ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- O audiovisual como ferramenta de intervenção artística-social com pessoas com deficiência intelectualPublication . Assunção, Rita Isabel Ferreira; Kowalski, Andrzeg Franciszek; Freire, Carla Sofia CostaCom a rápida expansão da era digital que temos assistido ao longo dos últimos tempos, a compreensão e a utilização das novas tecnologias torna-se uma componente essencial para pudermos acompanhar o processo de atualização da nova era. As consequências desta evolução, transformaram-se em fator de exclusão e discriminação pela falta de igualdade de oportunidades de acesso ao mundo tecnológico por parte de determinadas populações mais fragilizadas. A subvalorização e estigma associados aos problemas de saúde mental contribuem para a falta de oportunidades de aprendizagem da literacia da linguagem audiovisual. Perante o exposto, o presente relatório procura consciencializar para o combate à literacia audiovisual refletindo sobre o papel do audiovisual como uma ferramenta artística e social e compreender quais os seus contributos, numa perspetiva de investigação social e humana, associada a um contexto específico: Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID). No sentido de aferir esta problemática, Olho para a Coisa, foi um projeto de experimentação de criações audiovisuais que culminou num filme, totalmente idealizado e construído pelos participantes do projeto. O grupo deste projeto foi um conjunto de oito jovens-adultos, bastante heterógenos e com diferentes diagnósticos de DID associada a perturbações do foro psicológico de um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD). Por meio de sessões semanais, durante seis meses, as atividades desenvolvidas tinham como intuito aprimorar a criatividade, a descoberta e propiciar momentos de trabalho em equipa e cooperação, de socialização entre pares e a valorização de ideias e opiniões de cada um. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, inserido na tipologia de investigação-ação. E tendo como instrumentos de recolha de dados a observação participante, o grupo focal e inquéritos por questionário e como instrumento de avaliação, a análise de conteúdo. Assim sendo, o trabalho apresentando neste relatório, apresenta a revisão da literatura e um enquadramento sobre a metodologia utilizada, bem como, os resultados do estudo sobre a problemática em questão, após o tratamento e a análise das informações recolhidas ao longo do desenvolvimento de todo o estudo. Posto isto, os resultados obtidos indicam que o audiovisual é uma ferramenta útil como estratégia de intervenção artístico-expressiva, aliada às práticas socioculturais e, consequentemente, um marco fundamental na promoção de aprendizagens sociais e vivências em grupo, essenciais para o processo criativo dos indivíduos.
- A Biblioteca vai à escolaPublication . Henriques, Guida Ribeiro Tomé; Magueta, Lúcia Grave; Carreira, Ana Margarida d' Aires Pinto BastoO presente relatório apresenta um projeto de intervenção realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja investigação,realizada paralelamente à intervenção, pretendeu compreender em que medida é que as linguagens artísticas experimentadas pelas crianças, no âmbito da animação da leitura, contribuíram para as suas aprendizagens, bem como para o desenvolvimento da sua criatividade. As experiências realizaram-se num ambiente de educação formal, onde as crianças puderam demonstrar as suas capacidades criativas em produções que integravam as linguagens plástica, musical e teatral aliadas à escrita criativa. O projeto, inicialmente acolhido nas iniciativas de uma biblioteca municipal, procurou também realçar a importância desta instituição enquanto recurso pedagógico existente na comunidade. A intervenção realizada seguiu uma metodologia de investigaçãoação, de caráter qualitativo. Assim sendo, o processo estruturou-se nas fases de diagnóstico, planificação da ação, implementação e apresentação e discussão de resultados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante, a entrevista e o registo fotográfico, tendo sido construídos um diário de bordo, grelhas de observação e guiões de entrevista, tendo em conta os objetivos da intervenção e investigação desenvolvidas. As principais conclusões indicam que os alunos envolvidos ganharam uma maior familiaridade com as linguagens artísticas, sobretudo a plástica e a teatral, notandose menos receosos ao arriscar experiências novas. Indicam, ainda, que a oportunidade de conhecerem momentos da História de Portugal através dos contos da escritora local Vanda Furtado Marques fez despoletar uma nova relação com a biblioteca escolar, tendo havido posteriormente à realização do projeto um maior interesse dos alunos pela leitura destes livros e por este espaço escolar.
- Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATLPublication . Pedrosa, Joana Catarina Oliveira; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente trabalho teve por objetivo a implementação de um projeto de criações músico-literárias em contexto de CATL. Os participantes deste projeto compreenderam um grupo de dezasseis crianças em contexto de CATL, com idades entre os seis e os doze anos. Estas frequentam o 1º e 2º Ciclos de escolas do Concelho de Leiria. Assumindo a diferença evidente de idades nos participantes, as atividades foram idealizadas de forma a serem transversais e equilibradas, privilegiando a livre criação, a descoberta, os momentos de trabalho em grupo e valorização de ideias de cada criança. No decorrer do projeto, foram implementadas várias sessões com ênfase nas áreas da literatura e da música. Na primeira, o foco foi a criação de histórias. Propuseram-se exercícios de invenção que incentivaram a criatividade, através da leitura, de jogos literários e da criação de histórias através de vários estímulos criativos. Conjuntamente pretendeu-se recorrer a processos orientados de criação na área da música, através de experiências com ritmos, sons, intensidades, experimentação de vozes, busca de sons no corpo e nos instrumentos e gravação resultante dessas experimentações. Valorizou-se durante o projeto a exploração de potencialidades criativas e expressivas advindas do vínculo da música e da literatura, onde se trabalharam os ambientes sonoros e as vozes de uma história criada integralmente pelas crianças participantes. Este estudo foi centrado numa metodologia de investigação qualitativa. Os instrumentos aplicados, permitiram recolher os dados com profundidade e abrangência, desde entrevistas, mini-inquéritos, grelhas de observação de comportamentos e atitudes, notas de campo e portefólio. Finalmente, este projeto teve impacto no desenvolvimento de perceções positivas face à musica e à literatura para a infância.
- Cegonha de mimPublication . Beserra, Enne Marx; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Santos, Maria João Sousa Pinto dosTanto no céu quanto na terra, as "cegonhas" mães, pais e avós acompanham seus filhos e netos, "carregando-os pelo bico" sempre que necessário. Entretanto quando as crianças cegonhas adoecem, elas multiplicam a sua dedicação e alteram completamente as suas vidas. Acreditamos que os cuidadores parentais das crianças em tratamento estão no convívio das casas de acolhimento e do âmbito hospitalar não por escolha, mas exclusivamente para protegê-los e ampará-los neste momento tão difícil de suas vidas, que é enfrentar uma doença grave. Os Afetos neste período apresentam-se naturalmente através de emoções negativas, como o medo e a tristeza, potencializada pela saudade do resto da família. Porém os sentimentos nem sempre são fáceis de expressar e as emoções por vezes encontram-se misturadas. Perante o exposto, o presente relatório procura cientificar para a importância dos afetos em suas expressões, para uma melhor qualidade de vida durante esta fase ansiógena, no sentido de compreender os contributos das Linguagens Artísticas como facilitadoras da Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças Institucionalizadas em Tratamento de Saúde. O estudo foi realizado na Casa Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, na unidade Coimbra, cujo projeto se deu na perspectiva de Investigação Ação, com abordagem Qualitativa, de caráter Exploratório e Descritivo, tendo como Instrumentos de recolha de dados as Entrevistas e os Diários de Bordo. A investigação aconteceu por meio de sete sessões e teve como participantes 08 mães, 01 pai e 01 avó de crianças em tratamento. Além das atividades com o público alvo através da Expressão Dramática e da Expressão Plástica, nomeadamente o Desenho Pictórico, além das "rodas de conversa", a Intervenção contou ainda com algumas visitas da investigadora às crianças enquanto Artista/Palhaça, de forma a promover uma comunicação bem estabelecida. Gerar afetos positivos para fazer brotar outros foi, entretanto uma das tônicas da intervenção. Os resultados obtidos indicam que o contacto com as linguagens artísticas não só facilita a expressão, mas também pode propiciar o reconhecimento dos sentimentos e das emoções, além de colocar os participantes em contacto consigo próprios e com o outro, de forma a aumentar a sua "potência de agir", através de afetos positivos, como alegria, autoestima e bem-estar. Porém, aspectos como dificuldades em querer compartilhar as emoções negativas aparecem em alguns participantes, que optam por não os expressarem livremente. Para outros, o desenho contribui substancialmente na revelação de estados emocionais, fossem eles positivos ou negativos. Este importante processo vivenciado neste trabalho investigativo nos evidenciou que ao jogar, desenhar, interpretar, criar, os participantes puderam olhar a "cegonha de mim", que é adulta, mas também precisa de cuidados, o que através da relação, estimulou a emoção da empatia.
- A criação teatral e a construção de relações - da recusa ao envolvimento -Publication . Gabriel, Dina Margarida Ferreira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, compreendendo o estudo acerca dos contributos de um projeto de intervenção, no domínio da expressão dramática, junto de jovens detentores de comportamentos problemáticos frequentemente caraterizados como de indisciplina. Esta temática tem sido estudada ao longo dos anos por vários autores, considerando-se que afeta não só os alunos mas também os professores e a restante comunidade escolar. Assim, perante a necessidade de se conhecer quais as estratégias passíveis de surtirem efeitos no que se refere à (in)disciplina, com um grupo de alunos de um curso vocacional, que frequentam uma escola profissional do concelho de Alcobaça, surgiu a seguinte pergunta de partida: - Quais os contributos de um projeto de intervenção no domínio da expressão dramática na construção de relações consigo e com o outro? De forma a dar resposta a esta questão, delineou-se uma investigação-ação com a pretensão de simultaneamente investigar e agir sobre a temática anteriormente referida, organizando-se a intervenção através da técnica Playbuilding de Errol Bray (1997), em sessões que permitiram primeiramente uma experimentação de exercícios de expressão dramática e improvisações e, posteriormente, a edificação de um projeto de criação teatral, construído autonomamente pelos participantes. Durante o processo foi criado um ambiente de participação e envolvimento, tendo os participantes estabelecido uma relação de proximidade com a investigadora, exteriorizando sentimentos e emoções face ao seu quotidiano e à relação estabelecida com os professores, constituindo estes a base do projeto de criação teatral. iv Os resultados apresentados evidenciaram o papel da expressão dramática como forte indutor da expressão de sentimentos e emoções, permitindo olhar para si próprio e ao mesmo tempo colocar-se no lugar do outro, sendo potenciadora de uma reflexão acerca das próprias ações e da descoberta de si e do outro. Pode-se constatar que é uma estratégia que propicia a construção de um ambiente de partilha de emoções e resolução de conflitos, que permite a cooperação, a aceitação mútua e a melhoria das relações consigo e com o outro.
- A dança criativa como veículo de expressão para mulheres vítimas de violência domésticaPublication . Negreiros, Marina Costa; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO propósito do presente trabalho de pesquisa é compreender como a dança criativa pode ser uma ferramenta de auxílio à linguagem/comunicação. Desta forma, a pesquisa foi guiada a partir da metodologia improvisacional de Viola Spolin (2001), do corpo somático de Klauss Vianna (2005) e o exercício do Rasaboxes, para além do conceito da corporeidade, presente durante a intervenção. Em diálogo com o conceito da dança criativa, buscou-se implementar, a partir de uma intervenção artística, o desenvolvimento da expressão corporal das mulheres que sofreram algum tipo de violência dentro de uma instituição de ensino superior, no Brasil, dada a percepção de que as mulheres estavam guardando internamente seus sentimentos como angústia, tristeza e solidão, por não encontrarem palavras que possibilitassem de alguma forma a superação após o trauma. O grupo com quem realizamos a intervenção foi constituído por seis jovensmulheres, estudantes da Universidade Federal da Paraíba — localizada no Nordeste do Brasil — que sofreram alguma das cinco categorias de violência doméstica, situadas em consonância com a lei brasileira Maria da Penha. A partir de sessões desenvolvidas, durante dois meses, dentro das salas de aula do curso de Bacharelado em Teatro e Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba, tivemos como finalidade desenvolver e aprimorar a capacidade de expressão e comunicação das participantes através da dança, bem como o trabalho de confiança para consigo mesmas e para com o outro. Esta pesquisa trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, inserida na ferramenta metodológica da investigação-ação. E tendo como instrumentos de recolha de dados a observação participante, diário de bordo e o grupo focal. A análise de conteúdo será referente às informações obtidas pelo diário de bordo das participantes e pela pesquisadora. Assim sendo, os resultados obtidos durante a pesquisa indicaram que a dança criativa é uma importante ferramenta artística como modo interventivo para com pessoas que almejam se expressar não apenas pela palavra. Além disso, essa linguagem artística possibilita, também, a promoção do bem-estar do indivíduo a partir das vivências estabelecidas durante as sessões.
- Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de InfânciaPublication . Mendes, Catarina Bernardino; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaEste relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas. São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática. A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo. No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências. Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens. Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista. O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças.
- “E eu associo-me porquê?” projeto de reflexão no contexto associativo com PhotovoicePublication . Sousa, Inês João Santos; Sousa, Jenny GilO presente relatório de projeto surge no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e resulta da implementação de um projeto de intervenção, com o Photovoice. Este projeto tem como propósito principal, através da fotografia, promover a reflexão sobre o envolvimento e participação cultural, numa perspetiva de intervenção artística por parte de dirigentes associativos do Concelho da Batalha. Para se analisar o valor da fotografia participativa enquanto instrumento reflexivo junto de dirigentes associativos relativamente ao papel que podem desempenhar no contexto sociocultural na sua própria comunidade, foi estruturado um conjunto de sessões que decorreram semanalmente. Na implementação do projeto foram utilizadas estratégias específicas para atingir os objetivos propostos, apostando, mais concretamente, na promoção de competências pessoais ao nível da comunicação visual entre os participantes e na estimulação de reflexão e de debate partindo das fotografias. Este processo envolveu a participação de dirigentes associativas, manifestando, todas elas preocupação com problemáticas e necessidades do seu meio associativo. A avaliação do projeto de intervenção indica que as imagens escolhidas pelas participantes representaram as suas experiências e vivências enquanto dirigentes associativos do Concelho da Batalha, favorecendo a reflexão sobre o seu papel e missão a cumprir no mundo associativo.
- Eu canto, e tu ?- Projeto integrado de criação artística num coro intergeracionalPublication . Gonçalves, Joana Sofia Vieira; Sousa, Jenny Gil“EU CANTO E TU? Homens e mulheres que se encontram pela voz e pelas vidas” apresenta uma experiência artística que desembocou numa performance. Esta experiência, que se concretizou a partir de um processo criativo, possibilitou aos elementos de um Coro a vivência e aprendizagem de diferentes expressões artísticas, tomando como eixo estruturante uma narrativa totalmente construída pelos intervenientes do projeto. O estudo que aqui se apresenta teve como principal intuito perceber quais os contributos de um projeto criativo e interventivo num grupo específico – o Coro SAMP. Este grupo, bastante heterogéneo, e com indivíduos de diferentes idades, apresentava a necessidade emergente de criação e reforço do relacionamento interpessoal. Por meio de várias sessões semanais de experimentação prática, foi possível, durante cerca de seis meses, envolver os alunos de classes da SAMP, familiares de participantes e outros demais interessados. Participaram neste estudo, de cariz qualitativo e com contornos de investigação-ação, um conjunto de oito elementos. Para perceber os efeitos da intervenção realizada, utilizaram-se como principais instrumentos de recolha de dados os diários de bordo da investigadora e inquéritos por questionário. A análise ao processo desenvolvido indica que, a utilização da voz cantada, enquanto fator de consciencialização do próprio grupo, foi essencial durante o processo criativo. Para além disso, realça-se uma apropriação de várias competências relacionais, comunicativas, de conhecimento sobre o outro e de si próprio, um aumento de atitude e pensamento crítico, o reforço da sociabilização e dos laços entre os elementos do grupo estudado. Destaca-se, ainda, a emergência e o reconhecimento de inúmeros sentimentos e emoções concretamente relacionados com a identificação enquanto grupo.
- Famílias no museu : uma intervenção através do teatro no museu da comunidade concelhia da BatalhaPublication . Moderno, Ana Luísa da Silva; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraHá, nos museus, portas abertas ao conhecimento da cultura e identidade dos territórios. Pelas mesmas portas entram desafios e exigências comunitárias. Em consequência dos ciclos de mudanças políticas, ideológicas e sociais, os museus tiveram de apartar-se do condão de depósitos frios e pedantes de objetos bonitos, para se aproximarem das populações e dos seus problemas. Os encontros internacionais, promovidos por profissionais da museologia e por organismos que atuam no setor, potenciaram a reflexão sobre o papel dos museus na sociedade. A estas instituições culturais passou a fazer parte a função da educação, permitindo que museus e tutelas integrem, nos seus programas, ações que fomentem democratização cultural dos seus públicos. Os serviços educativos têm, por isso, conquistado cada vez mais terreno, facultando a instituições escolares ou sociais, famílias e comunidade em geral, um maior e mais eficaz usufruto do acervo que os museus albergam. As linguagens artísticas são, com efeito, consideradas neste relatório de projeto, como estratégias essenciais para a mediação e interpretação do património museológico junto da comunidade, com vista ao seu envolvimento. É no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, nascido na linha da sociomuseologia, que se desenvolve um projeto que utiliza o teatro como estratégia de intervenção. Fundamentado nas funções dos museus de comunidade e na linguagem teatral, o presente relatório reúne as diversas ações desenvolvidas com um conjunto de famílias, no museu, ao longo de seis meses, e o seu culminar na apresentação pública de um espectáculo inspirado na exposição. A intervenção realizada pretendeu uma maior inclusão da comunidade no museu. As famílias foram, com efeito, o grupo de trabalho com o qual se baseou um projeto assente nos princípios da investigação-ação. A estruturação faseada das etapas de trabalho tornou o grupo mais próximo do museu e mais conhecedor dos seus conteúdos. O envolvimento destas pessoas, de várias faixas etárias e unidas por laços familiares, estendeu o interesse a outros representantes da comunidade, tal como se havia perspetivado. O estudo permitiu ainda entender como um projeto teatral pode integrar a comunidade, enquanto participante e espectadora, estimulando novas interpretações sobre o discurso museológico. Verifica-se ainda como o museu e o teatro encontram afinidades, quer enquanto espaços cénicos, quer enquanto potenciadores criativos de significados. Implementar o teatro no museu, não só desenvolve competências pessoais e sociais, como amplifica a exploração de temas que têm por base a identidade e o património comunitários.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »