ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
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- AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOFAMILIAR, EMOCIONAL E DO BEMESTAR PERCECIONADO PELAS MULHERESPublication . Teixeira, Maria Manuela Santos; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO envelhecimento populacional exigiu das organizações mundiais novas estratégias para manter o bem-estar na adultez avançada. A adultez avançada constitui-se como uma fase do desenvolvimento humano com caraterísticas multifacetadas, influenciada por vários fatores, não só por fatores biológicos, como psicológicos, sociais e culturais. Os centros de convívio vocacionados para adultos em idade avançada, constituem-se como lugares de promoção de desenvolvimento pessoal, cognitivo, e de aprendizagem, contribuindo para o bem-estar na adultez avançada. Neste contexto este estudo procura responder à seguinte pergunta de partida “como é percecionado, pelas mulheres que frequentam o Centro de convívio, o seu bem-estar e de que forma essa frequência contribuiu para esse bem-estar?”. Para responder a esta questão definimos um conjunto de objetivos: i) identificar as caraterísticas sociais, familiares e demográficas das mulheres que frequentam os centros de convívio; ii) identificar as aptidões de literacia emocional e de regulação emocional das mulheres que frequentam os centros de convívio; iii) identificar o bem-estar percecionado pelas mulheres ao frequentar o centro de convívio e de que forma este contribui para o seu bem-estar. A metodologia utilizada neste estudo caso, insere-se no paradigma quantitativo, selecionámos uma amostra de conveniência constituída por 12 mulheres com idades compreendidas entre os 53 e os 86 anos frequentadoras de um centro de convívio, salientando que o centro de convívio, é apenas frequentado por mulheres. O processo de recolha de dados foi realizado por meio da aplicação de quatro questionários. O questionário sociofamiliar, com a finalidade de avaliar as variáveis sociofamiliares; o Perth Emotion Regulation Competency Inventory (PERCI) para avaliar a regulação emocional e a Escala de Aptidões de Literacia Emocional (EALE), com o objetivo de avaliar a aptidão de literacia emocional. Estas duas últimas escalas tinham por objetivo aferir se o grau de regulação e literacia emocional se encontra dentro da média, permitindo uma melhor avaliação por parte da amostra da função do centro de convívio, como fator de bem-estar. O questionário de Autoperceção de Bem-Estar teve por finalidade perceber qual a autoperceção deste grupo de mulheres sobre o seu bemestar. Os resultados dos questionários foram analisados estatisticamente, através da construção de tabelas no Excel, da análise correlacional, da regressão linear e de tabelas de frequência. Os resultados obtidos permitiram constatar que estas mulheres apresentam uma boa literacia emocional e uma boa regulação emocional, capacidade que permitiu avaliar a importância dos centros de convívio para o seu bem-estar, manutenção da vida ativa e perceção de um envelhecimento inclusivo. Foi, ainda possível constatar que estas mulheres têm na frequência do centro de convívio a principal ocupação fora das suas lides domésticas, procurando esta resposta como uma forma de combater a solidão, aprender e melhorar o seu bemestar, proporcionando qualidade de vida e desempenhando um papel fulcral na ressignificação do processo de envelhecimento e da perda de papéis sociais.
- Avaliação e Gestão de Impacto SocialPublication . Santos, Ana João Ramos dos; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraNos últimos anos tem-se assistido a um crescente interesse das organizações sem fins lucrativos ou dinamizadoras de negócios sociais na perceção e demonstração do real impacto que as suas ações têm nas suas comunidades e na sociedade em geral. O presente trabalho apresenta como tema principal a avaliação e gestão de impacto social nas entidades que integram a Economia Social, tomando como amostra uma IPSS do Concelho de Leiria. O SIM Toolkit (Social Impact Management Toolkit) – uma bateria de instrumentos lançada em novembro de 2019 por uma consultora portuguesa e alguns parceiros europeus – constitui a base de partida para o presente estudo. O objetivo consiste em testar a aplicabilidade desses instrumentos, analisando as suas potencialidades e limitações. O SIM Toolkit é utilizado a partir da implementação de um ciclo de cinco etapas – o SIM Cycle. Devido a constrangimentos temporais, neste estudo foram aplicados apenas os instrumentos sugeridos para as primeiras duas etapas, o que implicou que ao longo do processo fossem concretizados vários focus groups, uma análise documental detalhada sobre a entidade em questão e seu contexto, e a aplicação de três questionários distintos aos colaboradores da instituição. Os resultados obtidos através de uma pesquisa exploratória demonstram que os instrumentos sugeridos são relativamente fáceis de utilizar de forma autónoma pelas organizações, mas que nem sempre se adequam aos contextos das mesmas. A necessidade de envolver diversos stakeholders na investigação demonstrou ainda que o processo de aplicação das ferramentas acaba muitas vezes por ser mais relevante do que propriamente os resultados obtidos, pois obriga a organização a confrontar-se com as suas fraquezas e a redesenhar as estratégias para poder avançar ao longo das etapas sugeridas. A aplicação de alguns dos instrumentos sugeridos no SIM Toolkit poderá representar uma excelente oportunidade para as organizações compreenderem a importância de avaliar e gerir o seu impacto para a consolidação da sua missão social e sustentabilidade.
- O CONTRIBUTO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADANIA ATIVA DOS ALUNOSPublication . Lobo, Raquel Antunes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO presente relatório de projeto aborda a Educação para a Cidadania implementada nas escolas através da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A cidadania ao ser repleta de valores e competências exige um confronto com o modelo escola se esta privilegiar a transmissão de conhecimentos. Pretendeu-se perceber como esses valores são promovidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e se são trabalhados em parceria com a comunidade envolvente. O objetivo do estudo consistiu em analisar a opinião dos docentes sobre a contribuição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para a cidadania ativa dos alunos. Para isso, no desenvolvimento do trabalho, adotámos uma abordagem de investigação qualitativa de caráter exploratório e como método de investigação o estudo de caso com recurso à técnica de recolha de dados de entrevista semiestruturada e à técnica de tratamento dos dados de análise de conteúdo. As entrevistas foram aplicadas via online através do software Skype, gravadas em formato de vídeo e, posteriormente, transcritas na sua totalidade para a análise de conteúdo. A população do estudo foi composta por uma amostra por conveniência, num total de 6 participantes exercendo funções no Agrupamento X, nomeadamente na sua sede, a escola EB2/3 e secundário. Os resultados obtidos permitem concluir que na opinião dos docentes, o desenvolvimento de projetos nos domínios da Educação para a Cidadania, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao proporcionar situações de vivências reais, que envolvem emocionalmente os alunos, promovem uma adoção de atitudes e comportamentos dignos de uma consciência para a cidadania ativa ao longo do tempo nas temáticas trabalhadas.
- Contributos dos Cursos EFA no desenvolvimento pessoal, profissional e comunitárioPublication . Graça, Ana Margarida Neves da; Lopes, Sara MónicoA educação e formação de adultos (EFA) é imprescindível na atual sociedade, pois esta está em constante transformação, sendo necessário a atualização dos indivíduos, ou seja os conhecimentos e as experiências são cada vez mais privilegiados especialmente em contexto profissional exigindo dos indivíduos mais qualificação. Assim, educar e formar não passa só pela educação formal (ensino tradicional), mas também pela educação não formal centrada nas aprendizagens ao longo da vida, tendo essencialmente em conta o saber-fazer adquirido através das práticas do quotidiano, tornando esta tipologia de ensino mais dinâmica e inclusiva, pois tem em conta as características do indivíduo certificando os seus saberes, competências e práticas através dos cursos de educação e formação de adultos, por exemplo o RVCC que foi mencionado no decorrer do presente trabalho. É importante salientar, que os saberes e competências que são adquiridos no quotidiano também podem ser de carácter informal (educação informal), estando por isso presentes aprendizagens involuntárias obtidas em contexto familiar ou social. Pode-se afirmar que o ensino não está unicamente reservado aos mais novos (crianças e jovens), mas também direcionado para os adultos e seniores, considerando que as aprendizagens podem ser obtidas na educação formal, não-formal e informal. Assim, cada tipologia será importante em distintas faixas etárias ou em determinados momentos da vida. Neste sentido, a investigação pretende compreender a perspetiva dos formandos e formadores/coordenadores dos cursos EFA do concelho de Leiria, nomeadamente no que diz respeito aos contributos que esta tipologia de formação proporcionou, bem como a perspetiva dos formandos/coordenadores em relação a este. Assim, na recolha de dados utilizou-se uma abordagem qualitativa, usando como técnicas de recolha dos dados os inquéritos por entrevista e por questionário.
- As entidades do terceiro setor do Concelho de Tomar – Alguns contributos para o desenvolvimento localPublication . Bastos, Sónia Sofia Alves; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraCom o desenvolvimento das organizações sem fins lucrativos que constituem o terceiro setor ou setor da economia social, nos últimos anos, torna-se pertinente analisar o seu impacto na economia atual e os seus contributos para o desenvolvimento da comunidade onde se inserem, neste caso, Tomar. Considerando as práticas de governança partilhada, através da participação e da responsabilidade partilhada de diversos parceiros sociais com atividade nas áreas social,educativa, desportiva, de cidadania, entre outras, quisemos perceber que sinergias e recursos podem vir a servir de base para o desenvolvimento das comunidades do concelho de Tomar. Fizemos um levantamento da situação atual, em termos de caracterização de entidades do terceiro setor e, de forma a percebermos o impacto das atividades desenvolvidas, aplicamos um questionário, abrangendo um grande número de entidades com atividade no concelho. Os resultados de 35 inquéritos permitem-nos apresentar a caracterização dessas organizações, as atividades desenvolvidas, o número de pessoas abrangidas pelas atividades, a existência de redes e parcerias com outras entidades e o seu contributo para a educação e desenvolvimento das comunidades em que se inserem.
- MALA DE CENASPublication . Fouto, Inês Ferreira da Conceição; Sousa, Jenny Gil; Proença, Ana Paula Coelho de PinaO presente trabalho de investigação incidiu no estudo dos diferentes modos de utilização da Mala de Cenas, enquanto estratégia de educação artística na formação profissional do animador sociocultural, em dois contextos distintos de formação: - o contexto de formação em sala de aula e no contexto de formação em ambiente de trabalho. Num primeiro momento a Mala de Cenas foi aplicada em sala de aula numa perspetiva de descoberta e interação com o dispositivo teatral, com o objetivo de produzir conteúdos teatrais, num segundo momento, numa outra perspetiva - de que fossem os próprios alunos a aplicar a mala com o público-alvo e a produzirem os seus recursos artísticos. A Mala de Cenas, é um dispositivo de mediação teatral, educativo e cultural, que recorre a diversas formas animadas, como marionetes de luva, de boca, de sombra, entre outros formas animadas, com o fito de criar espetáculos. Aliando mecanismos de aprendizagem através da arte, aos diferentes contextos de mediação do animador sociocultural, esta investigação-ação pretendeu explorar novas estratégias de educação artística, através do conceito da mala pedagógica de teatro, aqui denominada Mala de Cenas, e compreender, através de uma avaliação sistemática e contínua, de que forma o projeto influenciou a aprendizagem dos estudantes do curso profissional de animador sociocultural, assim como o impacto que a dinamização das atividades com a Mala de Cenas teve nos alunos, que desenvolveram a sua formação em contexto de trabalho. Os resultados obtidos, através da análise dos dois momentos de formação revelam as potencialidades da Mala de Cenas enquanto objeto mediador, concretizam os seus contributos para a formação do animador sociocultural e identificam diferentes modos de dinamização da Mala de Cenas.
- Perceções e experiências de conciliação da vida profissional e da vida familiar: um estudo de casoPublication . Filipe, Flávia Catarina de Sousa; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dosMais do que uma questão de justiça ou de direitos humanos, a igualdade de género é hoje considerada uma questão de desenvolvimento. No entanto, a persistência de uma marcada discussão entre desigualdade social e diferenças naturais ou biológicas contribui para que as desigualdades, muitas vezes, não sejam reconhecidas. No entanto, cada pessoa é influenciada desde a infância, por diferentes fatores sociais, que transmitem e reforçam padrões de comportamento culturais diferenciados para homem e mulher. De acordo com estes padrões, são construídos papéis sociais de género que condicionam as opções e percursos de mulheres e homens, associando as primeiras à esfera privada e os segundos à esfera pública. Não obstante a existência de um quadro legal internacional e nacional, onde a igualdade de género é transversal a diferentes áreas, o que vários estudos demonstram é que as desigualdades continuam a ser re/produzidas, tornando notória a necessidade de intervenção neste contexto. Associando a manutenção da desigualdade de género às profundas transformações sociais a que Portugal assistiu nos últimos anos, ao nível das relações laborais e familiares, o tema da conciliação da vida profissional e da vida familiar e privada ganha relevo. Tendo as autarquias locais uma especial responsabilidade nas questões sociais, culturais e educacionais da vida local, assumem também um papel fundamental nesta área, podendo, para isso, tanto numa vertente interna como numa vertente externa, desenvolver políticas que promovam a igualdade de género. Assim, este estudo vem debruçar-se sobre o caso dos trabalhadores e trabalhadoras do município de Tomar, procurando conhecer as suas perceções sobre papéis sociais de género e as suas conceções e experiências de conciliação da vida profissional e da vida familiar e privada.
- PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO NA CASA DO POVO DE ALQUEIDÃO DA SERRAPublication . Lage, Tatiana Vieira; Sousa, Jenny GilVivemos num país envelhecido onde as respostas sociais, nomeadamente as prestadas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social, se assumem como um elemento fulcral na estratégia do apoio à velhice e ao desenvolvimento da população idosa, numa lógica de promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido. Neste sentido, pretendeu-se com o presente estudo perceber de que modo é que a Casa do Povo de Alqueidão da Serra contribui para a promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido da comunidade onde se insere. Através da realização de um estudo de caso objetivou-se mapear o trabalho desenvolvido pela Casa do Povo no âmbito do envelhecimento ativo e bem sucedido a nível comunitário; conhecer as propostas dos clientes e seus familiares no que se refere ao envelhecimento ativo e bem sucedido; identificar as representações dos profissionais da Instituição relativamente ao papel da Casa do Povo no âmbito do envelhecimento ativo dos clientes; identificar propostas de melhoria a serem realizadas pela Casa do Povo no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e bem sucedido; e, por fim, apresentar práticas potenciadoras da promoção do envelhecimento ativo. Para se conseguir dar resposta a estes objetivos, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada, realizada aos clientes e às funcionárias da instituição e o questionário, constituído essencialmente por questões abertas, foi aplicado aos familiares/representantes dos idosos. O tratamento dos dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdo. Os dados apurados permitiram perceber, através de vários olhares, a importância da instituição ao nível da promoção do envelhecimento ativo e bem-sucedido, percebendo quais são as áreas de intervenção mais valorizadas e que poderão ser mais exploradas de futuro.
- A relevância do desenvolvimento humano versus desenvolvimento comunitário: uma nova perspetiva do apoio ao envelhecimento ativo no centro diaPublication . Pereira, Catarina Isabel Pedrosa Sá,; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO aumento do número de pessoas com mais de sessenta e cinco anos na população portuguesa suscitou a criação de medidas políticas capazes de dar resposta às necessidades da população desta faixa etária e às suas famílias. Neste sentido, foram criadas diferentes respostas sociais, especificamente, centros de dia que visam acompanhar e apoiar as famílias em alturas de maior fragilidade. A integração dos idosos nos centros de dia tornou-se uma alternativa à institucionalização, permitindo esta que o idoso possa continuar a habitar a sua casa, a manter o seu relacionamento com pessoas significativas, criando-se assim condições para a sua participação na vida da comunidade em que está inserido. O presente estudo pretende analisar de que modo a Resposta Social Centro de Dia, da Instituição Particular de Solidariedade Social Centro Social de Valado dos Frades, é promotora do desenvolvimento humano e comunitário no combate ao isolamento das pessoas idosas. Este estudo avalia, pela perspetiva do cliente, a dinâmica institucional do Centro de Dia e a perspetiva que o cliente tem dessa oferta e do seu efeito nas dinâmicas do seu desenvolvimento. Assim, no âmbito deste estudo, pretendeu-se analisar as motivações que levaram os idosos a integrar a resposta social Centro de Dia e o seu grau de satisfação relativamente aos serviços disponibilizados. Os dados foram obtidos por inquérito por questionário através do qual procurámos saber o grau de satisfação dos idosos que frequentam o Centro de Dia, bem como perceber como utilizam as atividades propostas. Os dados obtidos constituem uma oportunidade de reflexão sobre o papel da resposta social centro de dia, no contexto específico deste estudo, permitindo igualmente apontar modos de ação junto da população idosa no âmbito do Desenvolvimento Humano e Comunitário. Pelos dados obtidos no estudo, foi possível inferir que os clientes de Centro de Dia procuram esta resposta social sobretudo pelas atividades de âmbito sociocultural e pelo processo relacional que esta resposta oferece, relegando para segunda opção a procura de serviços básicos (alimentação e cuidados de higiene) e revelando uma perceção v positiva da importância que a ocupação, com atividades partilhadas com os outros lhe confere para o seu bem-estar.
- O Sucesso escolar em institutições de acolhimento para crianças e jovens em riscoPublication . Oliveira, Marta Vieira de; Santos, Rui Miguel DuarteUma das medidas de promoção e proteção para crianças e jovens em perigo que poderá ser aplicada em Portugal é o acolhimento institucional de acordo com a Lei nº 147/99. Assim, por todo o país, existem instituições que acolhem crianças e jovens vindas de famílias disfuncionais. Estas instituições devem proporcionar condições que permitam o desenvolvimento integral das crianças e jovens, nomeadamente a sua educação e bem-estar. No que concerne à situação escolar das crianças e jovens em acolhimento institucional, são diversificadas as boas práticas, mas também as dificuldades que as instituições têm de enfrentar. Assim, este estudo pretende compreender de que modo as instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco contribuem para alcançar o sucesso escolar dos acolhidos. Este é um estudo qualitativo, realizado nos distritos de Leiria e Santarém, com uma amostra total de 4 instituições de acolhimento, 1 Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e 3 Lares de Infância e Juventude (LIJ). Em cada instituição foi selecionado um jovem acolhido e um técnico para a realização de entrevistas. Foi também aplicado um questionário sociodemográfico aos técnicos entrevistados com o objetivo contextualizar a realidade das instituições. Os resultados revelam que existe um número insuficiente de colaboradores para acompanhar e supervisionar a área escolar em duas instituições de acolhimento. Para colmatar esta lacuna os técnicos contam com a existência de alguns voluntários, estagiários e professores colocados ao abrigo do Plano CASA. Também foi encontrado como limitação a falta de formação na área escolar por parte dos colaboradores. Os locais de estudo localizam-se na sala de estudo e nos quartos apresentando na generalidade boas condições. Os jovens mantêm uma boa relação com colaboradores e colegas da instituição encontrando-se integrados na sua comunidade educativa. As instituições de acolhimento mantêm uma relação próxima com os estabelecimentos de ensino tendo uma comunicação fluída. iv Relativamente a regras relacionadas com a área escolar destaca-se o estudo diário. Por fim, todos os jovens manifestaram gostar da área/curso que estão a tirar, sendo que o tempo máximo de deslocação é de uma hora de autocarro para o seu estabelecimento de ensino. Assim, este estudo demonstra algumas diferenças e similitudes entre as instituições analisadas, mas também alterações relativamente à perceção dos jovens e técnicos sobre o contributo das instituições de acolhimento no sucesso escolar. Cada instituição de acolhimento apesar das limitações que possui tenta adequar a melhor metodologia de intervenção na área escolar para promover o sucesso escolar das crianças e jovens acolhidos.