Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Na atual era dos conteúdos e do conhecimento gerada pelo mundo digital, o
ensino já não deve centrar-se no professor e na transmissão do saber. Impõe se a necessidade de inovar e de envolver os alunos na construção das suas
aprendizagens. Inovar através de novas práticas pedagógicas suportadas pelas
tecnologias.
O Podcast é uma ferramenta em ascensão, versátil, acessível, gratuita e de
interesse educativo tanto como ferramenta de escuta de conteúdos como
ferramenta de produção de conteúdos.
Este estudo pretendeu, assim, compreender como usar a ferramenta Podcast
num projeto de inovação pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico, colocando
o aluno no centro da aprendizagem através do trabalho colaborativo, de modo
a dar enfâse aos seus interesses e valorizar as suas competências através do
recurso às tecnologias.
Adotou-se uma metodologia de Investigação-Ação, desenvolvida em dois
ciclos, com os objetivos de aferir as modalidades de uso da ferramenta
Podcast, identificar as limitações do uso da ferramenta Podcast, verificar o
grau de satisfação das crianças com o uso da ferramenta Podcast, determinar
as práticas pedagógicas inovadoras associadas ao uso da ferramenta Podcast e
identificar formas de gestão do tempo na sala de aula num projeto de uso da
ferramenta Podcast.
A análise e a discussão dos resultados permitiram concluir que é possível
implementar um projeto Podcast com alunos na faixa etária entre os 9 e 10
anos, envolvendo-os em todas as etapas ultrapassadas algumas limitações.
Este tipo de projeto parece ser do agrado dos alunos por razões relacionadas
com o divertimento e o bem-estar, a aprendizagem e a inovação. Um projeto
Podcast promove a implementação de novas práticas pedagógicas, tal como o
trabalho colaborativo, e estas estão relacionadas com o grau de satisfação dos
alunos. Por fim, apuraram-se algumas estratégias para garantir uma gestão
eficaz do tempo.
Description
Keywords
Trabalho colaborativo Prática pedagógica Podcast Inovação Ferramenta digital