Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Na sociedade contemporânea, as experiências de lazer das crianças são
abreviadas, pelo condicionamento dos tempos livres nos quais impera
uma certa institucionalização da criança, com repercussões nas culturas
de infância. A par disto, observamos o quão naturalmente a tecnologia
se entrosou no quotidiano de todos nós. As crianças exploram desde
cedo os dispositivos, com os pais a recorrer ao smartphone para as
aquietar e distrair – evidenciando-se o fenómeno de “technoference”
(abreviação de interferência tecnológica nas interações da família.).
Pretendeu-se assim, através do presente estudo, compreender a forma
como as crianças usam e se apropriam das tecnologias e se esta
apropriação tem alguns efeitos, nomeadamente, na desatenção.
Metodologicamente, a presente investigação seguiu uma metodologia
qualitativa, própria do estudo de caso. Envolveu a aplicação de um
inquérito por questionário a uma amostra de 38 crianças, com idades
compreendidas entre os 8 e os 11 anos, a frequentar a escola
internacional de Billund, na Dinamarca. Além disso, também se
entrevistaram 4 pais. A análise dos resultados permite concluir os
tempos de lazer são pautados pela liberdade de escolha nas atividades a
realizar. Dentro desta liberdade, as crianças preferem as atividades
físico-desportivas, a par das tecnológicas para ocupar o seu tempo.
Todas as crianças garantem passar algum tempo online, após o término
das aulas, sobretudo a jogar, ver vídeos e/ou ouvir música. A Internet é
importante no seu quotidiano, pois facilita a comunicação com os
amigos e garante o entretenimento. De uma forma geral, os pais e os
alunos, identificaram parcos critérios da desatenção. Apesar disto, a
distração por estímulos externos apresentou o maior número de
observações. Conclui-se, assim, o quão importante é continuarmos esta
reflexão na compreensão e subsequente apropriação das tecnologias
pelas crianças, bem como os potenciais efeitos. Assim, estaremos mais
perto de promover inferências consistentes e favorecer o
desenvolvimento saudável e integrado das crianças.
Description
Keywords
Tecnologia Educativa Aprendizagem Impacto tecnológico Crianças Escola: Dinamarca Lazer