Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As memórias d’Aldeia -Cocriação do Museu de Ferreiros de Tendais Relatório de projetoPublication . Faria, Joana Patrícia Correia; Santos, Rui Miguel DuarteEste projeto nasce do convite para participar no desenvolvimento do Museu de Ferreiros de Tendais, sediado em Ferreiros (Cinfães, Viseu) de parte da Associação para o Desenvolvimento e Cultura de Ferreiros de Tendais (ADCFT) à associação Casa d’Abóbora – Associação Juvenil. Este relatório constitui o projeto final do segundo ano do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social de 2020/2021. A mestranda ao ser cofundadora da associação Casa d’Abóbora e atual colaboradora criou esta ponte de forma a aprofundar os temas da colaboração e mediação comunitária através da criação de uma estrutura colaborativa Na freguesia de Ferreiros de Tendais, atualmente com um decréscimo de população de aproximadamente 20% em dez anos, a necessidade de preservação do património e das memórias do lugar torna-se essencial. Dessa forma, o presente projeto procura através de entrevistas e questionários apresentados aos habitantes da freguesia de Ferreiros de Tendais, uma forma de estes darem o seu contributo para o museu da sua freguesia, através de partilha sobre que artefactos e informações deveriam estar no museu de forma que este seja representativo. Para além da questão de cocriação do museu em conjunto com os fregueses, através de uma mediação intercultural participada, foi cedido apoio à ADCFT na catalogação, estrutura de museu, branding e proposta de novos projetos futuros, como a elaboração de um livro da linguagem popular local. Neste relatório, oferece-se uma apresentação do contexto do enquadramento do projeto, apresentação de resultados das ferramentas para a colaboração dos fregueses, bem como atividades já desenvolvidas e uma apresentação das restantes que estão planeadas para a pós-abertura do museu. A metodologia utilizada descreve-se como qualitativa, participativa, colaborativa, transformativa e flexível de forma que o feedback dos participantes adapte o caminho do projeto através dum formato de investigação-ação
- A INTEGRAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS: O FOLCLORE COMO MEDIADORPublication . Pires, Ana Lúcia Pombo; Marques, José Carlos LaranjoOs grupos folclóricos e etnográficos são estruturas organizadas, inspiradas e geradas nos meios rurais e nas vivências de antigamente. Sendo uma tradição cultural muito vinculada ao contexto rural, esta prática também está muito presente em contextos urbanos. Alguns destes grupos têm a sua origem em processos migratórios de pessoas que saíram do meio rural para os centros urbanos e que preservaram as memórias do seu contexto de origem concretizando-as em recriações, como reforço e salvaguarda dos seus alicerces identitários. As tradições culturais continuam a ser uma componente para a construção de identidade individual e coletiva, tanto nos meios rurais como nos urbanos. Com esta investigação pretendeu-se compreender como o folclore pode contribuir para a integração social de crianças e jovens. A investigação assume-se como um estudo de caso e o seu foco de estudo em componentes de grupos folclóricos de Portugal, da Região Autónoma da Madeira e uma comunidade de emigrantes portugueses na Suíça. Optou-se por uma metodologia de análise qualitativa e a estratégia para recolha de dados combinou a observação participante e entrevistas. A junção da revisão da literatura com os dados empíricos forneceu elementos que assinalam a relevância das relações sociais criadas dentro do grupo que lhes confere um sentimento de pertença e identidade, ao grupo e à região. O interesse pelo folclore surge das memórias de infância, das vivências na aldeia, do gosto pela música e pela dança, das relações de parentesco, das amizades e do conceito de família que reconhecem no grupo, sendo também uma ocupação de tempos livres.
- Variações no crescimento e desenvolvimento da medusa Chrysaora chesapeakei (Papenfuss, 1936), utilizando diferentes dietasPublication . Serrão, Miguel Gomes de Sousa; Marques, Sónia Cotrim; Leandro, Sérgio MiguelEsta tese de mestrado teve como principal objetivo a otimização do crescimento e desenvolvimento de éfiras até à fase adulta da espécie Chrysaora chesapeakei (Papenfuss, 1936), envolvendo duas dietas distintas. Realizaram-se ensaios laboratoriais com parâmetros idênticos que decorreram em aquários tipo Kreisel, a uma salinidade de 18 e a uma temperatura controlada de 20°C. As dietas testadas consistiram em metanáuplios de artémia recém-eclodidos (Dieta Controlo), e preparados de medusa Catostylus tagi (Haeckel, 1869) (Dieta 1) e de pescada Merluccius capensis (Castelnau, 1861) (Dieta 2). Em ambas as dietas 1 e 2, foram fornecidos metanáuplios de artémia duas vezes ao dia e o preparado ao final do dia. A dieta de controlo consistiu em artémia fornecida três vezes ao dia. Os resultados obtidos com este ensaio, indicaram que medusas desta espécie necessitam na sua dieta, para além de artémia, de um suplemento adicional. Existiram diferenças estatisticamente significativas (ANOVA p-value<0,05), entre a dieta 1 e o controlo, sugerindo assim que esta dieta proporcionou um melhor crescimento, em termos do aumento do diâmetro da umbela, da medusa Chrysaora chesapeakei em condições de laboratório. Também se verificou algumas diferenças morfológicas entre as duas dietas. Por exemplo, o desenvolvimento dos tentáculos mais rápido na dieta do preparado de medusa que na dieta do preparado de pescada. Por sua vez, o desenvolvimento dos braços orais foi mais pronunciado nos indivíduos alimentados com a dieta de pescada. Com os resultados obtidos, concluiu-se que as medusas desta espécie podem ser mantidas com uma dieta em metanáuplios de artémia (média de incremento do diâmetro da umbela 13,08 mm por mês), no entanto, têm um melhor crescimento (média de incremento do diâmetro da umbela 25,82 mm por mês) quando fornecidas com uma dieta com medusas de outra espécie.
