Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIA

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo.

Description

Keywords

Área do Faz de Conta Ensino básico do 1º ciclo Educação de Infância Expressão Jogo Dramático Jogo Simbólico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue