Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.82 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar
se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a
motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma
turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram
neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos.
O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois
instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário,
procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação
direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens
durante a atividade gamificada.
Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a
utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto
da leitura.
Description
Keywords
Leitura Gamificação Motivação