Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi concebido no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório está organizado em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito à Dimensão Reflexiva relativa aos três contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância I e jardim de infância II) e a segunda parte concerne a Dimensão Investigativa, em contexto de jardim de infância.
A primeira parte aborda alguns assuntos relativos ao que foi vivenciado nas práticas pedagógicas nos vários contextos educativos. Reflete, numa primeira instância, sobre a rotina em creche, a relação entre adulto e criança e sobre a avaliação em creche. No momento posterior é destacada a abordagem por projeto e a avaliação por portefólio. Na fase final desta primeira parte está contemplada a reflexão acerca da rotina numa instituição pública e a avaliação por portefólio numa outra perspetiva e vivência. Nestes pontos de reflexão são relatados alguns episódios vivenciados nos contextos educativos mencionados, relacionando a teoria com a prática, e apresentando as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas.
A segunda parte do relatório está vinculada ao ensaio investigativo desenvolvido em contexto de jardim de infância I. Seguindo uma metodologia qualitativa, partiu-se da questão: “De que forma estratégias de transição entre etapas educativas, implementadas em contexto de Jardim de Infância, potenciam a (re)construção de conhecimento das crianças face ao 1.º CEB?”. Desenvolvida em três fases (1.ª fase – recolha das ideias iniciais das crianças sobre o 1.º CEB; 2.ª fase – implementação das estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB; 3.ª fase – recolha das ideias das crianças sobre o 1.º CEB após a implementação das estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB), a recolha de dados centrou-se na realização de entrevistas a quatro crianças participantes, na observação participante, nos registos
v
realizados pelas crianças – desenhos e nos documentos que emergiram no decorrer da investigação. Os dados obtidos demonstram que as crianças participantes têm diversas ideias sobre o 1.º CEB, nomeadamente, quanto à organização do espaço (apresentando ideias sobre o espaço interior e exterior), aos materiais e mobiliário existentes numa escola do 1.º CEB (diverso material e mesas e cadeiras dispostas em fila), à intencionalidade do 1.º CEB (onde vão aprender a ler, a escrever e a contar) e aos intervenientes educativos (há professoras e crianças da sua sala e outras de outras salas de aula). Ao longo da investigação, e com a implementação de diversas estratégias de transição (cartas trocadas com crianças do 1.º CEB, visualização de vídeos e fotografias de escolas, visita ao exterior de uma escola, construção de uma sala de aula na sala de atividades) as crianças participantes parecem não ter alterado significativamente as suas ideias sobre o que é o 1.º CEB. Contudo, as estratégias de transição da EPE para o 1.º CEB implementadas foram consideradas essenciais para uma melhor compreensão do que é e como funciona o 1.º CEB, respondendo às questões e curiosidades das crianças participantes.
Description
Keywords
Transição Rotina 1.º Ciclo do Ensino Básico Estratégias Educação Pré-Escolar Avaliação Abordagem por Projeto