ESECS - Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social
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- A integração dos alunos luso venezuelanos no sistema de ensino da MadeiraPublication . Silva, Adérbal Filipe Amorim Pinto da; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesEste trabalho assenta na procura de respostas à situação dos alunos luso venezuelanos que chegaram à Região Autónoma da Madeira e que, de assentada, tiveram que ser integrados no sistema de ensino português e regional, de modo concreto. Terá sido essa integração eficaz? Terão sido tomadas todas as medidas para assegurar uma eficácia total? E como perspetivam os próprios estudantes a sua integração na escola, no sistema de ensino e com os seus pares? A escola nos dias de hoje é, cada vez mais, um espaço social por excelência, sendo caraterizada pela diversidade cultural e social dos alunos, das usas histórias de vida e dos seus percursos, mas é, também, ponto de encontro dessas mesmas realidades, pelo que deve fomentar uma cultura de respeito, de civismo, de aceitação e de cidadania. Este trabalho consiste, assim, na procura de respostas em relação ao ponto de vista dos alunos, sobre a sua integração na escola, na turma, na relação com os professores e com os colegas de turma. Além disso, tenta perceber a existência de mecanismos de mediação intercultural e socio pedagógica na escola, como resposta ao fenómeno migratório e social com que a Madeira e concretamente as escolas se depararam. É, deste modo, uma investigação que busca trabalhar diretamente com as fontes em trabalho de campo de natureza etnográfica, partindo de um paradigma, o paradigma hermenêutico-compreensivo, de descoberta, recorrendo, para esse fito a instrumentos de recolha de dados, dando especial ênfase ao diário de campo, à observação direta participante e às entrevistas semiestruturadas. O trabalho de investigação foi levado a cabo numa escola da Região Autónoma da Madeira e com um grupo de sete alunos. Todos provenientes da Venezuela e que têm etapas diferentes de residência na ilha e de frequência na escola. Ao longo do trabalho, é possível encontrar referências ao modo como a escola, pela voz do seu presidente da direção, vislumbra a integração destes jovens na escola e nas turmas, bem como a própria diversidade na escola. Aborda-se, também, as relações com os professores e os colegas de turma, na tentativa de compreender como se constroem essas ligações e perceber se existe algum tipo de mediação por parte dos docentes em relação a estes alunos luso venezuelanos, seja ela pela via do diálogo, seja pela via das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Por fim, dá-se a voz aos vários sujeitos desta investigação, para indagar da real integração e inclusão e percecionar a integração que estes jovens sentem em contraponto com a que percecionada pela própria escola. Com isso, conseguiu-se perceber que, do grupo em análise, a não integração destes jovens nas suas turmas é uma realidade, pese, todavia, a boa integração no espaço escolar. Porém, as dinâmicas interpessoais com os outros indivíduos da turma não são as ideais tendo em conta o objetivo de integração e inclusão tal como é definido e conhecido. Vivem cerrados, ainda, no universo da cultura e dos signos venezuelanos, mas, também não encontram do outro lado, nos seus pares, abertura ou uma frincha entreaberta que os faça sentir acolhidos, a si e à diversidade cultural que carregam.
- A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CABO-VERDIANOS EM PORTUGALPublication . Furtado, Bernardino Cardoso; Marques, José Carlos LaranjoEste trabalho tem como principal objetivo abordar e compreender melhor a integração dos estudantes universitários cabo-verdianos em Portugal, concretamente o caso do Instituto Politécnico de Leiria. Irá ser estudado com mais pormenor o dia-a-dia dos estudantes cabo-verdianos na comunidade académica, assim como na comunidade onde residem através de questionamentos acerca de aspetos básicos e importante do seu processo de integração. Nomeadamente, será dada atenção fundamentalmente ao processo de pedido de visto no país de origem, à viagem para Portugal, o acolhimento, interação com outras pessoas e outros estudantes através de convivências, participações nas atividades extracurriculares. Por outro lado, junto da própria escola e através dos responsáveis de cooperações internacionais procura-se ver e compreender ação do Instituto Politécnico de Leiria no acolhimento dos estudantes internacionais, e, também, o papel da mediação e da mediação intercultural neste processo, especificamente na integração dos estudantes.
- As memórias d’Aldeia -Cocriação do Museu de Ferreiros de Tendais Relatório de projetoPublication . Faria, Joana Patrícia Correia; Santos, Rui Miguel DuarteEste projeto nasce do convite para participar no desenvolvimento do Museu de Ferreiros de Tendais, sediado em Ferreiros (Cinfães, Viseu) de parte da Associação para o Desenvolvimento e Cultura de Ferreiros de Tendais (ADCFT) à associação Casa d’Abóbora – Associação Juvenil. Este relatório constitui o projeto final do segundo ano do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social de 2020/2021. A mestranda ao ser cofundadora da associação Casa d’Abóbora e atual colaboradora criou esta ponte de forma a aprofundar os temas da colaboração e mediação comunitária através da criação de uma estrutura colaborativa Na freguesia de Ferreiros de Tendais, atualmente com um decréscimo de população de aproximadamente 20% em dez anos, a necessidade de preservação do património e das memórias do lugar torna-se essencial. Dessa forma, o presente projeto procura através de entrevistas e questionários apresentados aos habitantes da freguesia de Ferreiros de Tendais, uma forma de estes darem o seu contributo para o museu da sua freguesia, através de partilha sobre que artefactos e informações deveriam estar no museu de forma que este seja representativo. Para além da questão de cocriação do museu em conjunto com os fregueses, através de uma mediação intercultural participada, foi cedido apoio à ADCFT na catalogação, estrutura de museu, branding e proposta de novos projetos futuros, como a elaboração de um livro da linguagem popular local. Neste relatório, oferece-se uma apresentação do contexto do enquadramento do projeto, apresentação de resultados das ferramentas para a colaboração dos fregueses, bem como atividades já desenvolvidas e uma apresentação das restantes que estão planeadas para a pós-abertura do museu. A metodologia utilizada descreve-se como qualitativa, participativa, colaborativa, transformativa e flexível de forma que o feedback dos participantes adapte o caminho do projeto através dum formato de investigação-ação
- O papel da educação e formação de adultos na inclusão social do grupo sociocultural cigano: estudo de casoPublication . Luís, Alexandra Isabel; Marques, José Carlos LaranjoA presença do grupo sociocultural cigano, em Portugal, tem sido marcada por contínuas situações de exclusão e segregação social que condicionam a sua inserção no mercado de trabalho, assim como o seu acesso à habitação, à educação, entre outros serviços. Paralelamente, os estereótipos ainda enraizados na sociedade face às comunidades ciganas, dificultam, igualmente, o estabelecimento de relações de confiança entre ciganos e não ciganos, colocando mais entraves ao processo de inclusão social destas comunidades. Nesta sequência, por forma a minorar tais situações, têm vindo a ser desenvolvidos projetos e implementadas medidas e políticas sociais no sentido de promover a inclusão das comunidades ciganas na sociedade. Estas medidas estão direcionadas, essencialmente, para as áreas da educação, da habitação, do trabalho, da saúde e do respeito pelo cumprimento dos direitos básicos. No que se refere à educação, a aprendizagem ao longo da vida tem sido um dos focos das políticas para motivar as comunidades ciganas para o reconhecimento e valorização das aprendizagens obtidas por vias formais e informais, através, por exemplo, dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. Na verdade, a educação, nomeadamente, a educação de adultos aumenta a possibilidade de inserção no mercado laboral e, consequentemente, de uma melhor inclusão na sociedade. Neste sentido, o presente trabalho pretendeu, através de um estudo de cariz interpretativo, analisar os efeitos que a conclusão de cursos e formações no âmbito da Educação e Formação de Adultos assume no processo de inclusão social do grupo sociocultural cigano. Para o efeito, recorreu-se ao método de estudo de caso, uma vez que a investigação incidiu apenas num grupo específico – comunidade cigana alcobacense, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas a quatro indivíduos de etnia cigana que já tinham concluído algum curso, assim como a uma técnica do Rendimento Social de Inserção de Alcobaça que acompanhou o processo. Este estudo permitiu constatar que os cursos de Educação e Formação de Adultos dotam os formandos de ferramentas que os auxiliam a solucionar as mais diversas situações que vão surgindo no seu quotidiano e podem fomentar a partilha de saberes entre pessoas oriundas de diferentes mundos culturais, ajudando na desconstrução de estereótipos. Embora não se tenha verificado que tais cursos facilitam o acesso das comunidades ciganas ao mercado de trabalho, os mesmos são uma mais-valia, pois reforçam junto dos formandos a importância que a educação tem no desenvolvimento pessoal e social. Este reconhecimento levou os formandos a investir no acompanhamento escolar que davam aos seus educandos, contribuindo, desta forma, para a construção de uma geração mais qualificada e informada. Em suma, a Educação e Formação de Adultos pode ser considerada um passo no sentido da inclusão social do grupo sociocultural cigano alcobacense.