the three-factor structure in different cultures are needed.