ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem organizacional e o compromisso na empresa GLN - a importância da comunicação internaPublication . Mota, Alexandra Sofia Lopes; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
- Empresas Tecnológicas em Portugal: Inovar na Comunicação Interna O Caso da WIT SoftwarePublication . Pinto, Eugénia Cristina Miranda; Casimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroNas empresas tecnológicas, empresas que fornecem produtos e serviços resultantes de conhecimento científico e tecnológico avançado, o capital humano é o principal fator crítico. Devido às exigências pela alta qualificação de quadros, as oportunidades profissionais no mercado das tecnológicas (mercado de competitividade extrema e em permanente mudança) surgem a todo o momento, em qualquer lugar. Neste âmbito, a Comunicação Interna é uma peça-chave para a empresa conseguir um público interno motivado e comprometido com a estratégia e visão global da estrutura em que se insere. Assim, compreender o poder dos trabalhadores e desenvolver modelos de Comunicação Interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente por parte das empresas. Considerando a ausência de estudos focados na Comunicação Interna em empresas tecnológicas portuguesas, este trabalho pretende investigar e refletir sobre os modelos praticados neste tipo de empresas através do estudo do caso da WIT Software, nascida na Universidade de Coimbra em 2001. Identificar o modelo de Comunicação Interna desenhado por esta tecnológica em dezembro de 2013 e implementado em janeiro de 2014, bem como compreender o seu impacto na satisfação dos trabalhadores, constitui o primeiro propósito deste estudo. Num segundo momento avalia-se a importância da Comunicação Interna no processo de Endomarketing. Os dados obtidos demonstram que a Comunicação Interna tem um forte impacto na satisfação dos trabalhadores da WIT Software e que o modelo praticado por esta empresa tecnológica rompe com os mecanismos clássicos e tradicionais utilizados no processo comunicacional, privilegiando instrumentos inovadores e criativos. Este trabalho evidencia, também, que o modelo adotado pela empresa contribuiu para o Marketing Interno (Endomarketing).
- Ferramentas digitais de prevenção e combate para a violência doméstica no espaço europeuPublication . Araújo, Filipa Maria Santos; Gomes, Marco; Brites, Leonel dos ReisNos últimos anos tem-se assistido a uma maior abertura ao debate público, tanto a nível nacional como internacional, sobre a violência doméstica. Relatórios de comissões governamentais, atividades de organizações não-governamentais e associações de apoio à vítima ou relatos das próprias vítimas têm ganho um espaço cada vez mais importante nos meios de comunicação. No território europeu a preocupação não se limita às fronteiras dos países-membros. Desde 2011 que a Convenção de Istambul, com carácter internacional, define como prioridade o combate à violência contra mulheres e à violência doméstica. Assumindo o seu papel crucial no combate e na prevenção deste tipo de violência, alguns países europeus têm vindo a desenvolver diversas campanhas e atividades subordinadas ao tema. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, os grupos de trabalho incluem os novos medias nas suas agendas. Partindo desta tendência, o presente trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas digitais no combate e na prevenção do crime de violência doméstica, com enfoque nas aplicações móveis disponibilizadas pelos governos dos países da União Europeia, procedendo-se a uma análise comparativa desse software. Através de tabelas de análise, quisemos perceber de que forma é que estas plataformas digitais contribuem no trabalho de combate e prevenção da violência doméstica, reconhecendo o longo caminho necessário para a eliminação deste tipo de violência na sociedade atual.
- A influência do digital storytelling no comportamento do consumidorPublication . Sousa, Catarina Sofia Matos; Lisboa, Ana Catarina CadimaVivemos numa sociedade onde os consumidores sabem tudo sobre uma marca e onde as empresas são não só avaliadas pelos seus produtos, mas também pelos seus valores, pelo seu posicionamento relativamente a questões sociais e pelas emoções que transmitem ao contar histórias. As histórias fascinam as pessoas e costumam ser mais facilmente lembradas do que os factos. É através da narrativa, do uso da linguagem e da construção e partilha de histórias que os seres humanos comunicam entre si e dão significado a tudo o que acontece. Conseguir construir uma história exige uma ideia criativa com um carácter emocional, forte e verdadeiro acerca de um produto ou da história de uma marca. Por isso, o storytelling surge como uma oportunidade de comunicação para as marcas, e uma forma como as mesmas podem estabelecer uma conexão forte com os seus clientes. Neste estudo investigamos como as campanhas de storytelling afetam o comportamento do consumidor, utilizando o caso concreto da marca Lemon Jelly que se baseia na criação de histórias para explicar e apresentar as suas coleções. Desta forma, pretendemos analisar o impacto que o storytelling tem na intenção de compra do consumidor, através do estudo das variáveis: envolvimento afetivo, overall brand equity e word-of-mouth positivo. Assim e com base no estudo que teve como amostra 135 indivíduos, concluímos que a estrutura da narrativa/ storytelling influencia positivamente o envolvimento afetivo, o brand equity e o word-of-mouth positivo, sendo que as duas últimas variáveis, por sua vez, influenciam a intenção de compra.
- As motivações do eWom entre os utilizadores do FacebookPublication . Carvalho, Gilmara Souza; Marques, Alzira Maria da AscençãoO avanço da internet e a larga utilização das novas plataformas de comunicação on-line permitem aos consumidores partilhar conselhos, dar sugestões, acrescentar informações sobre produtos, marcas, empresas e serviços com uma infinidade de outros consumidores. Esta partilha é uma prática antiga que vem sendo cada vez mais utilizada e potencializada com as novas plataformas de comunicação on-line, que permitem um maior alcance e uma maior interação entre os consumidores e as “suas” marcas. Com proliferação e homogeneização das ofertas, a saturação publicitária e a fragmentação de meios, os consumidores deixaram de ter confiança nas instituições para passarem a confiar mais nos seus pares, daí o eWOM ser uma influência importante na decisão de compra, que importa estudar para compreender as motivações dos consumidores em se envolverem no eWOM positivo e negativo sobre marcas e empresas no Facebook e verificar quais, de entre as já identificadas em investigações científicas anteriores, exercem uma maior influência nos utilizadores portugueses. Nesse sentido, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 605 utilizadores do Facebook estimou-se um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando o software Smart PLS 2.0. Os resultados sugerem que a reciprocidade, o sentimento de pertença, o desejo de ajudar a empresa, a procura de opiniões/informações como um dos principais motivos para a partilha do eWOM positivo, sendo os sentimentos negativos e a preocupação com os outros os principais motivadores do eWOM negativo. O conhecimento das motivações dos utilizadores portugueses no eWOM sobre marcas e empresas no Facebook ajuda-as a formular estratégias diferenciadas de marca e de comunicação para incentivar comportamentos de partilha e interações do eWOM entre os seus consumidores.
- Plano de comunicação da Cadfow para as instituições de ensino superiorPublication . Margarido, Inês Isabel Pereira; Lisboa, Ana Catarina CadimaComo proposta de trabalho final de mestrado decidi desenvolver um projeto que se baseia na elaboração de um plano de comunicação da empresa CADFLOW - Optimização, Reengenharia e Comercialização de Hardware e Software Lda, direcionado para instituições de ensino superior, mais especificamente para cursos que utilizem softwares PLM. Escolhi esta empresa como estudo de caso, porque é onde trabalho atualmente. As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) são as maiores constituintes do tecido empresarial nacional, no entanto, ainda há muito a fazer quanto ao nível de comunicação que fazem. Sendo a Cadfow uma PME, representante de grandes marcas nas áreas em que atua e dotada de grandes ferramentas de apoio ao ensino, observei a grande necessidade de fomentar a relação entre a empresa e os futuros colaboradores no mercado de trabalho. O objetivo geral deste projeto é alargar a colaboração empresa-academia, para que os professores e alunos utilizem os softwares Siemens PLM, disponibilizados pela Cadflow. Quanto aos objetivos específicos, são os seguintes: aumentar a adesão da utilização dos softwares Siemens PLM; incrementar a utilização efetiva dos softwares; aumentar a troca de informações com cursos que utilizem software PLM; e por último, aumentar o número de instituições e cursos com os quais se estabelece contactos. Uma vez que existem vários públicos envolvidos no mundo académico, com níveis de poder de decisão diferentes, é necessária uma estratégia completa e que integre várias ferramentas de comunicação, tanto online como offline. O presente projeto dá especial destaque às ferramentas de comunicação digital que vão surgindo e ao conteúdo que, atualmente, é o fator diferenciador num mercado tão competitivo. Se uma marca não produzir conteúdo relevante das mais variadas formas, não irá despertar interesse no seu público-alvo para que este o acompanhe. Acredito que o plano desenvolvido irá contribuir favoravelmente para o fomento de uma relação proveitosa empresa-academia.
- A Produção Noticiosa na Imprensa Desportiva OnlinePublication . Guerra, André Matias; Gomes, MarcoO jornalismo desportivo, à semelhança dos restantes setores jornalísticos, tem sido alvo de sucessivas transformações nas suas dinâmicas ao longo das últimas décadas, fruto de constantes evoluções tecnológicas e alterações de contextos sociais, políticos e económicos. A componente jornalística do desporto tem sido alvo de diversos estudos com o intuito de perceber de que modo os profissionais da informação têm redefinido as suas práticas jornalísticas, nomeadamente ao nível da produção noticiosa. Este trabalho apresenta como objeto de estudo três órgãos de informação desportiva exclusivamente online, Bancada.pt, Maisfutebol e Zerozero.pt. O objetivo consiste em perceber de que forma as práticas jornalísticas se estão a redefinir no contexto multimédia, analisando como os ciberjornalistas interpretam e se adaptam aos desafios resultantes dos novos media e das novas tecnologias. Em termos metodológicos, optou-se por uma análise de conteúdo baseada na extração de notícias dos três sites em consideração, durante o mês de abril de 2018, secundada por um conjunto de elementos explicativos obtidos a partir de entrevistas realizadas aos responsáveis editoriais dos meios de comunicação estudados. Conclui-se que o jornalismo desportivo online enfrenta problemas idênticos ao jornalismo desportivo impresso, designadamente ao nível da relação com as fontes de informação. Acresce a este aspeto o facto de as publicações analisadas revelarem, por um lado, uma significativa dependência de outros media e, por outro, apresentarem baixos níveis de conteúdos que sugerem um maior investimento dos próprios media, do ponto de vista financeiro, técnico, de recursos humanos e até editorial. Ou seja, é fraca a produção de elementos diferenciadores como reportagens e entrevistas.
- Projeto de Comunicação: Promoção de um negócio familiar tradicional baseada no digitalPublication . Marcelino, Rita Maria Nalha; Lisboa, Ana Catarina CadimaEste trabalho usa como base o Marketing Relacional e o uso da comunicação em marketing como ferramenta das empresas atuarem junto dos seus clientes e estabelecerem relacionamentos. Os pequenos negócios tradicionais e artesanais são os que mais têm dificuldade hoje em dia em inserir-se e sobreviver no mercado junto da concorrência. Por um lado, os consumidores têm um perfil, uma exigência e um conhecimento distintos do passado, o que tem levado ao aparecimento e crescente relevância de novos meios de comunicação. Por outro, as grandes empresas têm vindo a alterar as suas operações e estratégias, procurando acompanhar o mercado. Deste modo, a comunicação tradicional dos pequenos negócios que se baseia muitas das vezes no “passa palavra” convencional tem ficado aquém do que o mercado pede. Esta dificuldade, presente na comunicação dos pequenos negócios, acaba por não permitir que os produtos e serviços destes ganhem visibilidade e singrem no mercado. Os pequenos negócios, nomeadamente os de atividade artesanal só têm futuro se souberem enquadrar-se na nova realidade e manter uma relação próxima com os seus clientes. Esta será a fundamentação da viabilidade do seu negócio e da sua posição no mercado. O caso de estudo abordado neste trabalho é o negócio tradicional e familiar de ´Marcenaria e Restauro de Móveis de Carlos Marcelino´. Após a sua análise, constatou-se a necessidade de elaborar uma estratégia de comunicação, de modo a promover a visibilidade do negócio, e uma maior interação e acompanhamento dos clientes. Foi proposto um posicionamento simbólico, com base no slogan “o valor da tradição” e criado um conceito gráfico. Para divulgar informação, contactar e manter uma relação mais próxima com os clientes propõe-se o uso dos novos meios de comunicação, nomeadamente das redes sociais e do site.
- Transmedia Storytelling na ficção portuguesaPublication . Carreira, Ana Cristina Francisco; Freire, Carla Sofia CostaA evolução tecnológica do início do século XXI abriu portas a novos desafios comunicacionais e hoje, mais do que nunca, é necessário desenvolver processos narrativos que atraiam as audiências e tragam um novo fôlego à televisão em Portugal. Este estudo incide nos princípios de transmedia storytelling definidos por Henry Jenkins – spreadability versus drillability, continuity versus multiplicity, immersion versus extractability, worldbuilding, seriality, subjectivity e performance – e na forma como produtoras, canais de televisão portugueses em sinal aberto e consumidores encaram a utilização destas práticas na produção, transmissão e consumo de conteúdos de ficção nacional. Nas narrativas que recorrem a transmedia storytelling, pedaços das histórias são espalhados através de diferentes media, podendo muitos destes conteúdos ser criados em colaboração com os fãs. Foram abordadas as produtoras, as estações televisivas e os consumidores por forma a apurar que trabalho tem vindo a ser efetuado na ficção nacional da televisão pública portuguesa em sinal aberto no âmbito de transmedia storytelling e por que razão estes canais e as produtoras não apostam em transmedia storytelling na estratégia de comunicação das ficções nacionais. Para isso foi descrito o cenário da ficção nacional na televisão pública portuguesa em sinal aberto, analisado o papel do consumidor no contexto atual de consumo e produção de conteúdos e o seu interesse em narrativas transmediáticas e foram identificados os constrangimentos e limitações na utilização de transmedia storytelling na ficção nacional da televisão pública portuguesa em sinal aberto. Os resultados revelam que transmedia storytelling é uma temática pouco familiar, que não é aplicada em Portugal, apesar de haver casos pontuais da sua utilização. Porém, o estudo indica que pode haver um interesse latente nos consumidores, que poderá ser ativado a partir da introdução de conteúdos que recorram a estratégias de transmedia storytelling na televisão portuguesa em sinal aberto.
- A Utilização das redes sociais em Bibliotecas do Ensino Superior PúblicoPublication . Marcos, Rosa Maria Silva; Freire, Carla Sofia CostaNos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior, comunicam com os seus públicos. O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não recorre.