Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Ana Luísa.pdf1.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.

Description

Keywords

Leitura Gamificação Motivação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue