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- Reprodutibilidade de blocos moldantes de moldes híbridos em moldação por injeção de plásticosPublication . Carreira, Bruno Miguel Rodrigues; Martinho, Pedro Miguel Gonçalves; Correia, Mário António SimõesNos últimos anos a indústria de moldes e plásticos sofreu uma evolução significativa quer a nível de processos quer a nível de produtos, devido ao aumento da exigência e das necessidades dos clientes. Até há poucos anos, as ferramentas (moldes) eram construídas exclusivamente a partir de processos convencionais (fresagem, furação, eletroerosão), no entanto, esta realidade sofreu uma profunda alteração fruto da redução de custos e prazos, havendo, por isso, necessidade de procurar tecnologias alternativas que respondam a este aumento de exigência, permitindo um time-to-market consideravelmente inferior. O termo Rapid Tooling (RT) representa de uma forma geral este conjunto de técnicas. O conceito de molde híbrido surge com o progresso das técnicas de fabrico, permitindo combinar os processos de maquinação convencionais com as tecnologias de RT. Os moldes híbridos são ferramentas em que a sua estrutura é fabricada através de técnicas e materiais convencionais, enquanto as zonas moldantes são obtidas através de processos de RT. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a reprodutibilidade de blocos moldantes de moldes híbridos na moldação por injeção. Para isso, serão produzidos blocos moldantes bucha com recurso a processos/materiais alternativos aos convencionais (aço e alumínio). O vazamento de resina epoxy com 60% de carga de alumínio e o FDM serão os processos utilizados na obtenção dos blocos moldantes bucha. Numa fase posterior, estas buchas serão utilizadas na injeção de peças plásticas com materiais amorfos e semicristalinos. Tendo em conta os resultados obtidos, procurar-se-á estabelecer uma relação entre a vida útil da zona moldante com os materiais utilizados (quer na sua construção, quer na injeção) e com as variáveis de processamento usadas. Isto é, será feita uma avaliação da reprodutibilidade de cada ferramenta, ou seja, a sua capacidade de reproduzir peças dentro de tolerâncias admissíveis e com boa qualidade. As conclusões obtidas neste trabalho permitem verificar que a utilização de resina epoxy com carga de alumínio na construção de blocos moldantes de moldes híbridos é uma solução alternativa para a obtenção de pequenas/médias séries de moldações. Apesar dos defeitos superficiais em dois dos blocos utilizados e da consequente perda de reprodutibilidade mais cedo do que previsto, a produção de mais de 2000 peças de plástico sem variabilidade geométrica e dimensional nestes blocos e injetando materiais distintos constitui um claro indicador de que este processo é viável para uma média série. Por outro lado, os blocos construídos em FDM apenas possibilitaram a obtenção de um baixo número de peças protótipo, dada a reduzida temperatura de transição vítrea (Tg) dos materiais utilizados.
- The impact of the work-family conflict on employee engagement, performance, and turnover intentionPublication . Ribeiro, Neuza; Gomes, Daniel; Oliveira, Ana Rita; Semedo, Ana Suzete DiasPurpose - The incompatibility between the sphere of work and the family is a reality that plagues many workers today. The difficult articulation of these two domains leads to the experience of the phenomenon called Work Family Conflict (WFC). This study aims to assess the impact that WFC may have on employee engagement and performance, as well as on their turnover intention. It is also intended to test the mediating effect of engagement on the relationship between WFC and performance, and between WFC and the turnover intention. Methodology - One hundred and sixty-seven employees from various Portuguese organizations were surveyed. Respondents reported their perceptions of own WFC, engagement, performance and turnover intention. Findings - The results revealed that employees who feel a higher WFC have lower levels of engagement and greater intention to leave the organization. The WFC showed no relation to performance. Engagement takes on the mediating role in the relationship between WFC and the turnover intention. Practical implications - The relevance of this study is related to the implications that it may bring to companies in the context of implementing work-family balance strategies in order to reduce the referred conflict. Originality/value - This study contributes to WFC literature by attempting to integrate in the same model four concepts in a single study to provide a model that depicts the chain of effects between WFC, engagement, individual performance and turnover intention, which has never been done in the Portuguese context.
- Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do somPublication . Conde, Bruno Jorge Mendes; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Filipe Alexandre da SilvaA aprendizagem da Física é uma área repleta de dificuldades e é frequente as conceções alternativas limitarem a compreensão profunda de diversos domínios desta disciplina. Em especial, no domínio do som, é comum encontrar essas conceções. As metodologias ativas de aprendizagem têm sido usadas com eficácia para o ensino das ciências numa abordagem construtivista, onde se parte das conceções alternativas para promover a construção de modelos mentais que se aproximam dos modelos conceptuais cientificamente aceites. Por seu lado, também a utilização de simuladores computacionais contribui significativamente para vários domínios de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências. Nesta investigação, pretende-se averiguar quais os contributos que uma sequência didática de atividades aporta para a evolução conceptual dos alunos relativamente aos conceitos envolvidos no domínio curricular “Produção e Propagação do Som” da disciplina de Físico-Química. As atividades assentam numa metodologia de aprendizagem baseada em problemas com utilização de simuladores computacionais, constituindo-se uma metodologia ativa de aprendizagem, nas quais os alunos têm um papel central e o professor é um facilitador. Analisam-se as conceções alternativas dos alunos acerca dos diferentes conteúdos curriculares em estudo e a sua respetiva evolução conceptual, assim como a perceção dos alunos relativamente à metodologia de aprendizagem e aos simuladores utilizados. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada numa investigação-ação, com uma turma de alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria. Os resultados mostram que existiu evolução na compreensão conceptual dos conteúdos curriculares em estudo em todas as questões analisadas, mas que a sequência didática não foi suficiente para que todos os alunos construíssem conceções cientificamente aceites em todos os conteúdos curriculares estudados, para além de se verificar o desenvolvimento de algumas conceções alternativas. Os alunos revelam satisfação com a metodologia de aprendizagem utilizada e com a utilização dos simuladores, mas afirmam sentir necessidade do papel mais interventivo do professor para sustentar e validar as aprendizagens realizadas.