ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC
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- O blogue numa turma de currículos alternativosPublication . Henriques, Fernando Jorge da Rocha Marques; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
- A construção da autonomia no uso das TIC : avaliar o impacto das tutorias entre pares no 1.º cicloPublication . Alvega, Maria Fernanda Ramos Nico; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
- Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do somPublication . Conde, Bruno Jorge Mendes; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Filipe Alexandre da SilvaA aprendizagem da Física é uma área repleta de dificuldades e é frequente as conceções alternativas limitarem a compreensão profunda de diversos domínios desta disciplina. Em especial, no domínio do som, é comum encontrar essas conceções. As metodologias ativas de aprendizagem têm sido usadas com eficácia para o ensino das ciências numa abordagem construtivista, onde se parte das conceções alternativas para promover a construção de modelos mentais que se aproximam dos modelos conceptuais cientificamente aceites. Por seu lado, também a utilização de simuladores computacionais contribui significativamente para vários domínios de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências. Nesta investigação, pretende-se averiguar quais os contributos que uma sequência didática de atividades aporta para a evolução conceptual dos alunos relativamente aos conceitos envolvidos no domínio curricular “Produção e Propagação do Som” da disciplina de Físico-Química. As atividades assentam numa metodologia de aprendizagem baseada em problemas com utilização de simuladores computacionais, constituindo-se uma metodologia ativa de aprendizagem, nas quais os alunos têm um papel central e o professor é um facilitador. Analisam-se as conceções alternativas dos alunos acerca dos diferentes conteúdos curriculares em estudo e a sua respetiva evolução conceptual, assim como a perceção dos alunos relativamente à metodologia de aprendizagem e aos simuladores utilizados. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada numa investigação-ação, com uma turma de alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria. Os resultados mostram que existiu evolução na compreensão conceptual dos conteúdos curriculares em estudo em todas as questões analisadas, mas que a sequência didática não foi suficiente para que todos os alunos construíssem conceções cientificamente aceites em todos os conteúdos curriculares estudados, para além de se verificar o desenvolvimento de algumas conceções alternativas. Os alunos revelam satisfação com a metodologia de aprendizagem utilizada e com a utilização dos simuladores, mas afirmam sentir necessidade do papel mais interventivo do professor para sustentar e validar as aprendizagens realizadas.
- Os dedos como extensão do pensamento – os usos das tecnologias por jovens de uma escola públicaPublication . Martins, José António Costa; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
- Motivação para Promover a Leitura Através da GamificaçãoPublication . Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa; Santos, Filipe Alexandre da SilvaNeste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.
- Potencialidades e desafios do desenvolvimento de um projeto etwinning, em educação pré-escolarPublication . Almeida, Margarida Isabel Gonçalves da Silva; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
- Tempos e modos de apropriação das tecnologias por criançasPublication . Silva, Alexandra Marisa de Sousa; Fonseca, Marta Sofia Abreu da; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesNa sociedade contemporânea, as experiências de lazer das crianças são abreviadas, pelo condicionamento dos tempos livres nos quais impera uma certa institucionalização da criança, com repercussões nas culturas de infância. A par disto, observamos o quão naturalmente a tecnologia se entrosou no quotidiano de todos nós. As crianças exploram desde cedo os dispositivos, com os pais a recorrer ao smartphone para as aquietar e distrair – evidenciando-se o fenómeno de “technoference” (abreviação de interferência tecnológica nas interações da família.). Pretendeu-se assim, através do presente estudo, compreender a forma como as crianças usam e se apropriam das tecnologias e se esta apropriação tem alguns efeitos, nomeadamente, na desatenção. Metodologicamente, a presente investigação seguiu uma metodologia qualitativa, própria do estudo de caso. Envolveu a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 38 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, a frequentar a escola internacional de Billund, na Dinamarca. Além disso, também se entrevistaram 4 pais. A análise dos resultados permite concluir os tempos de lazer são pautados pela liberdade de escolha nas atividades a realizar. Dentro desta liberdade, as crianças preferem as atividades físico-desportivas, a par das tecnológicas para ocupar o seu tempo. Todas as crianças garantem passar algum tempo online, após o término das aulas, sobretudo a jogar, ver vídeos e/ou ouvir música. A Internet é importante no seu quotidiano, pois facilita a comunicação com os amigos e garante o entretenimento. De uma forma geral, os pais e os alunos, identificaram parcos critérios da desatenção. Apesar disto, a distração por estímulos externos apresentou o maior número de observações. Conclui-se, assim, o quão importante é continuarmos esta reflexão na compreensão e subsequente apropriação das tecnologias pelas crianças, bem como os potenciais efeitos. Assim, estaremos mais perto de promover inferências consistentes e favorecer o desenvolvimento saudável e integrado das crianças.
- A utilização de Podcast como ferramenta pedagógica inovadora no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Carvalho, Laura Marcelino; Fonseca, Marta Sofia Abreu da; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesNa atual era dos conteúdos e do conhecimento gerada pelo mundo digital, o ensino já não deve centrar-se no professor e na transmissão do saber. Impõe se a necessidade de inovar e de envolver os alunos na construção das suas aprendizagens. Inovar através de novas práticas pedagógicas suportadas pelas tecnologias. O Podcast é uma ferramenta em ascensão, versátil, acessível, gratuita e de interesse educativo tanto como ferramenta de escuta de conteúdos como ferramenta de produção de conteúdos. Este estudo pretendeu, assim, compreender como usar a ferramenta Podcast num projeto de inovação pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico, colocando o aluno no centro da aprendizagem através do trabalho colaborativo, de modo a dar enfâse aos seus interesses e valorizar as suas competências através do recurso às tecnologias. Adotou-se uma metodologia de Investigação-Ação, desenvolvida em dois ciclos, com os objetivos de aferir as modalidades de uso da ferramenta Podcast, identificar as limitações do uso da ferramenta Podcast, verificar o grau de satisfação das crianças com o uso da ferramenta Podcast, determinar as práticas pedagógicas inovadoras associadas ao uso da ferramenta Podcast e identificar formas de gestão do tempo na sala de aula num projeto de uso da ferramenta Podcast. A análise e a discussão dos resultados permitiram concluir que é possível implementar um projeto Podcast com alunos na faixa etária entre os 9 e 10 anos, envolvendo-os em todas as etapas ultrapassadas algumas limitações. Este tipo de projeto parece ser do agrado dos alunos por razões relacionadas com o divertimento e o bem-estar, a aprendizagem e a inovação. Um projeto Podcast promove a implementação de novas práticas pedagógicas, tal como o trabalho colaborativo, e estas estão relacionadas com o grau de satisfação dos alunos. Por fim, apuraram-se algumas estratégias para garantir uma gestão eficaz do tempo.
- Utilização de softwares educativos no ensino da matemática no 1.º CicloPublication . Henriques, Elsa Marcelina Mendonça Pereira; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
- Utilização do ePortfolio como contexto integrador da tecnologia na aprendizagemPublication . Vieira, Susana Urbana Caldeira; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesA tecnologia não deve ser usada apenas para mudar o modo de como o aluno tem acesso à informação, é também importante integrá-la pedagogicamente na sua aprendizagem, de forma ativa e criativa. Existem diversos modelos de integração pedagógica da tecnologia. O modelo desenvolvido por Kimmons em 2020, PIC RAT, é um modelo focado no aluno e orientado pela pedagogia, que incentiva o professor a pensar sobre o uso eficaz da tecnologia, de modo a fortalecer o envolvimento e o desempenho dos alunos e a contribuir para o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Urge refletir sobre o insucesso dos alunos na disciplina de Física e Química, e desenvolver neles, competências de aprendizagem para lidar com os desafios do século XXI. Neste projeto de investigação-ação, paralelamente à implementação do ePortfolio, criaram-se diversos contextos de aprendizagem assentes em metodologias ativas, onde se fez a integração pedagógica da tecnologia, de modo a responder à seguinte questão: De que modo a utilização de ePortfolios potencia o desenvolvimento de competências de aprendizagem profunda, em alunos de 10º Ano, na disciplina de Física e Química? O ePortfolio, constituiu um importante pilar nesta investigação-ação, já que, permitiu avaliar a integração da tecnologia (usando o modelo de PIC RAT) e forneceu evidências relativas ao desenvolvimento das competências de aprendizagem profunda. A análise dos dados permitiu concluir que os contextos de aprendizagem assentes em metodologias ativas, são meios propiciadores da utilização da tecnologia. Concluiu se também que o modelo PICRAT constitui uma ferramenta interessante para o professor e que deve ser usada para facilitar a integração pedagógica da tecnologia. As evidências permitiram também concluir que a utilização pedagógica da tecnologia, contribuiu para que os alunos tivessem progredido no desenvolvimento competências de aprendizagem profunda.