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- Mediação intercultural em contextos de emergência humanitáriaPublication . Costa, Susana Filipa Marques da; Marques, José Carlos LaranjoA questão dos refugiados é um tema que, desde 2014, tem chamado a atenção da sociedade com a palavra “crise” quase sempre associada. Contudo, o conceito de “refugiado” ainda é para nós vago e distante – alguém diferente de nós com outra cultura e costumes que foge de algo – que nem sempre sabemos bem o quê – e que espera começar uma nova vida na Europa, principalmente. Neste contexto entende-se a participação dos mediadores interculturais como importante e fundamental para uma harmoniosa transição para a sociedade de acolhimento. Contudo, até chegarem ao “destino final” os migrantes fazem um percurso que pode demorar anos pelos chamados países de trânsito, ficando, muitas vezes, a viver vários meses em campos de refugiados. Qual o papel dos mediadores interculturais nesses locais? A partir de duas experiências na Sérvia e na Bósnia e Herzegovina, pretende-se, responder a esta questão, ao mesmo tempo que se reflete sobre a atualidade migratória nos Balcãs e dos diferentes perfis dos trabalhadores humanitários no terreno. Foram também auscultadas as vozes dos migrantes que estão nos países de trânsito através da metodologia do photovoice, uma reflexão poderosa e indicadora do caminho que deve ser a mediação intercultural: uma prática empoderadora e voz honesta e ativa dos seus beneficiários.
- As tecnologias da neurociência aplicadas ao Turismo: Estudo de caso da análise da eficácia da promoção turística, através do uso do método de eletroencefalografiaPublication . Branco, Márcio Filipe Florêncio; Martins, Rui Alberto de Freitas; Dias, Francisco Teixeira PintoA indústria do turismo encontra-se em constante expansão no mundo inteiro. Como consequência do progresso tecnológico nas últimas décadas, os turistas conseguem agora aceder a informação sobre os destinos turísticos com mais facilidade. Em simultâneo, os mercados turísticos tornam-se cada vez mais competitivos, abrindo portas a novos desafios para profissionais de marketing. Mais do que nunca, os marketers devem trabalhar com eficácia as suas campanhas, com a finalidade de evidenciar as características distintivas dos destinos turísticos. A neurociência é uma das áreas que pode ajudar a responder a este desafio, mais precisamente no que respeita à análise do comportamento do consumidor. Neste estudo serão identificadas as principais tecnologias da neurociência utilizadas no marketing, e como estas podem recolher dados para avaliar o comportamento do consumidor em turismo. A parte empírica da dissertação tem por base um estudo de caso sobre neuromarketing em 2020, com o objetivo de analisar a eficácia relativa da promoção turística, usando dispositivos de interface cérebro-computador. Como metodologia de investigação, serão utilizadas entrevistas aos investigadores que levaram a cabo a experiência, para determinar a eficácia das tecnologias utilizadas, e questionários aos participantes, com o propósito de aferir a sua satisfação o seu interesse e participação no estudo.
- A integração dos alunos luso venezuelanos no sistema de ensino da MadeiraPublication . Silva, Adérbal Filipe Amorim Pinto da; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesEste trabalho assenta na procura de respostas à situação dos alunos luso venezuelanos que chegaram à Região Autónoma da Madeira e que, de assentada, tiveram que ser integrados no sistema de ensino português e regional, de modo concreto. Terá sido essa integração eficaz? Terão sido tomadas todas as medidas para assegurar uma eficácia total? E como perspetivam os próprios estudantes a sua integração na escola, no sistema de ensino e com os seus pares? A escola nos dias de hoje é, cada vez mais, um espaço social por excelência, sendo caraterizada pela diversidade cultural e social dos alunos, das usas histórias de vida e dos seus percursos, mas é, também, ponto de encontro dessas mesmas realidades, pelo que deve fomentar uma cultura de respeito, de civismo, de aceitação e de cidadania. Este trabalho consiste, assim, na procura de respostas em relação ao ponto de vista dos alunos, sobre a sua integração na escola, na turma, na relação com os professores e com os colegas de turma. Além disso, tenta perceber a existência de mecanismos de mediação intercultural e socio pedagógica na escola, como resposta ao fenómeno migratório e social com que a Madeira e concretamente as escolas se depararam. É, deste modo, uma investigação que busca trabalhar diretamente com as fontes em trabalho de campo de natureza etnográfica, partindo de um paradigma, o paradigma hermenêutico-compreensivo, de descoberta, recorrendo, para esse fito a instrumentos de recolha de dados, dando especial ênfase ao diário de campo, à observação direta participante e às entrevistas semiestruturadas. O trabalho de investigação foi levado a cabo numa escola da Região Autónoma da Madeira e com um grupo de sete alunos. Todos provenientes da Venezuela e que têm etapas diferentes de residência na ilha e de frequência na escola. Ao longo do trabalho, é possível encontrar referências ao modo como a escola, pela voz do seu presidente da direção, vislumbra a integração destes jovens na escola e nas turmas, bem como a própria diversidade na escola. Aborda-se, também, as relações com os professores e os colegas de turma, na tentativa de compreender como se constroem essas ligações e perceber se existe algum tipo de mediação por parte dos docentes em relação a estes alunos luso venezuelanos, seja ela pela via do diálogo, seja pela via das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Por fim, dá-se a voz aos vários sujeitos desta investigação, para indagar da real integração e inclusão e percecionar a integração que estes jovens sentem em contraponto com a que percecionada pela própria escola. Com isso, conseguiu-se perceber que, do grupo em análise, a não integração destes jovens nas suas turmas é uma realidade, pese, todavia, a boa integração no espaço escolar. Porém, as dinâmicas interpessoais com os outros indivíduos da turma não são as ideais tendo em conta o objetivo de integração e inclusão tal como é definido e conhecido. Vivem cerrados, ainda, no universo da cultura e dos signos venezuelanos, mas, também não encontram do outro lado, nos seus pares, abertura ou uma frincha entreaberta que os faça sentir acolhidos, a si e à diversidade cultural que carregam.
- Tripela to the wall: the beginning of a new coordination test and its relationship with anthropometric and sociodemographic variablesPublication . Matos, Rui; Antunes, Raul; Rebelo-Goncalves, Ricardo; Coelho, Luís; Monteiro, Diogo; Salvador, Rogério; Mendes, Diogo; Amaro, Nuno