ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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- À descoberta de ser Educadora e Professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico… aprendendo com as criançasPublication . Almeida, Janine Patrícia Teixeira; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativasPublication . Sousa, Carolina Faustino de; Pinto, Hélia Gonçalves; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório, referente ao mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, está organizado em duas componentes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira integra as reflexões críticas e devidamente fundamentadas sobre o percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, nomeadamente em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas evidencio os momentos mais significativos para mim, as expetativas e desafios, a importância de observar, planificar, intervir, avaliar e refletir e algumas dificuldades sentidas e aprendizagens adquiridas. No que diz respeito à dimensão investigativa, é apresentado um estudo realizado no contexto de 1.º CEB, especificamente com uma turma do 4.º ano de escolaridade. Na implementação deste estudo de carácter qualitativo foram realizadas diversas sessões que promoveram aprendizagens significativas com a exploração de obras cinematográficas e desenvolveram as literacias artística, emocional, fílmica e crítica. Para tal, foi formulada a seguinte pergunta de partida: Em que medida a exploração de obras cinematográficas no 1.º CEB contribui para a construção de aprendizagens significativas? No que concerne ao método de investigação, recorri à metodologia de investigação-ação que se caracterizou pela existência das etapas de diagnóstico, planificação, implementação da ação e apresentação de resultados. Os resultados encontrados revelam que a sétima arte é um excelente recurso pedagógico pois com esta é possível realizar trabalhos interdisciplinares, desenvolver a alfabetização estética e o pensamento crítico. Para além disso auxilia na transformação pessoal e social, na compreensão da sucessão temporal de acontecimentos, desenvolve a capacidade de interpretar a linguagem corporal, entre outros aspetos.
- A brincadeira livre na Educação de InfânciaPublication . Lúcio, Danila Pereira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre as conceções dos educadores de infância em relação à brincadeira livre. O mesmo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas da Prática Pedagógica e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada, enunciam-se expetativas, dificuldades sentidas, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como algumas estratégias utilizadas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e interpretativo, com o objetivo principal de conhecer as conceções dos educadores de infância relativamente à brincadeira livre e sua influência na prática pedagógica dos profissionais. Este estudo permitiu compreender que os profissionais participantes encaram a brincadeira livre como uma atividade essencial no quotidiano das crianças, que permite que estas se desenvolvam física, social, emocional e cognitivamente.
- O caminho percorrido… da Educação de Infância ao 1.º Ciclo do Ensino Básico – desafios e aprendizagensPublication . Gomes, Rita Rodrigues; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Um caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em Jardim de InfânciaPublication . Silva, Mariana Francisco Soares da; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria e pretende apresentar o percurso formativo realizado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. Desta forma, o presente relatório está organizado em duas partes. A parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva, na qual se reflete sobre as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo de quatros semestres, em contextos educativos distintos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, da rede solidária e da rede pública). Alguns tópicos refletidos dizem respeito às aprendizagens pessoais adquiridas com as crianças e com a equipa educativa, à evolução da minha ação educativa e às diferenças sentidas entre o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A parte II faz referência à Dimensão Investigativa, na qual se apresenta o estudo realizado em contexto de jardim de infância, com quatro crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Este estudo visou identificar que interações entre pares as crianças selecionadas estabeleceram na área da casinha, em momentos de brincadeira livre, de um Jardim de Infância da rede pública, antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais. Seguindo uma abordagem essencialmente qualitativa, os dados foram recolhidos através da observação direta, notas de campo, registos fotográficos e registos videográficos. A análise dos resultados sustentou-se na análise de conteúdo. Os resultados, analisados à luz da taxonomia das interações (interações verbais e interações não verbais), revelaram que, em momentos de brincadeira livre na área da casinha, as crianças revelaram interagir, maioritariamente, através das interações não-verbais, ao longo das três fases do estudo (antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais). Através destes resultados, percebeu-se que a reorganização do espaço e a colocação de novos materiais não demonstrou influenciar as interações entre pares, no presente estudo.
- Construindo a identidade profissional através da reflexão e da investigação sobre a PráticaPublication . Sousa, Beatriz; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. O mesmo encontra-se dividido em duas partes fundamentais, sendo estas a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. No que diz respeito à primeira parte, a Dimensão Reflexiva, esta encontra-se dividida em quatro capítulos sendo que cada um dos capítulos diz respeito a um dos contextos de Prática Pedagógica (Creche, Jardim de Infância, 1.º CEB I e 1.º CEB II). Nesta parte serão abordos assuntos relativamente às minhas vivências nos diversos contextos educativos, destacando-se o que considerei mais pertinente ao longo de toda a Prática Pedagógica em cada contexto. Assim, refleti acerca do papel do educador e da sua relação com o grupo, dos tempos de transição, da metodologia de trabalho por projeto, da importância do brincar, da relação com a família, da planificação, da avaliação e, ainda, dos documentos orientadores do trabalho de um educador e de um professor. Relativamente à segunda parte, a Dimensão Investigativa, esta diz respeito à investigação desenvolvida numa escola de caráter público em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através da seguinte questão de partida “De que forma é que a Tertúlia Dialógica Literária poderá contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos?” procurou-se fomentar o gosto pela leitura nos participantes e contribuir para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e social. Recorrendo a uma metodologia qualitativa procurou-se analisar, ao longo de seis sessões, o impacto da Tertúlia Dialógica Literária no desenvolvimento dessas competências. Deste modo, destaco a importância das sessões de Tertúlia Dialógica Literária para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais uma vez que foi possível observar, ao longo de toda a investigação, uma evolução positiva por parte dos alunos. Contudo, no que diz respeito à fluência da leitura, à compreensão leitora e à intensificação de práticas de leitura ainda que se tenha observado alguma evolução por parte dos alunos que participaram no estudo, esta foi menor, evidenciando, claramente, a necessidade da continuidade do trabalho realizado.
- CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIAPublication . Caseiro, Ana Amélia Vigia; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo.
- Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Kelly dos; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório surge do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo constituído por duas dimensões distintas, a reflexiva e a investigativa. Nele é apresentada a minha trajetória enquanto educadora/professora e investigadora, no decorrer de quatro Práticas Pedagógicas em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão reflexiva são apresentadas reflexões críticas e fundamentadas que procuram destacar as aprendizagens mais significativas que vivenciei ao longo dos diferentes contextos de intervenção, nomeadamente o contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa deste relatório apresenta um ensaio investigativo realizado com uma turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo, de natureza qualitativa, pretende dar a conhecer os efeitos da prática de mindfulness na regulação emocional de alunos do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar os objetivos definidos, os dados foram recolhidos com o auxílio de um Diário de Bordo, de um inquérito aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas individuais aplicadas a alguns alunos e à professora titular de turma. Após a análise dos dados, realizada com recurso à análise especulativa, o estudo indicou que a prática regular de mindfulness na sala de aula, permite aos alunos desenvolver o seu autoconhecimento e, consequentemente, estratégias de regulação emocional.
- Da teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincarPublication . Chaveiro, Ana Cláudia Vicente; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, relativa ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. No que à organização deste relatório diz respeito, este encontra-se dividido em duas partes, a saber, a Dimensão Reflexiva – subdivida em três capítulos – e a Dimensão Investigativa, subdividida, por sua vez, em cinco capítulos. Relativamente à primeira parte, esta espelha o percurso vivido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionado, no qual são apresentadas as vivências mais significativas em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância – e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, nesta apresenta-se o ensaio investigativo de natureza qualitativa, realizado no contexto de Jardim de Infância com um grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O objetivo principal desta investigação prende-se com a perceção do brincar por parte das crianças e da educadora responsável pela sala, tendo sido utilizada a observação e a realização de entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças revelam hesitações face ao que é para si brincar, comparando esta prática muitas vezes com as propostas de cariz orientado. Porém, todas as crianças mostraram perceber a importância que este ato apresenta na sua vida, bem como na vida das crianças em geral. Em contrapartida, e de forma a confrontar resultados, a visão da educadora difere da das crianças, sendo uma visão mais abrangente, como já era expectável. Por fim, a redação deste relatório foi um elemento fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.