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Browsing Mestrados da ESECS by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
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- A cobertura jornalística da Inteligência Artificial na imprensa portuguesa: a evolução da narrativa com o surgimento do ChatGPTPublication . Seguro, João Pedro Silva; Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesAs potencialidades das aplicações de inteligência artificial não param de crescer, pelo que esta tecnologia se encontra no centro de grandes debates e expetativas, ao mesmo tempo que desperta alarmes em vários setores da sociedade. A forma como os media abordam a IA é crucial para a formação da opinião pública e para a compreensão das implicações éticas, sociais, económicas e culturais desta tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar alguns padrões da cobertura jornalística da imprensa de referência portuguesa sobre a inteligência artificial, tendo como ponto de partida o lançamento mundial da aplicação de software designada por ChatGPT. Procura-se, deste modo, compreender qual o tom conferido ao tema pelas edições online dos jornais Público, Expresso e Observador, perceber quem ocupa o espaço público disponibilizado por esses meios e quais os temas associados ao assunto IA. As perguntas de investigação podem-se enunciar da seguinte forma: Como se caracteriza a cobertura jornalística sobre o lançamento do ChatGPT realizada pela imprensa de referência portuguesa? Qual o tom conferido ao tema? Quem ocupou o espaço público? Quais os temas prevalentes? O tom geral das peças jornalísticas analisadas demonstra que a cobertura assumiu, em geral, um tom equilibrado, refletindo uma tentativa de apresentar a IA de forma imparcial – pelo menos uma certa harmonia entre os pontos positivos e aqueles negativos – ou tendencialmente mais positivo do que negativo.
- ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL PARA O WEBSITE DO MEMORIAL IFRS CAMPUS SERTÃO/NUMEMPublication . Steffens, Simone de Fatima; Sousa, Jenny Gil; Moderno, Ana Luísa da SilvaA acessibilidade comunicacional em museus é de suma importância para que todas as pessoas, inclusivamente as pessoas com deficiência ou com necessidades específicas de comunicação possam ter acesso igualitário ao patrimônio cultural e educacional oferecido por estes equipamentos culturais. Isso não promove apenas a inclusão social, mas também cumpre com princípios de igualdade de direitos e diversidade. Outro aspecto relevante é que a acessibilidade comunicacional nos museus está em constante evolução devido ao avanço da tecnologia e das mudanças na sociedade. Esta investigação teve como propósito analisar as práticas de acessibilidade nos websites de museus e apresentar essas descobertas para o website do Memorial IFRS Campus Sertão/NuMem. Para realizar este estudo, foram examinados 20 websites de museus que fazem parte do Programa Ibermuseus e que informam possuir alguma prática de acessibilidade. Essas práticas foram avaliadas com base em um conjunto de critérios estabelecidos com referência a guias de acessibilidade em museus, sites especializados no assunto e diretrizes de acessibilidade web desenvolvidas pelo consórcio W3C. Além disso, aplicou-se um questionário a especialistas que trabalham com o desenvolvimento de sites, a fim de compreender até que ponto as práticas de acessibilidade são consideradas durante o processo de desenvolvimento de páginas web e se estas práticas atendem às necessidades do público-alvo. Os dados coletados, juntamente com revisão da literatura, sugerem que os museus estão, progressivamente adotando práticas de acessibilidade para promover um acesso mais inclusivo e igualitário à sociedade. Neste quadro, os websites dos museus desempenham um papel significativo na representação da instituição e de seu acervo, bem como servem como recurso para estimular, guiar ou complementar uma visita, desde que facilitem a comunicação e ofereçam recursos adequados às habilidades e capacidades dos indivíduos. Quanto à análise da acessibilidade do site do Memorial, a pesquisa demonstrou que, embora alguns elementos estejam em conformidade com as recomendações de acessibilidade, a página ainda não atende plenamente às expectativas em relação a outros aspectos. No entanto, é importante destacar que políticas em andamento buscam melhorar a acessibilidade e estão sendo gradualmente implementadas para alcançar um padrão mais abrangente e eficaz.
- ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA PUBLICIDADE AUDIOVISUAL: UM ESTUDO DE CASOPublication . Sarmento, Graziela; Freire, Carla Sofia Costa; Zucchetti, Dinora TerezaA presente investigação foi realizada no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria e Feevale, no Mestrado em Comunicação Acessível e no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, que resulta na dupla titulação de mestrado. Ao longo dos anos, é possível observar um progresso na garantia de direitos das pessoas com deficiência e aumento em sua representatividade nos espaços publicitários. Ainda que representem mais de 9% da população brasileira, esse é um cenário em desenvolvimento, em que esse público ainda encontra muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, representado por apenas 1,2% de peças publicitárias com pessoas com deficiência. Tais barreiras acabam por impactar na consolidação da cidadania comunicativa das pessoas com deficiência, fazendo com que seus direitos e deveres no terreno da comunicação não sejam garantidos. Esse contexto se dá porque grande parte das produções na área da Comunicação não agem na perspetiva da Acessibilidade Comunicativa e não pensam a acessibilidade como parte do processo como um todo, como estratégia de negócio, para além de garantia de direitos e obrigações legais. Esta investigação se dedica a estudar como se deu a relação entre uma consultoria de acessibilidade e uma agência de publicidade na produção de filmes acessíveis. Para tal, foi realizado um Estudo de Caso da consultoria da Sondery, uma empresa brasileira que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Interessou entender quais são os fatores que impactam na decisão de acessibilizar o conteúdo de filmes publicitários, em termos de narrativa acessível e recursos de acessibilidade, assim como, identificar os responsáveis pela tomada de decisão envolvidos no processo. O estudo foi orientado através da análise de três subunidades (filmes): Burger King – Audiodescrição, Lacta Sinais e Lacta Palavras, disponíveis em rede aberta. Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais que atuaram como consultores da Sondery e da equipe de criação de uma agência publicitária. Os dados obtidos foram triangulados com registos de feedbacks enviados pela consultoria à agência durante dois dos processos de consultoria para produção de filmes acessíveis e um dossier de projeto. Nesse sentido, foi possível adicionar novas informações que fortalecem o entendimento das mediações que aconteceram no processo de consultoria até que ele se consolidasse. Assim, observou-se que o trabalho da consultoria é acionado pela agência quando já há um ou mais roteiros estruturados previamente pela equipe de Criação, que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual e ainda há um importante caminho a se percorrer rumo a conscientização da acessibilidade enquanto direito, para que essa prática seja replicada em projetos subsequentes e de forma indispensável.
- As ações de difusão dos arquivos nacionais do Brasil e de PortugalPublication . Wellausen, Priscilla Marchiori dos Santos; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraEste trabalho pretende estudar as práticas de difusão levadas a cabo pelo Arquivo Nacional do Brasil e o Arquivo Nacional Torre do Tombo, tendo como referência o modelo desenvolvido pelos Arquivos Nacionais de França. A opção pelo caso francês decorre do facto de que, no âmbito da literatura especializada, considera-se consensual atribuir o pioneirismo aos Arquivos Nacionais de França em matéria de organização, difusão e histórico de políticas públicas orientadas para aproximar os acervos públicos da comunidade A metodologia consiste num estudo empírico comparativo, de carácter qualitativo, do objeto de estudo, assente numa abordagem exploratória secundada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa visa contribuir para a reflexão teórica sobre as funções ligadas à comunicação, mais precisamente à difusão, nos arquivos nacionais, aprofundar conceitos e temáticas úteis a este campo de estudo e contribuir para o conhecimento da prática desta função nos arquivos nacionais das instituições em análise. O estudo aborda as diferentes tipologias de difusão, nomeadamente no campo editorial, cultural e educativo, e os indicadores que se considera relevantes para a adoção de boas práticas na área arquivística. É apresentado, por último, o enquadramento legal dos arquivos através da descrição das políticas públicas dos arquivos nacionais de França, do Brasil e de Portugal.
- Audiodescrição inserida nos textos dos telejornaisPublication . Corrêa, Luana Raymundo; Freire, Carla Sofia Costa; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO direito à informação está previsto na Constituição Brasileira e o direito de acesso à informação e comunicação em formato acessível está assegurado na Declaração de direitos da pessoa com deficiência. Sendo assim, torna-se imprescindível garantir que estes direitos sejam facultados às pessoas com deficiência. Entretanto, programas jornalísticos exibidos nas emissoras de televisão não estão acessíveis a pessoas com deficiência visual. As informações visuais compõem grande parte da notícia, mas não há no telejornalismo alguma norma que preconiza ou inclui as necessidades das pessoas com deficiência visual na veiculação de tais notícias. Ao considerar, em primeiro lugar, os direitos das pessoas com deficiência visual, esta investigação propõe formas de tornar as notícias mais acessíveis através do uso de técnicas de audiodescrição no texto jornalístico. Para isso, é importante trazer quais técnicas e princípios são usados na produção de roteiros de audiodescrição e referências que indiquem a importância da audiodescrição desde seu surgimento até os dias de hoje. Esta dissertação também aborda as características do telejornalismo atual, para que, entendendo o que e como foi feito até aqui, se pense o que ainda é possível fazer. Os dados recolhidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, apontam como se dá o consumo das notícias por parte das pessoas com deficiência visual e o que este público sugere para melhoria deste cenário. A partir das propostas do usuário, buscou a validação dos profissionais e especialistas da audiodescrição a fim de se entender a viabilidade da hipótese levantada. Aqui, interessa propor outras formas de se fazer, entendendo as necessidades do público em primeiro lugar. Como consequência da falta de acessibilidade nas notícias, as pessoas com deficiência precisam buscar outras formas de se informar ou, segundo eles, ficam com informação incompleta. A pesquisa expôs os problemas relacionados ao consumo de notícias, mas para além do que é proposto de possível solução, essa dissertação ainda expõe alguns meios para tornar as ferramentas de acessibilidade, majoritariamente a audiodescrição, mais popular e mais presente na realidade dos profissionais desde sua formação, para além da prática profissional.
- A cobertura jornalística da canábis em Portugal e na LetóniaPublication . Paulino, Débora Muriel Carrasquinho; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves GomesO presente trabalho tem como objetivo elaborar uma análise empiricamente fundamentada e comparativa dos padrões jornalísticos utilizados na cobertura da temática canábis, em Portugal e na Letónia, e perceber quais as representações associadas ao assunto do ponto de vista do tom e enquadramento das peças. A metodologia utilizada assenta numa análise de conteúdo comparativa a partir da imprensa de referência em Portugal e na Letónia, tendo como objeto de estudo três jornais de ambos os países. Os principais resultados mostram que não se verificaram grandes diferenças entre os jornais de ambos os países no que concerne à predominância dos géneros jornalísticos, à utilização de elementos gráficos e ao enquadramento e tom das peças. Existem, no entanto, diferenças mais significativas quanto ao volume das peças, aos temas e às personagens que circulam nos textos. Em Portugal a questão é abordada sob a perspetiva medicinal e de investigação, enquanto na Letónia a canábis é abordada numa perspetiva de cultivo e da produção. Estes resultados mostram que os jornais abordam a canábis consoante as diferenças existentes entre os países ao nível do enquadramento legal da substância.
- A cobertura jornalística do mar na imprensa portuguesa e o lugar da ciênciaPublication . Ribeiro, Aurora Maria Agostinho; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesEste estudo analisa a cobertura do tema do mar na imprensa portuguesa e o lugar que cabe à ciência nesse processo. Cada vez mais se reconhece a importância vital que o oceano tem para a humanidade. A comunicação do conhecimento científico sobre o mar é considerada fundamental para a literacia do oceano, de forma a que se compreenda a sua influência para a vida humana e vice-versa, bem como a sua função enquanto regulador das alterações climáticas. Existem indicações de um distanciamento progressivo dos portugueses em relação ao mar, apesar da forte ressonância cultural marítima nacional. Estando o oceano, na sua extensão e profundidade, fora da experiência direta pessoal, é provável que uma parte considerável do acesso ao conhecimento sobre o mar aconteça através da comunicação social. A teoria do agendamento defende que os media, ao prestarem atenção a determinados assuntos em detrimento de outros, influenciam a importância que o público lhes atribui, especialmente a assuntos fora da sua esfera de ação imediata. A pesquisa por palavras-chave relacionadas com o mar em quatro títulos portugueses, Correio da Manhã, Público, Expresso e Diário de Notícias, durante o ano de 2018, reuniu 2364 artigos. Desses artigos, menos de um quarto foram considerados jornalismo de ciência. A nossa análise de conteúdo sugere que o investimento editorial no tema "mar" é reduzido, na sua maioria rotinizado, tem influência sazonal e privilegia o discurso oficial. Apesar de cobrir eventos relevantes para a ciência, nem sempre a sua dimensão científica é explorada. Identifica-se ainda tendência para emprestar aos títulos uma tónica emocional, bem como níveis de certeza superiores ao que a evidência científica demonstra, interferindo com uma eficaz comunicação sobre a necessidade de conhecer e preservar o oceano. Por fim, sugerem-se linhas de pesquisa futura na promissora área da comunicação de ciências oceânicas nos media.
- Como potenciar a fruição cultural das pessoas com deficiência visual em museusPublication . Farias, Valéria Regina Abdalla; Sousa, Jenny Gil; Freire, Carla Sofia CostaO tema desta investigação incide sobre acessibilidade em museus no âmbito específico da deficiência visual, visto que continuam a existir barreiras que dificultam que esses sujeitos usufruam das instituições museológicas. As barreiras persistem, mesmo que mudanças de paradigmas tenham ocorrido de forma significativa nas últimas décadas, que contribuíram para que as pessoas passassem a estar no centro das preocupações. No entanto, os museus são locais em que há predominância do sentido da visão. Diante disso, desenvolveu-se esse estudo, que tem a seguinte questão central: Como os museus podem potenciar a fruição cultural de pessoas com deficiência visual? Para responder ao questionamento, apresentou-se o objetivo geral: descrever estratégias para potenciar a fruição cultural de pessoas com deficiência visual em museus; e três objetivos específicos: descrever recursos de acessibilidade ao público com deficiência visual em museus atualmente; conhecer estratégias utilizadas em museus, a partir da perspectiva de seus profissionais; e apresentar propostas que potenciem a acessibilidade e a fruição cultural das pessoas com deficiência visual em museus. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, à luz do paradigma qualitativo, que contou com a análise de quatro instituições museológicas, sendo a primeira de Portugal e as outras do Brasil: Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), Pinacoteca do Estado de São Paulo (PINA), Centro de Memória Dorina Nowill (CMDN) e Museu da Inclusão (MI). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram uma ficha diagnóstico - para descrever os recursos que os museus oferecem aos visitantes com deficiência visual - e uma entrevista semiestruturada junto aos profissionais das instituições - para conhecer as estratégias que adotam. Os resultados apontaram, em sua maioria, para práticas de acessibilidade que também servem às pessoas sem deficiência; que é essencial a participação das pessoas com deficiência visual nas discussões sobre assuntos que lhes dizem respeito; que a as equipes precisam ter formação para lidarem com os públicos; que é necessário proporcionar experiências multissensoriais para o público. Por fim, apresentam-se propostas práticas para que os museus possam potenciar a fruição cultural das pessoas com deficiência visual. Portanto, pode-se dizer que a acessibilidade é um caminho para uma sociedade inclusiva e os museus fazem parte desse processo, sobretudo porque todas as pessoas têm direito à cultura em igualdade de condições.
- COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL NA AFASIA PÓS-AVCPublication . Freitas, Sónia Catarina Cabete de; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraAs sequelas advindas do Acidente Vascular Cerebral dependem da extensão da lesão e da área atingida, sendo a afasia uma das sequelas mais comuns. A afasia carateriza-se por alterações de processos linguísticos de significação, com impacto na comunicação e repercussões de diversa ordem na vida do próprio e dos cuidadores informais, elementos-chave na vida e recuperação da pessoa com afasia. Revela-se, por isso, fundamental intervir, promovendo programas de formação para cuidadores informais, sobre comunicação acessível na afasia, promovendo a sua literacia e capacidade de cuidar. O objetivo, deste estudo, visa averiguar se a participação dos cuidadores informais num programa de formação sobre comunicação acessível na afasia, constitui um suporte efetivo no cuidar. Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com a participação de oito cuidadores informais de pessoa com afasia, internadas no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro- Rovisco Pais. Foram utilizados inquérito por questionário e por entrevista, para a recolha de dados e utilizada a análise de conteúdo para a sua interpretação. Todos os cuidadores confirmaram a necessidade de (in)formação sobre comunicação acessível e justificaram a sua pertinência. Após a conceção do programa de formação, que teve por base as necessidades identificadas pelos cuidadores informais, procedeu-se à sua implementação e posterior avaliação, ficando comprovados ganhos alcançados pelos participantes, que percecionam alteração positiva no seu desempenho de cuidar a pessoa com afasia. Conclui-se, que programas de (in)formação para cuidadores informais da pessoa com afasia, apresentam-se como estratégia que contribui para uma melhor literacia em saúde, constituindo-se um suporte efetivo no cuidar.
- Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria:Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de ImagiologiaPublication . Castanheira, Clara Isabel Antunes; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deO presente projeto de mestrado teve como objetivo a elaboração de um guia de acolhimento para o serviço de imagiologia do Centro Hospitalar de Leiria, com foco na importância da comunicação para a promoção da saúde. A comunicação, essencial na relação entre profissionais de saúde e utentes, é fundamental para garantir que as informações sejam transmitidas de forma clara e compreensível. Neste contexto, a comunicação acessível emerge como uma abordagem necessária, para atender às diversas necessidades dos utentes, respeitando as particularidades e garantindo que todos tenham acesso igualitário às informações. O guia de acolhimento foi concebido com este princípio em mente, sendo estruturado de maneira a facilitar a compreensão de todos, independentemente de sua formação, idade ou condição de saúde. A literacia em saúde é outro pilar deste projeto, uma vez que a capacidade dos indivíduos de interpretar, avaliar e utilizar informações sobre saúde é crucial para a tomada de decisões informadas. Ao fornecer um material acessível e de fácil entendimento, o guia visa capacitar os utentes, promovendo uma maior autonomia e participação no seu próprio cuidado. A avaliação do guia foi realizada por meio de uma sondagem aplicado na sala de espera do serviço de imagiologia. O presente estudo ressaltou a importância da acessibilidade e da literacia em saúde como ferramentas fundamentais para a promoção de um atendimento mais humano e eficaz, através do desenvolvimento do guia acessível em diferentes formatos: escrita fácil, texto aumentado, escrita pictográfica, áudio e língua gestual Portuguesa. A implementação de guias de acolhimento em outros serviços do hospital pode ampliar ainda mais estes benefícios.
