ESECS - Artigos em revistas internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Artigos em revistas internacionais by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
- Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gênerosPublication . Barbeiro, Luís FilipeO presente estudo incide sobre a estratégia de reescrita de outro texto, enquanto instrumento promotor da aprendizagem da própria escrita. Tem como objetivo contribuir para o conhecimento das potencialidades e limitações de diferentes estratégias para estabelecer a relação entre a leitura e a escrita, por meio da reescrita. O estudo coloca em foco uma estratégia específica, integrada na pedagogia baseada em gêneros ou pedagogia de base genológica. Esta perspectiva atribui à leitura e à reescrita a partir de outros textos um papel fundamental para a aprendizagem da escrita. O presente estudo analisa a reescrita de textos narrativos por alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, realizada no âmbito do programa de base genológica Reading to Learn (Ler para Aprender), em comparação com a reescrita dos mesmos textos por alunos que não participaram no programa. Os resultados mostram um contraste significativo entre os dois grupos. Este manifesta-se por um maior nível de especificidade nos textos reescritos pelos alunos participantes no programa. No caso dos restantes alunos, as reescritas adotam uma maior generalização, pautada pela sucessão dos eventos mais marcantes do fio narrativo. A conclusão e implicações apontam para a necessidade de não limitar a reescrita a esse fluxo narrativo, mas de instruir os alunos para possibilidades que promovam a apropriação dos recursos léxico-gramaticais.
- Educação e Cooperação: Desafios de uma agenda globalPublication . Barreto, Antónia; Carvalho, Clara; Santos, FilipeEste número temático da revista Cadernos de Estudos Africanos incide sobre Educação e Cooperação e pretende dar continuidade aos Congressos Cooperação e Educação que, de forma regular, desde 2010 têm sido organizados pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto Politécnico de Leiria. O quarto congresso, que decorreu no ISCTE-IUL entre dias 8 e 9 de novembro de 2018, teve o apoio do Camões I.P., tal como acontece com a corrente publicação, pelo que os organizadores exprimem o seu reconhecimento a essa instituição. Subordinado à temática Cooperação e Educação de Qualidade, o congresso reuniu um conjunto notável de especialistas nesta área, entre os quais a maioria dos colaboradores desta publicação (Barreto, Carvalho & Santos, 2019). A presente edição visa aprofundar e desenvolver algumas das problemáticas abordadas anteriormente nesse fórum através de estudos de caso ou reflexões originais sobre as questões da cooperação em educação, das implicações das políticas de língua, ou ainda sobre a perceção do valor social dos diferentes níveis educativos. São aqui discutidas as implicações das agendas globais no domínio da educação para os países africanos e para Timor-Leste, recetores privilegiados das ações da cooperação portuguesa na área da educação.
- Multimodal creativity at the service of foreign language teaching in higher education in Portugal: the Jasm ProjectPublication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José Manuel de Almeida; Delplancq, Véronique.; Gillain, Romain; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana; Amante, SusanaThe JASM project used the Korsakow6 platform to produce Storytelling in foreign languages (FL), by students of the Media Studies degree course (Higher Education-HE) of the Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV, Portugal). Objective: Look into the impact of non-linear digital narratives upon FL learning in HE, assessing the role of multimodal tools in fostering linguistic, cultural, and technological skills. Theoretical Framework: The study was grounded in active methodologies with a focus on integrating intercultural skills. Using new technologies is a catalyst for enhancing student motivation and autonomy. Method: The project, developed within the context of French and English, involved 25 voluntarily participating students attending the first year. Following language level tests, each group gathered information about the nationality and culture of migrants living in Viseu. Students conducted interviews and documented migrants’ life stories, traditions, using digital narratives. Final outputs included short films, social media posts, exhibitions, and an e-book. Results and Discussion: Students enhanced cognitive, emotional and aesthetic skills within collaborative environments, integrating experiences from multilingual and multicultural contexts with creative and multimodal abilities and increased autonomy and initiative. Challenges were identified, highlighting the need for ongoing teacher training. Research Implications: This project showed how digital and active pedagogies can foster the development of FL and intercultural competencies in HE students. Originality/Value: This study provides for an innovative approach relying on multimodal technologies for teaching FL in HE. The transformative potential of digital narratives as an impactful pedagogical tool is highlighted.
- Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridadePublication . Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Calil, EduardoO título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades.
- The relationship between coaches’ interpersonal behaviors, basic psychological needs, behavioral regulation, and intentions towards sport persistencePublication . Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo S.; Morales-Sanchéz, Veronica; Chica-Merino, Encarnación; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Jacinto, MiguelThis study investigates the relationships between coaches’ need-supportive and need-thwarting behaviors, satisfaction of basic psychological needs, motivation, intentions to continue, and athletes sport persistence. A total of 518 athletes (212 male, 306 female), 18 to 32 years (M = 23.18, SD = 4.19), participated in the study, with participants from football (n = 179), basketball (n = 166), and swimming (n = 173). A structural equation model and a mediation model were performed to understand the associations between motivational factors based on self-determination theory and a 2-year sport persistence assessment. Intentions to continue sport practice accounted for 12% of the variance related to sport persistence in the structural equation model. The mediation model did not reveal any direct effects for need-supportive or need-thwarting behaviors towards sport persistence. However, significant indirect paths were identified in the bright side of the model. Total indirect effect of the need-supportive behaviors in the model was β = .14 (CI95% = .26, .37) while for need-thwarting behaviors was β = −.05 (CI95% = −.11, −.01) towards sport persistence, indicating a positive mediation process. Coaches by being perceived as need-supportive may increase athletes’ intention to continue participating in sport, and consequently sport persistence.
- Significant bivariate correlations: to be or not to be?Publication . Morouço, PedroJust like in many other fields of research, sport sciences use statistics to infer about the associations between variables. For example, aiming to examine the relationship between squat jump with sprint running velocity has brought several experiments, demonstrating a strong to very strong association between variables (e.g., Sleivert & Taingahue, 2004; Wisløff et al., 2004). From there on, there have been researchers proposing training programs for improving the squat jump, and consequently, the sprint running (e.g., Chelly et al., 2009). While this example seems unanimous, other emerging ideas may be questionable.
