Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Design Tipográfico: Criação de um tipo de letra para corpo de texto optimizado para os meios digitaisPublication . Negrão, Francisco Sampaio Soto-Mayor; Santos, Ricardo Rodrigues dos; Morgado, Aprígio Luís MoreiraNos dias de hoje a informação sobre tudo o que se passa no mundo chega-nos na hora em que tudo acontece. Vivemos numa época caracterizada por um constante acesso à informação de forma instantânea. A presente dissertação aborda o tema do papel do design gráfico, mais especificamente da tipografia mais focada no que diz respeito a tipos de letra de leitura para ecrã. Pretende-se criar um novo tipo de letra, com o objetivo de potencializar a prática e a utilização da tipografia para as mais diversas plataformas. Depois de um levantamento e enquadramento histórico / teórico acerca deste tema, começa-se por fazer um levantamento dos tipos de letra de leitura mais usados para ecrã, sendo assim possível definir as características que os mesmos exigem e por uma análise dos respetivos designers de tipos de letra. Toda a pesquisa apresentada está focada nas plataformas online e tipos de letra nelas utilizadas. Com o cruzamento da informação recolhida, pretende-se criar um tipo de letra para os meios digitais, percebendo assim quais os problemas e necessidades no desenvolvimento deste novo tipo de letra. Pretende-se, com esta dissertação, tirar conclusões a partir da informação recolhida dos mais diversos autores relevantes que influenciaram de alguma forma este trabalho. Apresentar-se-á um estudo que aborda o contexto histórico da tipografia em ecrã, um estado da arte onde menciono alguns tipos para leitura em ecrã que, de alguma forma, influenciaram o meu tipo de letra: a Constantia (Microsoft), a Cambria (Microsoft) e a Spectral (Production Type), sua origem e evolução. Será então pertinente fazer- -se um paralelismo da tipografia com a multimédia, permitindo mostrar o melhor caminho para a elaboração de um tipo de letra pensado para ser utilizado nas novas tecnologias. Por fim, o enquadramento prático permitirá desenvolver um novo tipo de letra para os meios digitais, ideal para corpos de texto reduzido, sendo por isso uma letra patilha, que posteriormente será testada num layout gráfico.
- A presença da ilustração na comunicaçãoPublication . Oliveira, David José Lopes de; Barreto, Luísa Maria PiresTem-se como objetivo desta dissertação, a demonstração do desenvolvimento gráfico realizado durante o estágio curricular na agência Sistema4, sediada em Leiria, e da respetiva análise. Posteriormente, de forma a consolidar a informação apreendida através dos vários briefings elaborados por intermédio da parceria profissional-académica, estendemo-nos ao estudo teórico-prático da correlação entre ilustração, comunicação visual e design gráfico. A ilustração aplicada ao desejo de comunicar visualmente é sujeita aos modos de interpretação implícita, do que não é dito, ao exigir a participação do ilustrador revelando por sua vez marcas de subjetividade e portadoras de soluções narrativas, visuais, gráficas e artísticas originais. No decorrer da primeira fase, dedicada inteiramente ao estágio curricular, é apresentada a entidade empregadora, o processo de trabalho e ainda os projetos realizados. A estrutura da exposição dos objetos gráficos vai de encontro com a ordem da contextualização do exercício, seguida pelas propostas, resultado final e reflexão. Numa segunda etapa a informação em destaque serve de enquadramento teórico dedicada à prática da ilustração. Ao considerar a ilustração como um aliado e uma ferramenta do design gráfico para divulgação de produtos específicos, verificamos que existe um fluxo iminente de partilhas. Apesar da área multidisciplinar e das suas inúmeras interpretações, pretende-se refletir sobre a incisão do seu potencial como forma de comunicação visual iniciando o contacto com a publicidade. Procura-se assim, neste percurso, compreender o protagonismo que a ilustração exerce sobre a comunicação de um objeto. Desta forma, chegamos ao último capítulo onde nos deparamos com a investigação prática projetual. Aqui foram aplicados conceitos teóricos tendo como base exercícios elaborados em estágio, essencialmente exploratórios e descritivos da ilustração face aos enunciados, objetivos a alcançar e resultados finais.
- Accessible Font. A typeface for teaching strategies of autistic individuals based on latin scriptPublication . Serin, Efecan; Morgado, Aprígio Luís Moreira; Santos, Ricardo Rodrigues dosThe present research is based on studies in the areas of psychology, pedagogy and design. It was investigated the reading process and reading education strategies of individuals with autism spectrum disorders (ASD) with the purpose of developing a typographic system to assist pedagogues and to develop educational aids appropriate for child's reading problems. It was used interdisciplinary research methodology in this thesis with literature study, interviews with experts and a survey study. The survey was based on the opinions and experiences of special education teachers and the following findings were presented: • The student with autism may have difficulties learning to read. • They may mistake similar letters with each other, for example b and p, due to the similarity in letter shape. • Their reading pattern may be characterized by impaired or normal delayed reading pattern. According to the combined results of special education teachers’ common opinions, legibility studies and literature study, the prototype of a typeface for individuals with autism, learning disabilities was developed. The Accessible Typeface v.1, v.2, v.3, v.4, v.5 family has been developed with the intention to ease individuals ability to learn reading and minimize mistakes in reading. However, before being implemented, this font family should be tested to conclude whether it is beneficial or not to teach an individual who has an autism or learning disabilities in reading.
- Desenvolvimento de Filmes Comestíveis com Base em Algas Marinhas para Salmão CongeladoPublication . Marques, Sónia Patrícia Eustáquio; Silva, Susana Filipa Jesus; Lemos, Marco Filipe LoureiroAtualmente o desenvolvimento de embalagens alimentares funcionais é uma área em crescimento. Esta estratégia pode envolver a inclusão de atmosfera protetora, sensores com indicação de qualidade ou a libertação controlada de substâncias bioativas e tem como objetivo a conservação dos alimentos, a garantia da segurança alimentar dos consumidores e a diminuição do desperdício alimentar. A indústria alimentar é atualmente a principal produtora de embalagens de plástico sintético, um dos principais e mais persistentes contaminantes ambientais. Na perspetiva de conciliar uma resposta a estes dois desafios o principal objetivo deste trabalho foi a avaliação da potencialidade de filmes de alginato enriquecidos com extrato de alga, (Sargassum muticum (5%) e de Grateloupia turuturu (5%) ) na substituição dos filmes de plástico (LLDPE) atualmente utilizadas na individualização de filetes de pescado ultracongelado. Neste estudo foram aplicadas extratos etanólicos produzidos na proporção 1:10 m/v (alga desidratada: solvente) à temperatura ambiente durante 20 minutos, com um rendimento de extração de 1,77% para a extração de Sargassum muticum e de 1,39% para a extração de Grateloupia turuturu. Os filmes foram aplicados em filetes de Salmão ( Salmo Salar), que foram précongelados a -45ºC antes da aplicação e depois da aplicação foram de novo sujeitos a congelação a -45ºC, após o processo de congelação os filetes foram armazenados em camaras industriais a uma temperatura de -18ºC durante 6 meses. O pescado foi caraterizado em termos de humidade, pH e atividade da água que fornecem indicação de alguns processos de deterioração que podem acorrer durante o armazenamento, foi também caracterizado em termos de cor, aspetos texturais e nos parâmetros de “drip loss”, “water holding capacity”, “thawing loss” e “cooking loss” que nos dão indicação das características do pescado quando utilizado pelo consumidor. Foi avaliada também a influência da aplicação dos filmes na peroxidação lipídica, gordura total e ácidos gordos. Os filmes desenvolvidos mostram ter a capacidade de prevenir a queimadura pelo gelo no pescado, apresentando resultados de cor com menores valores de L* ou seja menos esbranquiçado e maiores valores de a* apresentando uma coloração mais avermelha. Também os resultados de atividade água são superiores no pescado conservado com filme de alginato com extrato de alga, sendo 0,96 – Sargassum muticum e 0,95 para Grateloupia turuturu, muito semelhantes ao pescado fresco, também alguns aspetos texturais apresentam resultados semelhantes ao pescado fresco quando conservados com filmes de alginato com extrato de algas.
- O cartaz como forma de expressão: Pesquisa e prática na Oficina AraraPublication . Relvas, Ana Raquel Pissarra Luís; Ferreira, Célia Cristina CorreiaEsta investigação desenvolve uma pesquisa em relação à prática do design gráfico centrada no cartaz como expressão e meio de acção. A actividade desenvolvida pela Oficina Arara foi o objecto de estudo privilegiado para esta pesquisa. O cartaz aqui referido é o cartaz implicado ideologicamente, que revela questões políticas, sociais e culturais e que procura emancipar o cidadão. O cartaz que marca artisticamente o espaço público da segunda metade do séc. XIX, chega ao nosso tempo adaptando-se ou resistindo às circunstância e às novas formas de mediação. O tempo, que se sente como acelerado, e as condições de produção de um design normativo e massificado, de descarte rápido, conduziram a uma procura sobre como é possível, através de formas mais ‘artesanais’ de design gráfico, responder a estas problemáticas. Uma das possibilidades contemporâneas de resistência aos modos capitalistas de produção, passa por encontrar e pensar formas colaborativas/participativas de criação, de intervenção e comunicação. Uma das práticas recorrentes do colectivo Arara é a produção de cartazes, de carácter interventivo, cujos objectivos se prendem com questões sociais e com o apelo à intervenção pública. O estágio no colectivo Oficina Arara permitiu-me usufruir das condições necessárias para o desenvolvimento de uma investigação prática. Pretendi explorar as potencialidades do trabalho colectivo, através de uma aprendizagem feita num espaço real, com vantagens que não estão disponíveis em ambientes de aprendizagem individual. É nesta ‘arena’ que pretendo desenvolver um trabalho de carácter gráfico-experimental.