Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
GASE-Dissertação Final-ANEXOS.pdfAnexos1.35 MBAdobe PDF Download
GASE-Projecto II-Dissertação Final.pdfDissertação1.37 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No âmbito do actual paradigma organizacional de escola, valoriza-se no professor a colegialidade, a participação e a colaboração entre os seus pares. Cabe-lhe, a ele, partilhar, agir, enfrentar novos desafios, dando lugar a uma nova dinâmica, a um desenvolvimento qualitativo dentro da organização escolar. Em face deste enquadramento, os cargos de gestão intermédia assumem especial relevo. Os que desempenham esses cargos, ao assumirem-se como líderes, podem ser os promotores de mudança, tendo como finalidade o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar. Propusemo-nos estudar, particularmente o papel do coordenador do departamento curricular a quem compete o exercício do cargo de supervisor, o qual deve ser promotor da melhoria e qualidade das práticas educativas pela dinamização do trabalho colaborativo entre os professores, visando o sucesso educativo. Neste âmbito, pretendemos, perceber qual a percepção dos coordenadores face ao trabalho entre pares e, na sua opinião, quais os factores inibidores de um trabalho desta natureza (...)

Description

Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Keywords

Trabalho colaborativo Liderança intermédia Supervisão Desenvolvimento profissional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue