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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de projeto incide sobre uma problemática cada
vez mais presente nas escolas em Portugal relativa às dificuldades de
aprendizagem específicas (DAE). Incide, ainda, sobre o desafio de
integrar as artes, mais especificamente a música, enquanto recurso
didático-pedagógico nos diferentes níveis de ensino. Exploram-se as
dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, nas quais
se enquadra a dislexia, DAE que as crianças selecionadas para estes
estudos de caso apresentam, assim como o recurso à música no
processo de ensino-aprendizagem.
A importância que reveste a leitura, uma porta que nos permite atingir
novos conhecimentos, uma janela sobre mundos desconhecidos e
aprendizagens inesperadas, também influenciou a escolha do tema em
estudo. Saber ler reveste-se de uma importância indescritível na vida
de qualquer ser humano, sendo uma competência sem a qual se torna
difícil comunicar e aprender. Assim, a capacidade de saber ler é
relevante (essencial), não apenas durante a infância e aquando da
escolaridade obrigatória, mas na vida futura de qualquer indivíduo.
Nesse sentido, poderá a música, enquanto recurso didáticopedagógico,
ajudar a desenvolver as competências linguísticas e
cognitivas de crianças com DAE e, mais concretamente, com dislexia?
Partindo deste interesse, formulou-se a seguinte pergunta de partida
“De que forma a música pode influenciar a motivação, a atenção e a
capacidade leitora das crianças com dislexia?”.
As sessões do projeto de intervenção foram planificadas tendo em
conta as necessidades das crianças. A fase de implementação iniciou
no final do 1.º período do ano letivo 2020/2021, em contexto de ATL,
com os dois participantes, crianças com dislexia, e outras crianças sem
esta DAE. Devido à situação pandémica que atravessava o país e aos
confinamentos, motivados pela COVID19, a intervenção foi
interrompida, condicionando o processo iniciado.
Assim, apesar do presente relatório incorporar evidências relativas às
sessões realizadas com recurso à canção, o seu foco teve de ser
alterado. Centrou-se, na compreensão do recurso à música no
processo de ensino-aprendizagem de duas crianças com dislexia, que
frequentavam o 4.º ano, e na leitura, em particular, no que diz respeito
não só à motivação e à atenção, mas também na sua capacidade
leitora.
A pesquisa bibliográfica proporcionou um quadro teórico atualizado
que permitiu compreender os contributos da utilização da música no
processo de ensino-aprendizagem dos alunos disléxicos. Esta
compreensão foi apoiada pelos resultados decorrentes da aplicação
dos instrumentos de recolha de dados, nos vários contextos educativos
por eles frequentados.
Por fim, apresentaram-se e analisaram-se os dados obtidos através das
técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados, dos quais
fazem parte a observação participante, a entrevista e o inquérito por
questionário. As evidências recolhidas sugeriram o aumento da
motivação destas duas crianças, nomeadamente, durante o curto
período de realização das sessões de intervenção e durante a sua
participação em atividades musicais.
A limitação do nosso trabalho prendeu-se com a impossibilidade de
aprofundar a experimentação dos modos de utilização da música como
recurso pedagógico, devido aos confinamentos a que estivemos
sujeitos. Apesar desta limitação, as evidências sugerem que a música é
não só um excelente recurso motivacional, mas também uma área e
arte que pode e deve ser integrada, per si, e em todas as áreas do
currículo, pois beneficia todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Description
Keywords
Canção Dislexia Ensino-aprendizagem Leitura Motivação Música