Mestrados da ESAD.CR
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESAD.CR by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 10 of 405
Results Per Page
Sort Options
- 0000001Publication . Xará, João Jorge Carapinha; Pires, Fernando Alípio BrízioEste projeto especula a relação entre sujeito – objeto, abordando assim conceitos de forma e perceção. Este trabalho vem evidenciar um pensamento projetual livre e versátil. Vem trazer à ideia percetiva da concepção de objetos uma necessária alienação da própria consciência em design. Será atual admitir que os conceitos de limite e fronteira se vão desvanecendo em prol de uma atividade holística e polissémica. É então, de especial pertinência entender estes códigos operativos na reformulação de um novo pensamento percetivo e visual. Proponho então desenvolver objetos de caráter experimental e de um questionamento referente à liberdade individual do designer e do utilizador enquanto criador e emancipador de formas e de significados. Procura-se no designer a consciência de uma necessidade reformuladora que substitua um pensamento tipológico e apriorístico por um processo livre, individual e intuitivo, não anulando desta forma uma imprescindível procura histórica e referencial.
- À mesaPublication . Martins, Maria Carnall Rodrigues; Pires, Fernando Alípio BrízioO desenvolvimento desta investigação tem origem no meu interesse na análise da interação do Homem para com o Outro. Esta exploração de caracter teórico e prático, visa explorar rituais de comensalidade. É desenvolvida uma primeira análise que desagua em quatro percursos que exploram, em forma de cismos1, aspetos diferentes da comensalidade: lavar, pão, etiqueta, mercados. No desenvolver da pesquisa teórica recorre-se a uma investigação descritiva e qualitativa do sujeito. É complementada com um estudo de caso. Os cismos relativos aos projetos, utilizam o método da teoria fundamentada para desenvolver argumentos autorais e os métodos de entrevista, experiência, observação do participante bem como as ferramentas da olaria, marcenaria, metalurgia e panificação para desenvolver as propostas práticas. A investigação culmina na materialização de quatro projetos e em todas as conclusões práticas que advém do desenvolvimento destes.
- A(s) acessibilidade(s) nas atividades culturais em Portugal – Os desafios da parceria entre o Festival Iminente e a Access LabPublication . Branco, Catarina Alexandra Brilha Jacob; Afonso, Lígia Filipa DiasO presente relatório é o resultado da reflexão acerca do planeamento e implementação de um plano de acessibilidade no Festival Iminente, em parceria com a Access Lab, planeamento que foi objeto do estágio que ali desenvolvi em 2022, e que surgiu da necessidade em enfrentar e resolver uma série de adversidades de acessibilidade(s) no território físico que o festival ocupa: um espaço abandonado. O propósito do relatório é fazer o enquadramento da questão no âmbito disciplinar da gestão cultural, primeiro identificando momentos chave do século XX e XXI que permitam compreender a evolução do entendimento dos conceitos de deficiência e incapacidade; depois contextualizando a palavra acessibilidade em Portugal, através de uma retrospetiva temporal, considerando ainda a complexidade da linguagem que utilizamos; e, finalmente, apresentando como estudo de caso o Festival Iminente. O relatório implica a análise dos objetivos e metas atuais do Festival Iminente, bem como da sua relação com a questão da acessibilidade, tendo em conta as suas características temporais e físicas específicas: efemeridade, ocupação de ruínas e natureza improvisada. Estes foram os pontos de partida para o desenvolvimento do presente relatório e, ao mesmo tempo, os grandes desafios na implementação efetiva do plano no terreno. De que forma é possível tornar o terreno inóspito da Matinha acessível? Em torno desta questão surgiram várias reflexões e procura de soluções e, no final, várias conclusões.
- Accessible Font. A typeface for teaching strategies of autistic individuals based on latin scriptPublication . Serin, Efecan; Morgado, Aprígio Luís Moreira; Santos, Ricardo Rodrigues dosThe present research is based on studies in the areas of psychology, pedagogy and design. It was investigated the reading process and reading education strategies of individuals with autism spectrum disorders (ASD) with the purpose of developing a typographic system to assist pedagogues and to develop educational aids appropriate for child's reading problems. It was used interdisciplinary research methodology in this thesis with literature study, interviews with experts and a survey study. The survey was based on the opinions and experiences of special education teachers and the following findings were presented: • The student with autism may have difficulties learning to read. • They may mistake similar letters with each other, for example b and p, due to the similarity in letter shape. • Their reading pattern may be characterized by impaired or normal delayed reading pattern. According to the combined results of special education teachers’ common opinions, legibility studies and literature study, the prototype of a typeface for individuals with autism, learning disabilities was developed. The Accessible Typeface v.1, v.2, v.3, v.4, v.5 family has been developed with the intention to ease individuals ability to learn reading and minimize mistakes in reading. However, before being implemented, this font family should be tested to conclude whether it is beneficial or not to teach an individual who has an autism or learning disabilities in reading.
- Os Acessos à Perceção. Sobre os modos da exploração da cor no trabalho artísticoPublication . Jesus, Fátima Andrea Dias; Esteves, Philip José RodriguesA linha condutora desta investigação consistiu na procura de um autoconhecimento relativamente à criação artística, particularmente no que diz respeito à presença de certos elementos que permitem compreender a natureza da nossa própria percepção, tão determinante para o acto criativo. Nesse sentido, a perceção e a amplitude e liberdade que atribuímos à mesma, está muito presente na linha de pensamento que caracteriza as próximas páginas. No decurso da escrita deste trabalho deparei-me com tópicos que vieram, ao mesmo tempo, questionar e facilitar a compreensão dos modos da percepção, e de como esta pode moldar o conhecimento que temos de um determinado objecto. Um dos factores determinantes da percepção é, nesse sentido, a questão da cor e de como esta pode condicionar essa mesma percepção, pois a cor pode modificar superfícies e colocar a mente a trabalhar em prol da descoberta prática e sensorial. Por outro lado, temos ainda, como o trabalho tenta explorar, o problema do jogo dimensional, ou seja, o confronto e/ou a continuidade entre a experiência do bidimensional e a experiência do tridimensional (de um corpo no espaço). Estes dois factores - o jogo dimensional e a cor - conduziram a minha investigação à abordagem da percepção infantil, pois é durante este período que a imaginação consegue criar mais amplamente liberta de factores influenciadores e decisivos. A maneira como vemos uma imagem, as relações entre o universo das referências externas e dos signos partilhados e aquela dimensão interpretativa mais pessoal e sujeita a enquadramentos identitários, abre uma panóplia de possibilidades percetivas e, por isso mesmo, de interpretações do que se vê, enriquecendo a experiência e o pensamento. Percebi então, como o meu labor artístico contém estas problemáticas e como a sua fusão cria uma metodologia, muito presente no meu tempo em atelier. Posto isto, é possível criar e absorver o criado transformando influências exteriores e pessoais em algo autêntico e irrepetível. O remisturar da memória e a abertura a novas possibilidades podem criar vários novos objetos com potencialidades lúdicas e de caráter experimental (revelando assim traços identitários e da experiência de quem cria e de quem observa). O importante é, creio, dar liberdade ao pensamento e à maneira como este processa as informações sensoriais. Esta investigação não deixou de ser um caminho que se mantém aberto. Por outras palavras, estou longe de compreender o “porquê” de certas decisões que ocorrem, repetidamente, no espaço criativo. Contudo, aos poucos vou obtendo respostas e vou percebendo que todo este processo é, em grande parte, um diálogo temporal entre diferentes estados existenciais daquilo a que chamo eu.
- Açores - A terra que te formaPublication . Cardoso, Diogo Oliveira; Pires, Fernando Alípio BrízioO presente projeto se trata da junção de Design de produtos com estudos históricos, que surge da busca do autor por conhecer mais a respeito daquilo que são os Açores, além do que ele cresceu “ouvindo dizer” ser açoriano em diásporas do Sul do Brasil. Principalmente, no que se trata da pouca referência ao solo no desenvolver do seu imaginário açoriano, mesmo com sua imensa relevância, ao mesmo tempo em que existe a forte ideia do “açoriano marujo’’. Dada a relação dos Designers com a sociedade para a qual criam e vivem, buscou-se estudar esta cultura que influenciou a formação do local onde o autor, que é designer, cresceu. A partir de um estudo histórico/cultural como ambientação para a pesquisa, que se foca em elementos estruturantes do solo, da agricultura e da paisagem açoriana, foram criados textos para apresentar sua importância na compreensão histórica que levam para a criação de objetos. A partir do ponto em que os elementos geraram conhecimento histórico relevante para o autor, de forma a não ser apenas elementos estéticos ou “que lembrem os Açores”, chegou-se ao desenvolvimento de objetos que buscam ser, para o autor, “objetos de memória’’.
- O acto de preservar em forma de registoPublication . Cruz, Joana Ventura de Melo Furtado da; Letria, Pedro Miguel AlmeidaO meu trabalho passa por uma vontade de trabalhar com matérias que existem no mundo. Matéria orgânica vegetal observada diariamente. Um trabalho que se constrói através da atenção dada aos pormenores das formas que encontro nas matérias – folhas em deterioração e partes de plantas. Estas são retiradas do seu habitat natural e transportadas para dentro do atelier. ! Uma vez que o que me interessa nas matérias é o desenho criado por si, pretendo perceber como posso registá-las. Para isso, trabalho a partir da gravura, do desenho e da fotografia. É nestes últimos que me concentro, no trabalho que aqui apresento. O registo permite-me conhecer tanto as matérias em questão, como os diferentes meios que utilizo.
- AdaptadoresPublication . Silva, Beatriz Lourenço; Pires, Fernando Alípio Brízio; Ferreira, Carla Maria d'Abreu LoboStress, aborrecimento e inquietação provocam pequenas ações inconscientes (e quase automáticas), movimentos aparentemente lúdicos, mas acima de tudo indutores de concentração. Da observação destas surgiu a oportunidade de criar um conjunto de objetos que, a partir da estimulação do sistema sensorial, possibilitem acalmar, relaxar, e/ou focar a atenção, e simultaneamente intensificar a relação entre utilizador e objeto. Os objetos propostos – Adaptadores – acoplam-se a um dos objetos mais utilizados neste tipo de ação (a esferográfica, no caso a Bic Cristal), permitindo vários tipos de gestos, determinados pelos sentidos que se pretende estimular. O estudo apresenta dois momentos: a contextualização do projeto, e o desenvolvimento do mesmo. Assente numa dinâmica iterativa de observação / elaboração / validação, foram testadas inúmeras soluções que dessem resposta às necessidades identificadas pela observação e inquéritos conduzidos, e selecionadas aquelas que de forma mais eficaz correspondiam aos objetivos preconizados.
- ''Admirabilis Botanice'' Comunicação visual de botânica num pequeno Atlas ilustradoPublication . Corrêa, Karina Werner de Almeida; Marques, Nuno Alexandre Fragata; Correia, Marco Paulo NunesA botânica é a área da biologia que estuda o reino vegetal. Ela está presente no nosso dia a dia, em parques e jardins, dentro e fora de casa, apesar da sociedade nem sempre demostrar consciência sobre sua importância. Para promover essa tomada de consciência é fundamental comunicar adequadamente conteúdos científicos através de suportes gráficos. Suportes estes, apelativos, que comuniquem de forma simples e acessível. A ciência, em geral, comunica usando uma linguagem hermética e rigorosa que não é de fácil entendimento para a sociedade. A ilustração é um meio de aproximação entre a ciência e o público leigo. Com o intuito de compreender uma possível associação entre a ilustração botânica e o design gráfico, a presente pesquisa direciona-se para a criação de um objeto gráfico que utilize linguagem científica objetiva e linguagem gráfica apelativa, que tornem a comunicação eficaz e atrativa dos conteúdos científicos, sem que estes percam o rigor. A abordagem metodológica deste projeto consiste em observações, experiências e entrevistas a artistas e ilustradores científicos, realizados pela mestranda, afim de propor uma série de hipóteses e fundamentos teóricos que sirvam de apoio para a escolha final do objeto gráfico. Ao fim da investigação pretende-se desenvolver um objeto gráfico capaz de responder às necessidades propostas.
- Os afetodomésticosPublication . Jorge, Pedro António Fonseca; Gaudêncio, Susana CristinaA presente dissertação tenta fazer eco da investigação encetada com a frequência do Mestrado em Artes Plásticas. Tem como ponto de partida o desenvolvimento das “palavras chave” para tentar encontrar nelas um fundamento para o trabalho desenvolvido. Determinou-se que, enquanto Arte que vive da relação do Habitante com a Peça, esta não pode estar dependente da relação institucional que se estabelece entre Espetador e Artefacto exposto num contexto museológico: houve por isso necessidade de intervir sobre elementos da Casa, que compõem nesta um Lar, de modo a que o Objeto Artístico obtido não estivesse apenas dependente do seu caráter expositivo. Aposta-se por isso numa relação direta e pessoal entre Espetador/Proprietário e Objeto Artístico, em que esta interfere intencionalmente no seu dia a dia, suscitando a reflexão e a memória. Em consequência disto, as referências artísticas que marcaram a prática são enunciadas de acordo com a sua influência na pesquisa daquilo que pode ser o encontro da arte contemporânea no contexto doméstico, com tudo o que este tem de efémero ou vulnerável na contemporaneidade.