ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
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- Comunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distânciaPublication . Rosa, Sílvia São João; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA Educação para Todos emerge pela necessidade de responder a cada criança tendo em conta as suas necessidades e características. Comunicar, exprimir as suas vontades e emoções, é o que se pretende para toda e qualquer criança em constante desenvolvimento. A presente investigação assenta na necessidade eminente de reformular a escola, devido ao aparecimento de uma pandemia que, inesperadamente, tornou o ensino à distância. O principal objetivo desta investigação foi apurar se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) facilita o desenvolvimento da comunicação, bem como a aquisição de novas aprendizagens em crianças com perturbação do espectro de Autismo (PEA). Numa parte inicial adaptaram-se histórias infantis em escrita fácil e com símbolos Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC). Posteriormente, foram construídos outros materiais como jogos ou canções em que as professoras titulares, professoras de educação especial e encarregados de educação (em contexto familiar) aplicaram às suas crianças com PEA. A metodologia utilizada foi uma investigação ação de caracter qualitativo em que através de três Focus Groups se recolheram informações sobre a aquisição e explanação de novos conhecimentos, bem como a melhoria da autoestima, a expressão de necessidades e emoções da criança.
- EMENTAS ACESSÍVEIS EM CONTEXTO DE UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOSPublication . Moreira, Adriana Simões; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar dePortugal é um país envelhecido, com uma população que se iniciou no mercado de trabalho de uma forma precoce. Este tipo de regime era comum na sociedade, criando uma população sem formação e progressos profissionais. Com uma esperança média de vida mais duradoura cria-se uma grande percentagem de indivíduos sem escolaridade, com dificuldades a ler e a escrever ou mesmo analfabetos. A acessibilidade comunicacional encontra-se em evolução, contudo, ainda não chegou a todos os meios, nomeadamente, os locais que infelizmente acolhem uma grande parte da população mais velha. Devido aos acidentes domiciliares, as Unidades de Cuidados Continuados e Integrados recebem um número significativo de idosos, para que os mesmos possam reabilitar nos seus espaços, porém, grande parte destes não tem acesso à informação ao seu redor O presente projeto de investigação pretende intervir numa pequena parte da vida dos utentes em cuidados continuados, através da adaptação de ementas. Conta-se com uma amostra de 81 utentes, sendo os objetivos do projeto de investigação: Analisar o impacto da comunicação aumentativa; Analisar o impacto da implementação de ementas adaptadas em contexto de UCCI; Promover a inclusão dos utentes com baixa literacia e incapacidade intelectual; Observar a adaptação dos colaboradores às ementas inseridas. Este é um estudo de caso, com cariz qualitativo e com recurso ao design thinking. Os instrumentos de recolha de dados foram o inquérito por questionário, a observação participante, as entrevistas e a análise de conteúdo. A resistência por parte da população a algo que lhes é estranho pode ser persistente, todavia, os agentes da mudança são essenciais para quebrar barreiras e demonstrar à população, à qual se está a intervir, a diferença que se pode trazer para as suas vidas.
- Hábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de AtençãoPublication . Alves, Dina Bela de Jesus Dias; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo- motor (IPL/ESECS) e visa estudar a importância dos hábitos e das rotinas para as crianças com Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). Seguindo a lógica de uma revisão sistemática de literatura, recorreu-se à pesquisa e análise de estudos realizados com crianças com PHDA, com idades entre os 6 e os 16 anos, publicados na B-On, entre 2016 e 2021, de acesso livre e em três línguas (português de Portugal, português do Brasil, espanhol e inglês). Após o processo previsto pelo fluxograma PRISMA (Galvão, Pansani & Harrad, 2015), 1269 artigos foram identificados e, destes, 3 preencheram os critérios de inclusão no estudo. Dois avaliadores analisaram a qualidade dos artigos seguindo a proposta de Apóstolo (2017). A análise descritiva dos resultados mostrou que i) crianças com PHDA que vivem em contextos familiares com rotinas regulares, experienciarão menos ansiedade e terão um comportamento mais adaptativo do que crianças que vivem em famílias com rotinas irregulares; ii) os padrões e os hábitos podem ser associados ao agravamento ou à atenuação dos sintomas das crianças com PHDA e iii) as crianças com PHDA têm hábitos de vida diferentes dos das crianças com desenvolvimento típico (por exemplo, precisam de mais tempo para estudar e dormem menos horas por noite). Estas evidências reforçam a ideia de que intervenções implementadas nas rotinas das crianças poderão ser muito promissoras na resolução de problemas académicos e comportamentais relacionados com a PHDA. Face a estes resultados, considera-se que o estudo dos hábitos e das rotinas na PHDA será uma auspiciosa área de investigação no âmbito da Educação Inclusiva.
- A Música enquanto Recurso Pedagógico para Auxiliar Crianças com DislexiaPublication . Olival, Sara Filipa Moreira do; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório de projeto incide sobre uma problemática cada vez mais presente nas escolas em Portugal relativa às dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). Incide, ainda, sobre o desafio de integrar as artes, mais especificamente a música, enquanto recurso didático-pedagógico nos diferentes níveis de ensino. Exploram-se as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, nas quais se enquadra a dislexia, DAE que as crianças selecionadas para estes estudos de caso apresentam, assim como o recurso à música no processo de ensino-aprendizagem. A importância que reveste a leitura, uma porta que nos permite atingir novos conhecimentos, uma janela sobre mundos desconhecidos e aprendizagens inesperadas, também influenciou a escolha do tema em estudo. Saber ler reveste-se de uma importância indescritível na vida de qualquer ser humano, sendo uma competência sem a qual se torna difícil comunicar e aprender. Assim, a capacidade de saber ler é relevante (essencial), não apenas durante a infância e aquando da escolaridade obrigatória, mas na vida futura de qualquer indivíduo. Nesse sentido, poderá a música, enquanto recurso didáticopedagógico, ajudar a desenvolver as competências linguísticas e cognitivas de crianças com DAE e, mais concretamente, com dislexia? Partindo deste interesse, formulou-se a seguinte pergunta de partida “De que forma a música pode influenciar a motivação, a atenção e a capacidade leitora das crianças com dislexia?”. As sessões do projeto de intervenção foram planificadas tendo em conta as necessidades das crianças. A fase de implementação iniciou no final do 1.º período do ano letivo 2020/2021, em contexto de ATL, com os dois participantes, crianças com dislexia, e outras crianças sem esta DAE. Devido à situação pandémica que atravessava o país e aos confinamentos, motivados pela COVID19, a intervenção foi interrompida, condicionando o processo iniciado. Assim, apesar do presente relatório incorporar evidências relativas às sessões realizadas com recurso à canção, o seu foco teve de ser alterado. Centrou-se, na compreensão do recurso à música no processo de ensino-aprendizagem de duas crianças com dislexia, que frequentavam o 4.º ano, e na leitura, em particular, no que diz respeito não só à motivação e à atenção, mas também na sua capacidade leitora. A pesquisa bibliográfica proporcionou um quadro teórico atualizado que permitiu compreender os contributos da utilização da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos disléxicos. Esta compreensão foi apoiada pelos resultados decorrentes da aplicação dos instrumentos de recolha de dados, nos vários contextos educativos por eles frequentados. Por fim, apresentaram-se e analisaram-se os dados obtidos através das técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados, dos quais fazem parte a observação participante, a entrevista e o inquérito por questionário. As evidências recolhidas sugeriram o aumento da motivação destas duas crianças, nomeadamente, durante o curto período de realização das sessões de intervenção e durante a sua participação em atividades musicais. A limitação do nosso trabalho prendeu-se com a impossibilidade de aprofundar a experimentação dos modos de utilização da música como recurso pedagógico, devido aos confinamentos a que estivemos sujeitos. Apesar desta limitação, as evidências sugerem que a música é não só um excelente recurso motivacional, mas também uma área e arte que pode e deve ser integrada, per si, e em todas as áreas do currículo, pois beneficia todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.