Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.08 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Face à globalização da atividade turística, os destinos enfrentam o desafio de sobressair
num mercado cada vez mais sobrecarregado. Para responder a este desafio, a
diferenciação cultural, através da herança patrimonial, assume uma importância crescente.
Para tal tem contribuído a inscrição na lista de Património da Humanidade da UNESCO,
no âmbito da salvaguarda e preservação do património material e intangível, a qual confere
aos destinos visibilidade internacional.
O crescente interesse pela gastronomia e vinhos, pelas atividades com eles relacionadas,
enquanto atividades culturais e criativas, nas quais se incluem os eventos, associado ao
contributo destes para o desenvolvimento económico das zonas rurais, são temas que
contextualizam o contributo dos eventos enogastronómicos para a construção da imagem
e da marca dos destinos.
À luz do contributo do turismo criativo para a dinamização das comunidades rurais, os
eventos enogastronómicos inserem-se num quadro de vivência de autenticidade e partilha
de saberes e tradições, que permitem associar os produtos agroalimentares aos seus
locais de origem, conferindo maior visibilidade a essas comunidades.
No Alentejo, uma região essencialmente rural, no sul de Portugal, vários municípios
procuram contribuir para a dinamização económica do concelho e ganhar notoriedade
através da realização de eventos enogastronómicos. Neste contexto, a promoção dos
eventos enogastronómicos desempenha um papel importante, não só na promoção do
evento e do concelho onde se insere, mas também como contributo para a atratividade do
Alentejo, enquanto destino enogastronómico. Neste estudo exploratório, pretendeu-se
estudar vários eventos, de modo a melhor descrever o cenário da promoção dos eventos
enogastronómicos no destino Alentejo. Através deste estudo de caso, que inclui 31 eventos
enogastronómicos, pretende-se aumentar o conhecimento de como é feita a promoção
desses eventos, e saber qual é o contributo dos mesmos para a atratividade turística do
destino, na perspetiva dos seus organizadores. Para complementar a perspetiva dos
organizadores, realizaram-se entrevistas a profissionais da atividade turística no Alentejo
e analisaram-se os conteúdos dos cartazes promocionais dos eventos.
Description
Keywords
Turismo Criativo Eventos Enogastronomia Promoção Turística