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- Editorial: Social cognition and mental health among children and youthPublication . Zhi, Kuiyun; Xia, Ling-Xiang; Bueno, David; Chen, Yongjin; Li, Zuoshan; Laranjeira, CarlosThis editorial comment on “Social cognition and mental health among children and youth” aims to provide a forum to improve research in this field and its contribution to health psychology, the understanding of risk and protective factors, and the exploration of innovative psychosocial interventions to benefit children and youth's health and wellbeing. People's feelings and social experiences are very influenced by their social, cultural, educational and autobiographical contexts. Nota: Parte de texto retirado do corpo do artigo.
- “SEU NOME ERA GISBERTA”: PROJETO DE UM NON-FICTION VR COM EXERCÍCIOS DE TOMADA DE PERSPETIVAPublication . Roxo, Sérgio de Arriaga e Cunha Galvão; Brites, Leonel dos Reis; Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesPodemos definir livremente a Realidade Virtual (RV) como uma ferramenta/tecnologia de novos media e das tecnologias imersivas, que permite aos seus utilizadores a possibilidade de imersão e/ou interação dentro de ambientes virtuais simulados. O seu potencial, como tecnologia de desenvolvimento humano (Rose, 2018), tem alterado a maneira como utilizamos os media, assim como a qualidade de vida das pessoas, ao oferecer presença e imersividade. No decorrer das últimas décadas, com o objetivo de potencializar a experiência humana, a RV tem vindo a ser aplicada como uma ferramenta/tecnologia em múltiplos contextos e investigações científicas em áreas como a educação, o entretenimento, o turismo, o cinema de ficção e documental, o jornalismo, a saúde e bem-estar e a psicologia, entre outras. Os Non-Fiction VR (VRNF) são uma terminologia dos media imersivos que procura incorporar as diferentes produções de não ficção (e.g. Documentários) em RV onde, por exemplo, se engloba o Jornalismo Imersivo idealizado por Nonny de la Peña. O potencial dos VRNF para contar histórias de interesse humano (McRoberts 2018), através da sensação de presença (Slater & Sanchez-Vives, 2016), do testemunho imersivo (Nash, 2018), do RAIR (De la Peña et al., 2010) e de outros fenómenos, tem permitido que estes sejam utilizados para potencializar uma resposta empática (Martingano et al., 2021) nos utilizadores/participantes. Esta é considerada “the ultimate empathy machine” (Chris Milk, 2015) motivando uma alteração do seu comportamento pró-social, especialmente em questões de justiça social (McRoberts, 2018). Deste modo, surge a criação da primeira experiência de não-ficção em RV em Portugal sobre transfobia, “Seu nome era Gisberta”. Este VRNF parte da história de vida de Gisberta Salce, uma vítima de um crime de ódio e Transfobia, ocorrido em 2006 na cidade do Porto, que espoletou o nascimento do movimento trans nacional (Saleiro, 2013) e impulsionou diversos movimentos LGBTQIA+ em Portugal. Este VRNF aplicará exercícios mediados de tomada de perspetiva (Van Loon et al., 2018 -VRPT), possibilitando a experiência de corporificar diferentes perspetivas à medida que estamos imersos na sua história. Através de relatos e de um extenso levantamento jornalístico, produzimos uma experiência imersiva que leva o utilizador/participante a conhecer a história de Gisberta com recurso à animação num vídeo em 360º. Neste documento iremos apresentar o processo de construção desta experiência imersiva, desde a sua base teórica fundamental até às suas escolhas estéticas, técnicas e conceptuais. Pretende-se com este projeto explorar e partilhar, novas ferramentas para fomentar a educação e intervenção social, não só para a humanização e redução do preconceito contra pessoas Trans, mas também para estimular novos criadores/investigadores a trabalhar questões de importância social e de ativismo nesta tipologia de produções.
- Exercício Físico na Prevenção e Tratamento da Dor LombarPublication . Silva, Sofia Verdasca; Morouço, Pedro Gil Frade; Carreira, Bruno PereiraA Dor Lombar constitui um problema a nível da saúde musculo esquelética muito frequente na atualidade decorrente de vários fatores, e por sua vez com um impacto significativo na saúde, atividade de vida diárias e capacidade funcional do individuo. Uma das causas que pode estar na origem da Dor Lombar é a Hérnia de Disco, que é descrita como o processo em que ocorre rutura do anel fibroso, com subsequente deslocamento do núcleo pulposo do disco para os espaços intervertebrais. Como Prevenção e Tratamento deste tipo de quadro clínico impõe-se a mudança de certos hábitos, através de uma prática regular de Exercício Físico orientado. Deste modo, o intuito do presente projeto consiste na viabilização de soluções que objetivem a Prevenção e Tratamento da Dor através de Exercícios específicos para população com Dor Lombar e Hérnia de Disco. A aplicação prática do projeto consiste no desenvolvimento de um programa de Exercício Físico baseado em exercício estruturado e planeado, acompanhado de informação e orientação sobre Hérnia de Disco e Dor Lombar o qual foi concebido com a finalidade de ser divulgado através de uma Plataforma Web com o fim de tornar esta informação acessível a um maior número de pessoas com esta condição. Desta forma, é disponibilizado ao utente conteúdo em formato de vídeo acerca de exercícios terapêuticos de acordo com o seu perfil e anamnese inicial. Essa atribuição é feita a partir de um sistema, baseado no preenchimento de um questionário inicial, cujo principal objetivo é avaliar se o utente possui os critérios a fim de obter acesso ao conteúdo e usufruir da melhoria de vários indicadores de saúde.
- CONSTRUIR OS CAMINHOS DA INFÂNCIAPublication . Caseiro, Ana Amélia Vigia; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. De modo a espelhar o percurso reflexivo e as vivências ocorridas ao longo deste percurso, este relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, podemos encontrar a dimensão reflexiva em contexto de Creche, em Jardim de Infância, em 1.º CEB I e 1.º CEB II onde é possível encontrar um percurso de reflexão crítica e fundamentada e onde se integra a importância da gestão de tempo e das rotinas, da observação e da avaliação em contexto de Creche, os desafios da intervenção/planificação em contexto de Jardim de Infância e as expectativas de ser professor e das dificuldades sentidas no período pós-pandemia no contexto de 1.º CEB. Na segunda parte do relatório, encontra-se a dimensão investigativa que espelha todo o processo do estudo, sendo possível compreender quais as dinâmicas que emergem da introdução de novos objetos na área do faz de conta a partir de uma análise crítica e fundamentada. Os resultados encontrados evidenciam que os materiais e a organização do espaço influenciam a forma como a criança interage com os seus pares e os tipos de brincadeira que emergem. Para além disso, percebe-se que a introdução de novos objetos leva a novas formas de exploração, ampliando o jogo dramático espontâneo. Por fim, é contemplada também uma conclusão final do relatório que integra uma reflexão acerca do caminho percorrido para construir este relatório, reforçando as dificuldades sentidas e as aprendizagens que se destacaram no decorrer do mesmo.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luzPublication . Andurão, Ana Catarina Gomes; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Este relatório tem como principal objetivo refletir sobre as vivências nas Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo investigativo sobre as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz. Este encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte apresenta-se, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o meu percurso e as aprendizagens vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte apresento o meu percurso realizado através do ciclo interativo, algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância, sobre as interações entre pares que emergem em provocações relacionas com luz. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo teve a participação de seis crianças, três de cada contexto e duas educadoras. Os dados foram recolhidos através da observação direta com recurso a gravações audiovisuais, notas de campo e entrevistas. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se estabelecem entre pares, durante as provocações com luz e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças