Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O papel do líder na melhoria da escolaPublication . Fernandes, Rui Manuel Pinto; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraNa primeira parte do trabalho, procuramos entender a problemática da liderança numa contextualização organizacional e a importância de alguns instrumentos utilizados para levar a cabo a tarefa de dirigir uma organização, no caso um agrupamento de escolas. Posteriormente, contextualizada a organização em estudo e definidas as opções metodológicas do estudo, analisam-se e comentam-se as respostas dadas nas entrevistas realizadas a um grupo de elementos da comunidade educativa tendo como objetivo perceber a sua perceção em relação a gestão e liderança do agrupamento. No seguimento desta analise e comentário fazemos propostas de melhoria nos aspetos considerados menos fortes ou a necessitar de uma evolução positiva. Deve referir-se que toda a conjuntura de análise, avaliação e propostas passam por considerar, unicamente, as matérias que dependem no atual quadro legal exclusivamente do líder, neste caso, do diretor, uma vez que em todas as outras não pode o líder ser determinante na sua implementação.
- O papel dos conselhos municipais de educação na definição das politicas educativas locais: o caso do município da Marinha GrandePublication . Pedrosa, Lígia Maria Moreira; Silva, José Manuel Carraça daO objeto de estudo deste trabalho de investigação centra-se na reflexão do papel dos Conselhos Municipais de Educação (CME) na definição de uma política educativa local. Partindo de uma abordagem à regulação das políticas educativas e à problemática do binómio centralização - descentralização da administração da educação em Portugal, focámos o estudo empírico num caso específico, o Conselho Municipal de Educação da Marinha Grande. Esta investigação assume uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, que envolve desde a análise documental, à realização de entrevistas semiestruturadas e à análise do seu conteúdo, que permitiu a recolha de informação sobre as dinâmicas do CME. Os resultados, que não podem ser generalizados dada a natureza do estudo, apontam a educação como uma prioridade na política da Câmara Municipal da Marinha Grande, cuja ação é reconhecida pelos agentes educativos entrevistados. Os contributos do CME na definição de uma política local de educação são ainda reduzidos, o que resulta em algum desinteresse por parte dos conselheiros. A par deste constrangimento surge a visão dos agentes educativos outsiders que consideram que a capacidade e a valorização do órgão consultivo depende, igualmente, dos elementos que o integram e da sua competência em constituir uma agenda política sobre as questões de educação, que fomente a construção do conhecimento que fundamente e justifique as tomadas de decisão. Os entrevistados, na sequência da reflexão que fizeram sobre o funcionamento do CME, e numa atitude positiva, sugeriram algumas alterações a este órgão de forma a otimizá-lo, e creem na viabilidade da construção de uma política educativa municipal, a qual poderia ser formalizada e consubstanciada num Projeto Educativo Concelhio. Em suma, a conceção e dinamização desta investigação não só cumpriu os objetivos delineados, como se constitui como um documento de referência, para a construção de políticas educativas profícuas e sustentáveis.
- Perceção da qualidade e sucesso num território educativo de intervenção prioritária: estudo de casoPublication . Pereira, Isabel da Ascensão da Silva; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraOs Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) foram criados em Portugal em 1996. Têm por base o princípio de discriminação positiva e inspiram-se na educação compensatória desenvolvida nos Estados Unidos, nas Educational Priority Areas britânicas e nas Zones d’Education Prioritaires em França. Na sequência da descentralização e territorialização das políticas educativas, os TEIP possibilitam o reforço da autonomia das escolas interligando-a com mecanismos para a sua agilização. Os Agrupamentos de escolas que, pelas características da sua população escolar e comunidade envolvente, foram incluídos ou se candidataram aos vários projetos TEIP, implementam desde então estratégias para combater o abandono escolar precoce, a indisciplina, a exclusão e o insucesso escolares. Favorece-se a orientação educativa e a qualificação para a vida ativa recorrendo a parcerias sociais e empresariais existentes na envolvência geográfica da escola. Privilegia-se a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares. Este estudo de caso visa perceber de que forma foram implementadas as políticas educativas ligadas ao programa TEIP num agrupamento de escolas da zona centro e constatar os seus efeitos práticos, em especial no que se refere à gestão organizacional e educativa e o seu contributo para a melhoria da qualidade do sucesso educativo.
- Relatório de estágioPublication . Silva, Daniela Filipa Santos Morais; Oliveira, Fernanda Maria FernandesO presente relatório é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 1640 horas de estágio no centro de Thalasso-SPA do Hotel Costa Calero em Lanzarote. SPA, palavra com origem no latim Salute Per Aqua, significa “saúde pela água” e a talassoterapia deriva do latim Thalasso que significa “mar” e therapea, que quer dizer tratamento. Em suma, o centro de Thalasso-SPA onde o estágio foi realizado utiliza a água do mar e as suas propriedades nos serviços que oferece aos seus clientes. Este é um trabalho desenvolvido no âmbito das áreas do turismo e da sustentabilidade uma vez que é do interesse da hotelaria proteger o ambiente natural em que se insere já que este faz parte do “produto” que oferece aos clientes. São objetivos deste trabalho, fazer um levantamento, em termos de existência de boas práticas ambientais de ações desenvolvidas no referido SPA; sugerir algumas recomendações para melhorar a performance ambiental no turismo; proporcionar abertura e sugerir outros trabalhos relacionados com esta temática e por fim, apresentar um guia orientador com boas práticas quer para clientes, quer para o STAFF do SPA. Como resultado dos conteúdos aprendidos durante a parte prática, são feitas duas propostas de Manual de Boas-Práticas. Estes foram elaborados, em vista o seu aproveitamento por parte do Hotel. Por fim, considera-se que esta experiência foi bastante positiva, o facto de o hotel não ter implementada uma grande estrutura de preservação ambiental permitiu que fosse possível abrir o diálogo para estas questões junto de alguns chefes de departamento. De futuro, seria interessante para o Hotel Costa Calero desenvolver um Manual de Boas-Praticas para todo o Hotel e, quem sabe, elaborar um relatório de sustentabilidade para apresentar aos seus clientes e parceiros.
- O Sucesso escolar em institutições de acolhimento para crianças e jovens em riscoPublication . Oliveira, Marta Vieira de; Santos, Rui Miguel DuarteUma das medidas de promoção e proteção para crianças e jovens em perigo que poderá ser aplicada em Portugal é o acolhimento institucional de acordo com a Lei nº 147/99. Assim, por todo o país, existem instituições que acolhem crianças e jovens vindas de famílias disfuncionais. Estas instituições devem proporcionar condições que permitam o desenvolvimento integral das crianças e jovens, nomeadamente a sua educação e bem-estar. No que concerne à situação escolar das crianças e jovens em acolhimento institucional, são diversificadas as boas práticas, mas também as dificuldades que as instituições têm de enfrentar. Assim, este estudo pretende compreender de que modo as instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco contribuem para alcançar o sucesso escolar dos acolhidos. Este é um estudo qualitativo, realizado nos distritos de Leiria e Santarém, com uma amostra total de 4 instituições de acolhimento, 1 Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e 3 Lares de Infância e Juventude (LIJ). Em cada instituição foi selecionado um jovem acolhido e um técnico para a realização de entrevistas. Foi também aplicado um questionário sociodemográfico aos técnicos entrevistados com o objetivo contextualizar a realidade das instituições. Os resultados revelam que existe um número insuficiente de colaboradores para acompanhar e supervisionar a área escolar em duas instituições de acolhimento. Para colmatar esta lacuna os técnicos contam com a existência de alguns voluntários, estagiários e professores colocados ao abrigo do Plano CASA. Também foi encontrado como limitação a falta de formação na área escolar por parte dos colaboradores. Os locais de estudo localizam-se na sala de estudo e nos quartos apresentando na generalidade boas condições. Os jovens mantêm uma boa relação com colaboradores e colegas da instituição encontrando-se integrados na sua comunidade educativa. As instituições de acolhimento mantêm uma relação próxima com os estabelecimentos de ensino tendo uma comunicação fluída. iv Relativamente a regras relacionadas com a área escolar destaca-se o estudo diário. Por fim, todos os jovens manifestaram gostar da área/curso que estão a tirar, sendo que o tempo máximo de deslocação é de uma hora de autocarro para o seu estabelecimento de ensino. Assim, este estudo demonstra algumas diferenças e similitudes entre as instituições analisadas, mas também alterações relativamente à perceção dos jovens e técnicos sobre o contributo das instituições de acolhimento no sucesso escolar. Cada instituição de acolhimento apesar das limitações que possui tenta adequar a melhor metodologia de intervenção na área escolar para promover o sucesso escolar das crianças e jovens acolhidos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: a flutuabilidade com crianças do 1.º anoPublication . Fernandes, Teresa Margarida Pinho; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. A Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II referente à dimensão investigativa. Na Parte I é apresentada uma reflexão crítica e fundamentada relativamente às minhas expetativas, principais aprendizagens e experiências mais marcantes em cada um dos contextos vivenciados nas Práticas Pedagógicas. Apresenta-se ainda uma breve reflexão sobre o que perspetivo ser enquanto futura educadora e professora, fazendo referência aos aspetos que considero essenciais para o bom exercício da profissão. Na parte II é apresentada a investigação realizada com uma turma do 1.º ano de escolaridade sobre as conceções dos alunos relativamente à flutuabilidade de objetos em água. O presente estudo apresenta um carácter qualitativo/interpretativo, uma vez que se pretendeu compreender as conceções alternativas dos alunos e perceber a influência das atividades práticas e experimentais na alteração dessas conceções iniciais. Os dados recolhidos revelam, de um modo geral, uma mudança das ideias iniciais dos alunos para ideias cientificamente mais corretas relativamente à flutuação de objetos. Verifica-se ainda que, mesmo os alunos que não alteraram por completo a sua conceção inicial modificaram em parte as suas ideias, recorrendo a exemplos das atividades realizadas em contexto de sala de aula. Este aspeto levou-me a considerar que o conjunto de atividades propostas teve uma influência positiva para os alunos.
