Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Tecnologias de Fabrico Aditivo em Produção de Alimentos - Caso de estudo | Alimentos para Idosos com DisfagiaPublication . Loureiro, Jónatas Domingos; Silva, Agostinho Manuel Antunes daO Fabrico Aditivo (FA) popularmente designada por "impressão 3D", emergiu, expandiu-se e amadureceu até uma fase em que proporciona enorme liberdade para conceber, fabricar e inovar em múltiplas aplicações e negócios. Independentemente do processo e materiais utilizados, a tecnologia de FA tem como princípio base a utilização de sistemas, normalmente robotizados, que adicionam camadas de materiais, umas sobre as outras, de onde resultam formas tridimensionais. No setor alimentar, pese embora ainda pouco disseminada, esta tecnologia é descrita nos meios académicos e industriais como de grande potencial, especialmente em nichos relacionados com alimentos personalizados em termos nutritivos, textura, forma, sabor, entre outros. A disfagia é um termo que se refere a um sintoma relacionado com qualquer alteração no ato de engolir que dificulte ou impeça a ingestão oral segura, eficiente e confortável. Esta, pode ocorrer em qualquer faixa etária, como consequência de várias condições médicas e até psíquicas. Trata-se de uma limitação que exige alimentos com características nutritivas e físico-mecânicas que possam ser deglutidos por pessoas com disfagia, utilizando a metodologia Design Science Research nesta investigação foram encontrados e validados potenciais blocos funcionais para um sistema de FA que permita fabricar alimentos adaptados a pessoas com esta doença. Uma vez desenhados os blocos funcionais, como validação do sistema optou-se por inquirir especialistas, os quais, validaram os blocos funcionais e reiteraram a o potencial do sistema na área da saúde alimentar das pessoas com disfagia.
- Process Parameter Optimization of FFF 3D Printed PartsPublication . Costa, Carolina Neves Cordeiro Coutinho da; Vasco, Joel Oliveira Correia; Freitas, Dino Miguel FernandesThis work aimed to create a Metal Additive Manufacturing technique, namely Fused Filament Fabrication (FFF), to find the ideal parameters for the printing of 316L stainless steel. The work consisted of adapting and developing the process parameters of FFF to produce tensile specimens. These parameters included the infill pattern, density, printing angle and support structures. In addition, several tests were done, like tensile, surface roughness, and microscopic analysis, to validate the imposed parameters. After gathering the best parameters, a part from the automotive industry was printed to optimise the parameters, and cost analysis was compared with SLM technology. Thus, in this dissertation, the process parameter optimization of the FFF technology was made.
- A utilização de Podcast como ferramenta pedagógica inovadora no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Carvalho, Laura Marcelino; Fonseca, Marta Sofia Abreu da; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesNa atual era dos conteúdos e do conhecimento gerada pelo mundo digital, o ensino já não deve centrar-se no professor e na transmissão do saber. Impõe se a necessidade de inovar e de envolver os alunos na construção das suas aprendizagens. Inovar através de novas práticas pedagógicas suportadas pelas tecnologias. O Podcast é uma ferramenta em ascensão, versátil, acessível, gratuita e de interesse educativo tanto como ferramenta de escuta de conteúdos como ferramenta de produção de conteúdos. Este estudo pretendeu, assim, compreender como usar a ferramenta Podcast num projeto de inovação pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico, colocando o aluno no centro da aprendizagem através do trabalho colaborativo, de modo a dar enfâse aos seus interesses e valorizar as suas competências através do recurso às tecnologias. Adotou-se uma metodologia de Investigação-Ação, desenvolvida em dois ciclos, com os objetivos de aferir as modalidades de uso da ferramenta Podcast, identificar as limitações do uso da ferramenta Podcast, verificar o grau de satisfação das crianças com o uso da ferramenta Podcast, determinar as práticas pedagógicas inovadoras associadas ao uso da ferramenta Podcast e identificar formas de gestão do tempo na sala de aula num projeto de uso da ferramenta Podcast. A análise e a discussão dos resultados permitiram concluir que é possível implementar um projeto Podcast com alunos na faixa etária entre os 9 e 10 anos, envolvendo-os em todas as etapas ultrapassadas algumas limitações. Este tipo de projeto parece ser do agrado dos alunos por razões relacionadas com o divertimento e o bem-estar, a aprendizagem e a inovação. Um projeto Podcast promove a implementação de novas práticas pedagógicas, tal como o trabalho colaborativo, e estas estão relacionadas com o grau de satisfação dos alunos. Por fim, apuraram-se algumas estratégias para garantir uma gestão eficaz do tempo.