Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.48 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, referente ao mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, está organizado em duas
componentes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
A primeira integra as reflexões críticas e devidamente fundamentadas
sobre o percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas nos
diferentes contextos educativos, nomeadamente em Creche, Jardim de
Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas evidencio os momentos
mais significativos para mim, as expetativas e desafios, a importância
de observar, planificar, intervir, avaliar e refletir e algumas dificuldades
sentidas e aprendizagens adquiridas.
No que diz respeito à dimensão investigativa, é apresentado um estudo
realizado no contexto de 1.º CEB, especificamente com uma turma do
4.º ano de escolaridade. Na implementação deste estudo de carácter
qualitativo foram realizadas diversas sessões que promoveram
aprendizagens significativas com a exploração de obras
cinematográficas e desenvolveram as literacias artística, emocional,
fílmica e crítica. Para tal, foi formulada a seguinte pergunta de partida:
Em que medida a exploração de obras cinematográficas no 1.º CEB
contribui para a construção de aprendizagens significativas? No que
concerne ao método de investigação, recorri à metodologia de
investigação-ação que se caracterizou pela existência das etapas de
diagnóstico, planificação, implementação da ação e apresentação de
resultados.
Os resultados encontrados revelam que a sétima arte é um excelente
recurso pedagógico pois com esta é possível realizar trabalhos
interdisciplinares, desenvolver a alfabetização estética e o pensamento
crítico. Para além disso auxilia na transformação pessoal e social, na
compreensão da sucessão temporal de acontecimentos, desenvolve a
capacidade de interpretar a linguagem corporal, entre outros aspetos.
Description
Keywords
Ensino básico do 1.º Ciclo Educação Pré-escolar Creche Literacia Fílmica Integração Curricular