Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio no InterContinental Lisbon

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente trabalho refere-se a um estágio curricular, no qual, teve a durabilidade de 9 meses, no âmbito do Mestrado de Marketing e Promoção Turística, pertencente à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. O estágio iniciou-se no dia 5 de Setembro de 2022 e teve como término no dia 31 de Maio de 2023, apresentando 1620 horas no total, sendo desenvolvido no departamento de Marketing do Hotel InterContinental Lisbon. Através do estágio, pretendeu-se colocar em prática os conhecimentos adquiridos do mestrado e por outro lado, obter novos métodos de análise e uso de ferramentas digitais, que permitissem a criação de conteúdos direcionados para as necessidades do público alvo da entidade. O relatório tem como objetivo destacar as características da entidade, juntamente com as atividades que foram realizadas e por fim, incluir uma problemática encontrada, com a finalidade de ser analisada e melhorada. Assim, através da participação e descrição dos projetos na área de Marketing, foi possível constatar uma problemática na comunicação interna, tendo iniciado um estudo que permitisse avaliar o desenvolvimento do comportamento dos colaboradores. Pretendeu-se que a elaboração do estudo incluísse dois questionários, que permitissem recolher uma amostra da opinião dos colaboradores, relativamente à forma que era aplicada as estratégias de comunicação dentro do hotel. Com a análise final, constatou-se os elementos positivos e negativos que influenciam a satisfação dos colaboradores, apresentando uma proposta que aperfeiçoasse o planeamento da comunicação, juntamente com a importância que o investimento de questionários pode apresentar sobre o sucesso da execução da gestão interna.
The present work is a curricular internship, which lasted 9 months, in the scope of the Master's Degree in Marketing and Tourism Promotion, belonging to the Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, located in Peniche. The internship began on the 5th of September 2022 and ended on the 31st of May 2023, with a total of 1620 hours, and was developed in the Marketing Department of the Hotel InterContinental Lisbon. Through the internship, the aim was to put into practice the knowledge acquired from the master's degree and, on the other hand, to obtain new methods of analysis and use of digital tools, which would allow the creation of contents directed towards the needs of the entity's target audience. The report aims to highlight the characteristics of the entity, along with the activities that have been carried out and finally, to include a problem found, with the purpose of being analysed and improved. Thus, through the participation and description of projects in the area of Marketing, it was possible to observe a problem in internal communication, and to initiate a study to evaluate the development of employees' behaviour. The study was designed to include two questionnaires to collect a sample of employees' opinions on the way communication strategies were applied within the hotel. With the final analysis, the positive and negative elements that influence employee satisfaction were verified, presenting a proposal that would improve communication planning, along with the importance that the investment of questionnaires can present on the success of the execution of internal management.

Description

Keywords

InterContinental Lisbon Satisfação dos colaboradores Estágio Questionário Comunicação interna Employee satisfaction Internship Questionnaire Internal ommunication

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue