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Hábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de Atenção

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O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo- motor (IPL/ESECS) e visa estudar a importância dos hábitos e das rotinas para as crianças com Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). Seguindo a lógica de uma revisão sistemática de literatura, recorreu-se à pesquisa e análise de estudos realizados com crianças com PHDA, com idades entre os 6 e os 16 anos, publicados na B-On, entre 2016 e 2021, de acesso livre e em três línguas (português de Portugal, português do Brasil, espanhol e inglês). Após o processo previsto pelo fluxograma PRISMA (Galvão, Pansani & Harrad, 2015), 1269 artigos foram identificados e, destes, 3 preencheram os critérios de inclusão no estudo. Dois avaliadores analisaram a qualidade dos artigos seguindo a proposta de Apóstolo (2017). A análise descritiva dos resultados mostrou que i) crianças com PHDA que vivem em contextos familiares com rotinas regulares, experienciarão menos ansiedade e terão um comportamento mais adaptativo do que crianças que vivem em famílias com rotinas irregulares; ii) os padrões e os hábitos podem ser associados ao agravamento ou à atenuação dos sintomas das crianças com PHDA e iii) as crianças com PHDA têm hábitos de vida diferentes dos das crianças com desenvolvimento típico (por exemplo, precisam de mais tempo para estudar e dormem menos horas por noite). Estas evidências reforçam a ideia de que intervenções implementadas nas rotinas das crianças poderão ser muito promissoras na resolução de problemas académicos e comportamentais relacionados com a PHDA. Face a estes resultados, considera-se que o estudo dos hábitos e das rotinas na PHDA será uma auspiciosa área de investigação no âmbito da Educação Inclusiva.

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Educação Especial PHDA Educação Inclusiva Crianças

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