ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Comparação da ligação à marca e intenção de compra do consumidor face à utilização de anúncios com e sem storytellingPublication . Gomes, Adriana Oliveira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraDesde muito cedo que a sociedade utiliza o método de contar histórias para comunicar. As histórias e a sua capacidade de transportar o público para aquilo que se pretende contar, constituem uma parte central da vida humana e, hoje em dia, da experiência de consumo. Este trabalho investiga a importância e influência que a vertente narrativa possui na comunicação e publicidade das marcas junto dos consumidores, tendo como principal intuito investigar a influência que anúncios com storytelling podem exercer sobre os consumidores relativamente à ligação e perceção da marca e intenção de compra. A ligação à marca e a intenção de compra representam dois pilares estruturais na análise do comportamento do consumidor para grande parte das marcas da atualidade, tornando fundamental perceber se investir num anúncio em vídeo que possua um formato narrativo, ou seja, com storytelling, espelha um impacto diferente, mais ou menos positivo, comparativamente a um anúncio em vídeo que sustente um formato sem storytelling, com base factual. Agrega-se a este estudo uma ferramenta de neuromarketing que permitirá obter conclusões mais próximas da realidade. Esta investigação será conduzida em duas partes, iniciando-se com a visualização de vídeos publicitários já existentes, de marcas reais, na qual as emoções do espectador serão medidas através de EEG. Posteriormente, é requerido ao indivíduo que responda a um questionário sobre o vídeo assistido. Este estudo poderá ser de grande interesse para diferentes marcas, podendo ter um impacto real em marcas que pretendam aplicar o mesmo tipo de investigação internamente.
- Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de PortugalPublication . Vieira, Mariana Ribeiro; Martins, Rui Alberto de FreitasA competitividade está associada ao facto de pessoas ou organizações competirem entre si. Neste sentido podem surgir características de disputa, concorrência e rivalidade em troca de um resultado, prémio ou vantagem. Devido ao desenvolvimento do setor terciário, a competição tem sido mais recorrente e refletida na prestação de serviços, incluindo na indústria turística. O setor turístico tornou-se cada vez mais importante para o desenvolvimento económico global e nacional. A concorrência e a pressão entre destinos têm aumentado, o que consequentemente leva a que a competitividade comece a ser reconhecida como um fator crucial e de notoriedade dos destinos turísticos. Nos últimos anos, investigadores, organizações e entidades públicas começaram a analisar a competitividade do ponto de vista dos destinos, em vez de tradicionalmente investigarem a competição entre empresas turísticas. É complexo definir competitividade do destino turístico, devido às distintas perspetivas, aos diversos atributos associados e à variedade de objetivos. Não obstante, na literatura de turismo começa-se a encontrar trabalhos científicos relacionados com a temática, ao nível de desenvolvimento de modelos concetuais, na identificação de novos indicadores, métodos de medição e análises de competitividade de determinados destinos turísticos. O presente estudo visa verificar de que forma é que a temática da competitividade dos destinos turísticos é considerada e analisada pelos municípios pertencentes à Região Centro de Portugal. Para este efeito adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes de diferentes Câmaras Municipais da Região Centro de Portugal. Através de diálogos presenciais e via online procurou-se compreender quais são as perspetivas, ações empreendidas e desafios que as câmaras municipais são confrontadas. Com base nos resultados obtidos, são propostos alguns indicadores de medição da competitividade dos destinos turísticos. Estes são baseados nas informações obtidas através das entrevistas com os representantes dos municípios da Região Centro, assim como no trabalho científico revisto na literatura.
- Contributo dos eventos enogastronómicos para a atratividade turística do destino – estudo de caso do alentejo, na perspetiva dos organizadorePublication . Almeida, Tânia Sofia Bragado; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraFace à globalização da atividade turística, os destinos enfrentam o desafio de sobressair num mercado cada vez mais sobrecarregado. Para responder a este desafio, a diferenciação cultural, através da herança patrimonial, assume uma importância crescente. Para tal tem contribuído a inscrição na lista de Património da Humanidade da UNESCO, no âmbito da salvaguarda e preservação do património material e intangível, a qual confere aos destinos visibilidade internacional. O crescente interesse pela gastronomia e vinhos, pelas atividades com eles relacionadas, enquanto atividades culturais e criativas, nas quais se incluem os eventos, associado ao contributo destes para o desenvolvimento económico das zonas rurais, são temas que contextualizam o contributo dos eventos enogastronómicos para a construção da imagem e da marca dos destinos. À luz do contributo do turismo criativo para a dinamização das comunidades rurais, os eventos enogastronómicos inserem-se num quadro de vivência de autenticidade e partilha de saberes e tradições, que permitem associar os produtos agroalimentares aos seus locais de origem, conferindo maior visibilidade a essas comunidades. No Alentejo, uma região essencialmente rural, no sul de Portugal, vários municípios procuram contribuir para a dinamização económica do concelho e ganhar notoriedade através da realização de eventos enogastronómicos. Neste contexto, a promoção dos eventos enogastronómicos desempenha um papel importante, não só na promoção do evento e do concelho onde se insere, mas também como contributo para a atratividade do Alentejo, enquanto destino enogastronómico. Neste estudo exploratório, pretendeu-se estudar vários eventos, de modo a melhor descrever o cenário da promoção dos eventos enogastronómicos no destino Alentejo. Através deste estudo de caso, que inclui 31 eventos enogastronómicos, pretende-se aumentar o conhecimento de como é feita a promoção desses eventos, e saber qual é o contributo dos mesmos para a atratividade turística do destino, na perspetiva dos seus organizadores. Para complementar a perspetiva dos organizadores, realizaram-se entrevistas a profissionais da atividade turística no Alentejo e analisaram-se os conteúdos dos cartazes promocionais dos eventos.
- Impacto do Turismo de Aventura: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Ferreira, José Miguel Filipe; Almeida, Nuno Miguel Castanheira; Teixeira, Mário CoelhoO turismo de aventura, enquanto categoria do turismo e compreendido como um turismo de nichos, mostrou um crescimento acentuado nos últimos anos. Trata-se de uma área de atividade que relaciona o contacto com a natureza, a imersão cultural e a atividade física. Pelas suas características específicas e evolução ao longo do tempo, compreender a forma de interação entre o turismo de aventura, a dinâmica turística e os destinos tornou-se um assunto pertinente. Este estudo tem como objetivo explorar e compreender os impactos das atividades de turismo de aventura nos destinos e no próprio turismo. Metodologicamente, realizámos uma revisão sistemática da literatura seguindo as diretrizes da declaração PRISMA e as cinco etapas de Pickering & Byrne (2014), adaptadas por Yang et al. (2017), tendo-se obtido uma amostra de 23 artigos publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus no intervalo temporal de 1992 a 2022 (30 anos). Os resultados obtidos demonstram um conjunto de impactos negativos e positivos ao nível económico, social, cultural e ambiental das atividades de aventura e a sua variabilidade mediante o modo como estas são geridas e aplicadas nos destinos. A criação de redes locais e a participação dos vários stakeholders nas decisões e medidas tomadas mostram se um dos principais critérios a ter em conta para a mitigação dos impactos negativos destas atividades. Considerar estes fatores facilitará o expressar do carácter sustentável deste tipo de atividades nos destinos turísticos e a sua potencialidade para o turismo mundial e integração dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. As conclusões deste estudo serão úteis para a aplicação e definição de estratégias conscientes, por parte das organizações, na promoção e gestão de um turismo de aventura sustentável e no seu investimento futuro.
- A importância de uma aplicação móvel e principais funcionalidades no acesso a serviços em hotéis de luxoPublication . Almeida, Jéssica Noronha da Silva; Costa, João Emanuel Gonçalves Santos; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoDe acordo com alguns estudos, os turistas, principalmente aqueles que fazem parte do segmento de luxo, criam expectativas elevadas quanto às experiências que irão vivenciar durante a sua estada num hotel dessa natureza. Neste sentido, a ausência de um serviço personalizado neste sector (em particular, no segmento de luxo) evidencia-se como um fator relevante, cuja lacuna deve ser alvo de discussão e reflexão, por forma a criar soluções inovadoras. De facto, a inovação tecnológica pode ser uma importante e atual estratégia para as empresas que procuram destacar-se no mercado hoteleiro, uma vez que os clientes (principalmente os do segmento de luxo) demonstram preferências e necessidades cada vez mais exigentes e personalizadas. Assim, tendo em conta as rotinas diárias associadas aos hotéis, a exploração de ferramentas digitais pode de facto promover um tratamento mais personalizado. É neste âmbito que surge o projeto, resultante da experiência profissional vivida no The Yeatman Hotel (localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal), onde o atendimento aos hóspedes é realizado de forma standard e sem registo das suas preferências. Por outro lado, também se constatou que a tecnologia não tem sido explorada de acordo com as capacidades que o The Yeatman Hotel dispõe, uma vez que não lhe é dado qualquer relevo para auxiliar na personalização das experiências/preferências dos hóspedes. Assim, por forma a conhecer o padrão de comportamento dos turistas, frequentadores de hotéis do segmento de luxo, em relação à utilização de novas tecnologias nas suas viagens turísticas, foi aplicado um inquérito por questionário na cidade do Porto. O inquérito foi aplicado a 392 turistas, de ambos os sexos, durante os meses de maio, junho e julho de 2023. Desta forma foi possível caracterizar este tipo de turistas no que respeita à valorização na utilização da tecnologia durante a viagem. Com base nos resultados obtidos, foi possível direcionar a criação de um protótipo. de uma aplicação móvel, integrado no hotel, onde o cliente tem acesso aos serviços e às informações da sua hospedagem, acesso a um atendimento mais rápido e personalizado, cujos benefícios atuam como motivação à sua fidelidade. Na análise dos resultados, pode-se verificar que a maioria dos inquiridos, demonstrou estar à vontade com a implementação de inovação tecnologia no turismo e facilidade na utilização de aplicações móveis. Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o hotel e os seus clientes, é percetível que a adoção de inovações tecnológicas é, portanto, algo já esperado pelos clientes do segmento de luxo.
- Plano de Negócios de uma Unidade de Turismo em Espaço Rural: Moinho d’AvóPublication . Rodrigues, Diana Marisa Silva; Fonseca, Júlia FragosoO projeto apresentado diz respeito à criação e exploração de uma unidade de turismo em espaço rural. Ao longo do plano de negócios serão abordados temas que permitem avaliar a viabilidade da empresa. Prevê-se a reconversão de uma propriedade de família, no município de Pombal, que reflita uma comunhão perfeita entre a comodidade do alojamento e a vivência de experiências relacionadas com a história e tradição da comunidade. A oferta de um serviço mais personalizado e menos massificado ir ao encontro das necessidades do mercado. O turismo rural tem sido apontado como uma nova oportunidade no mercado turístico, uma alternativa que potencia o desenvolvimento de destinos muitas vezes “esquecidos”. Esta unidade de alojamento difere na forma como se apresenta, uma vez que pretende mostrar-se como um destino de reset físico e mental. A necessidade de libertação do stress do trabalho, da azáfama do dia-a-dia e do uso exagerado das redes sociais é cada vez mais urgente. Empreendimentos como o Moinho d’ Avó permitem desligar dos dispositivos digitais e das plataformas de redes sociais, promovendo uma conexão com a natureza e os hábitos e costumes de um povo. Desta forma, incentivam a uma pausa nas rotinas diárias e auxiliam na recuperação do bem-estar e vitalidade de cada indivíduo. A implementação deste plano de negócios carece de um investimento inicial no valor de 770 252€, financiado em 150 000€ de capital próprio, 398 055€ de subsídios e 250 000 de financiamento bancário, reembolsável em vinte anos. No primeiro ano de atividade, prevê-se um volume de vendas na ordem dos 138 455€. Na perspetiva do projeto, as previsões são de um valor atual líquido (VAL) de 356 187€, uma taxa interna de rentabilidade (TIR) de 11,27% e um período de pay back de seis anos. Na perspetiva do investidor, o VAL será de 71 868€, a TIR de 7,53% e período de pay back, também, de seis anos.
- Relatório de Estágio no InterContinental LisbonPublication . Pereira, Rita dos Santos Lourenço Gil; Fonseca, Júlia Fragoso daO presente trabalho refere-se a um estágio curricular, no qual, teve a durabilidade de 9 meses, no âmbito do Mestrado de Marketing e Promoção Turística, pertencente à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. O estágio iniciou-se no dia 5 de Setembro de 2022 e teve como término no dia 31 de Maio de 2023, apresentando 1620 horas no total, sendo desenvolvido no departamento de Marketing do Hotel InterContinental Lisbon. Através do estágio, pretendeu-se colocar em prática os conhecimentos adquiridos do mestrado e por outro lado, obter novos métodos de análise e uso de ferramentas digitais, que permitissem a criação de conteúdos direcionados para as necessidades do público alvo da entidade. O relatório tem como objetivo destacar as características da entidade, juntamente com as atividades que foram realizadas e por fim, incluir uma problemática encontrada, com a finalidade de ser analisada e melhorada. Assim, através da participação e descrição dos projetos na área de Marketing, foi possível constatar uma problemática na comunicação interna, tendo iniciado um estudo que permitisse avaliar o desenvolvimento do comportamento dos colaboradores. Pretendeu-se que a elaboração do estudo incluísse dois questionários, que permitissem recolher uma amostra da opinião dos colaboradores, relativamente à forma que era aplicada as estratégias de comunicação dentro do hotel. Com a análise final, constatou-se os elementos positivos e negativos que influenciam a satisfação dos colaboradores, apresentando uma proposta que aperfeiçoasse o planeamento da comunicação, juntamente com a importância que o investimento de questionários pode apresentar sobre o sucesso da execução da gestão interna.
- Roteiro turístico na cidade de Angra do HeroísmoPublication . Nunes, Marina da Costa; Almeida, Paulo Jorge SantosQuando falamos em marketing turístico surgem imensos conceitos que o podemos adequar, mas o mais importante a destacar é que, sem ele, um produto ou serviço turístico fica longe de se tornar conhecido no mercado, para que o consumidor o possa adquirir e escolher o que mais de adequa às suas necessidades. A informação, cada vez mais disponível ao consumidor, permitiu que houvesse alterações no perfil do consumidor, tornando-o mais exigente, mais dinâmico, informado e com motivações mais dispersas, obrigando as atividades turísticas a lutar pela diferenciação para sobreviver neste mercado tão competitivo que é o turismo. Por isso, é importante criar diferentes segmentos de mercado, de forma a corresponder, de forma mais acessível, a essas mesmas necessidades. Sendo assim, e por essa atenção redobrada com o consumidor, a promoção turística tem vindo a ganhar um papel cada vez mais importante com as entidades de turismo, de forma a diferenciar um determinado produto ou serviço. Toda a atividade turística não teria o desenvolvimento que apresenta ao longo dos anos se não desse essa importância à promoção e divulgação dos seus produtos e destinos turísticos de uma forma estruturada, com a finalidade de criar uma imagem atrativa aos olhos dos consumidores. O marketing e a promoção turística estão interligados no que toca à preocupação em distinguir um destino turístico dos demais, porque é assim que se destacam os produtos diferenciadores de cada local. Quando estes métodos são bem implementados e estudados, estes critérios são fundamentais para o desenvolvimento e o sucesso de uma determinada organização. Assim, o objetivo deste estágio será a realização de um “Roteiro Turístico na cidade de Angra do Heroísmo”, tendo como principal objetivo promover o turismo cultural da cidade, com a finalidade de desenvolver algo diferenciador para esta mesma região, que, neste caso, será um roteiro turístico inspirado na história e nos acontecimentos mais importantes dos descobrimentos açorianos.
- Turismo criativo: Proposta estratégica de marketing territorial para as Caldas da RainhaPublication . Silva, Marisa Mangas; Schön, MichaelO turismo criativo tem vindo a ganhar destaque ao ser uma abordagem inovadora para promover e desenvolver destinos turísticos. Através da união entre cultura, criatividade e turismo, pretendem-se criar experiências únicas e autênticas que envolvam os visitantes de forma ativa e emocional. Neste contexto, o presente texto aborda a proposta estratégica de Marketing Territorial para as Caldas da Rainha, uma cidade rica em história, cultura e património, que possui um potencial único para se posicionar como um destino turístico criativo. Ainda assim, serão exploradas as possibilidades de combinar as tradições locais com a criatividade, oferecendo aos visitantes experiências imersivas e enriquecedoras. Não obstante, serão apresentadas estratégias e ações específicas que visam promover o turismo criativo como uma forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável das Caldas da Rainha, fortalecendo a sua identidade cultural e estimulando a economia local.
