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- On Redefining the Body Image Satisfaction Questionnaire: A Preliminary Test of MultidimensionalityPublication . Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Flores, Pedro; Forte, PedroThe aim of the present study was to examine the Body Image Satisfaction Questionnaire (BISQ) as a ultidimensional instrument, designed to measure individuals’ body image satisfaction. A sample of 790 Portuguese healthy adults (female = 399; male = 391) aged 18 and 49 years old (M = 28.61, SD = 7.97) completed the BISQ. Exploratory factor analysis of the BISQ provided initial psychometric validity for a five-factor model assessing five dimensions of body image, namely, face, upper torso, lower torso, lower body, and overall body appearance. Confirmatory factor analysis supported this five-correlated model, in which a bifactor model provided the best fit to the data, defining a body image satisfaction factor and five specific factors. The BISQ clearly distinguished between various dimensions of body image satisfaction and showed satisfactory psychometric quality through factor analyses. This measure may have a broad application for research and practice, as a tool for capturing individual body image satisfaction
- Tempos e modos de apropriação das tecnologias por criançasPublication . Silva, Alexandra Marisa de Sousa; Fonseca, Marta Sofia Abreu da; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesNa sociedade contemporânea, as experiências de lazer das crianças são abreviadas, pelo condicionamento dos tempos livres nos quais impera uma certa institucionalização da criança, com repercussões nas culturas de infância. A par disto, observamos o quão naturalmente a tecnologia se entrosou no quotidiano de todos nós. As crianças exploram desde cedo os dispositivos, com os pais a recorrer ao smartphone para as aquietar e distrair – evidenciando-se o fenómeno de “technoference” (abreviação de interferência tecnológica nas interações da família.). Pretendeu-se assim, através do presente estudo, compreender a forma como as crianças usam e se apropriam das tecnologias e se esta apropriação tem alguns efeitos, nomeadamente, na desatenção. Metodologicamente, a presente investigação seguiu uma metodologia qualitativa, própria do estudo de caso. Envolveu a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 38 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, a frequentar a escola internacional de Billund, na Dinamarca. Além disso, também se entrevistaram 4 pais. A análise dos resultados permite concluir os tempos de lazer são pautados pela liberdade de escolha nas atividades a realizar. Dentro desta liberdade, as crianças preferem as atividades físico-desportivas, a par das tecnológicas para ocupar o seu tempo. Todas as crianças garantem passar algum tempo online, após o término das aulas, sobretudo a jogar, ver vídeos e/ou ouvir música. A Internet é importante no seu quotidiano, pois facilita a comunicação com os amigos e garante o entretenimento. De uma forma geral, os pais e os alunos, identificaram parcos critérios da desatenção. Apesar disto, a distração por estímulos externos apresentou o maior número de observações. Conclui-se, assim, o quão importante é continuarmos esta reflexão na compreensão e subsequente apropriação das tecnologias pelas crianças, bem como os potenciais efeitos. Assim, estaremos mais perto de promover inferências consistentes e favorecer o desenvolvimento saudável e integrado das crianças.