Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao
conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a
transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo
ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas
privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes
utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas
e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior,
comunicam com os seus públicos.
O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal
a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do
ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo,
optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a
uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos
qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por
questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas
do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o
objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram
ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais.
Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais
por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e
promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas
plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez
que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo
com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não
recorre.
Description
Keywords
Redes sociais Comunicação Web 2.0 Bibliotecas Ensino superior Bibliotecas