Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As implicações das características do servicescape no Turismo de Saúde e Wellness em hotéis de 4 estrelas na região OestePublication . Nascimento, Ângela Filipa; Almeida, Anabela Clemente Elias; Bento, Carla Isabel Santos de SousaO conceito de wellness tem vindo a destacar-se no turismo de saúde, apesar de existir dificuldade em conceptualizar e definir concretamente este conceito nos estudos desta área. Este pode ser considerado um dos ramos principais do turismo de saúde estando interrelacionado com o turismo de spa e turismo médico, tornando as linhas da sua separação difíceis de traçar. Apesar disto, definimos wellness como a procura ativa de escolhas, estilos de vida e atividades que promovem um estado de saúde holística sendo esta procura subjetiva e dependente da perceção de cada individuo. Considerando o tipo de serviços e produtos oferecidos por este tipo de turismo, a sua procura obriga a que haja uma diferenciação entre as unidades hoteleiras que providenciam este tipo de turismo. Através do seu espaço de bem-estar e wellness, as unidades hoteleiras podem proporcionar experiências inovadoras para os seus clientes. De forma a alavancar as experiências proporcionadas, as unidades hoteleiras têm ao seu dispor o conceito de servicescape e as suas dimensões: ambiente, layout e funcionalidade e sinalética, símbolos e artefactos. Este conceito, que influencia clientes e trabalhadores, tem a possibilidade de auxiliar na conquista de vantagem competitiva e diferenciação. Com o objetivo de perceber as implicações das características do servicescape em contexto de turismo de bem-estar e wellness, foi adotada uma metodologia qualitativa e aplicado um inquérito por entrevista aos gestores/diretores dos espaços de bem-estar e wellness nas unidades hoteleiras de 4 estrelas do distrito de Leiria. Para complementar a analise de dados, foram também analisados os comentários publicados nas plataformas Booking e TripAdvisor. As conclusões obtidas demonstram que, para além das dimensões do servicescape já conhecidas, também é visível a influência clara de uma dimensão social que diz respeito aos trabalhadores do espaço. A sua influência é tão importante como a influência da dimensão mais trabalhada pelas entidades. A integração deste conceito a nível operacional dá-se através dos seus trabalhadores e de ações como a limpeza e manutenção, demonstrando a transversalidade da sua aplicação. Apesar de subtil, o servicescape demonstra-se uma mais-valia na criação de vantagem competitiva e diferenciação.
- Desenvolvimento de um equipamento para produção por extrusão de fitas em compósito de matriz termoplásticaPublication . Coutinho, Marco António Fialho; Novo, Paulo Jorge da Costa Parente; Martinho, Pedro Miguel Gonçalves; Carreira, Pedro José da SilvaOs Compósitos de matriz termoplástica são um produto emergente na indústria e vêm criar novos desafios ao nível dos processos de fabrico quando comparados com os de matriz termoendurecível. A suas propriedades mecânicas, tempos de ciclo, características das matrizes termoplásticas, nomeadamente o comportamento à fadiga, a sua tenacidade, a tolerância ao dano, a reciclabilidade e consequentemente a durabilidade, conduzem, cada vez mais, a uma maior utilização deste tipo de materiais. Por outro lado, a elevada viscosidade dos polímeros termoplásticos quando comparada com a das resinas termoendurecíveis, dificulta a sua impregnação nos reforços fibrosos e consequentemente os processos de produção, sendo o espalhamento prévio do feixe de fibras para posterior impregnação pela matriz termoplástica, a opção seguida neste projeto de modo a minimizar as questões associadas ao este processo. Neste sentido, realizou-se neste trabalho o projeto e o dimensionamento de uma linha de produção de fitas pré-impregnadas em fibra de carbono com matriz termoplástica de poliamida pelo processo de impregnação por extrusão. Em seguida, procedeu-se ao estudo, fabrico e à otimização de um sistema de espalhamento mecânico de fibras. No estudo do espalhamento das fibras foram comparados os resultados obtidos com um modelo analítico para validação do sistema projetado e foi aplicada a metodologia do Desenho de Experiências (DOE), realizando testes com as variáveis do processo mais significativas, nomeadamente a velocidade de puxo, a utilização de ar comprimido, a variação da distância dos rolos de espalhamento e a geometria dos rolos. Pelos resultados obtidos, verificou-se que o sistema funciona devidamente e com a aplicação do DOE foi possível alcançar uma solução ótima dos parâmetros do processo para obter o melhor espalhamento do feixe de fibras em estudo. Foram também analisadas as fibras após o seu espalhamento por microscopia eletrónica de varrimento (SEM) para avaliar os efeitos do sistema sobre as mesmas e conclui-se que as fibras não sofrem qualquer dano com a passagem no sistema mecânico de espalhamento.
- Da teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincarPublication . Chaveiro, Ana Cláudia Vicente; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, relativa ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. No que à organização deste relatório diz respeito, este encontra-se dividido em duas partes, a saber, a Dimensão Reflexiva – subdivida em três capítulos – e a Dimensão Investigativa, subdividida, por sua vez, em cinco capítulos. Relativamente à primeira parte, esta espelha o percurso vivido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionado, no qual são apresentadas as vivências mais significativas em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância – e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, nesta apresenta-se o ensaio investigativo de natureza qualitativa, realizado no contexto de Jardim de Infância com um grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O objetivo principal desta investigação prende-se com a perceção do brincar por parte das crianças e da educadora responsável pela sala, tendo sido utilizada a observação e a realização de entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças revelam hesitações face ao que é para si brincar, comparando esta prática muitas vezes com as propostas de cariz orientado. Porém, todas as crianças mostraram perceber a importância que este ato apresenta na sua vida, bem como na vida das crianças em geral. Em contrapartida, e de forma a confrontar resultados, a visão da educadora difere da das crianças, sendo uma visão mais abrangente, como já era expectável. Por fim, a redação deste relatório foi um elemento fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.