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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Ciências da
Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC e
situa-se no campo das tecnologias de apoio para os alunos com
Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos no ensino regular.
Com o propósito de avaliar o software educativo Comunicar com
Símbolos e a sua integração no Currículo Específico Individual dos
alunos com NEE, desenvolvemos dois estudos: o primeiro procurou
avaliar a usabilidade da tecnologia de apoio escolhida como suporte
ao trabalho desenvolvido pelos alunos com NEE, em sala de aula; o
segundo visou aferir a integração curricular do software educativo
Comunicar com Símbolos, enquanto suporte à aprendizagem da
leitura e da escrita, com o apoio dos pares. Estes dois estudos,
exploratórios e descritivos, de índole qualitativa, foram desenvolvidos
no ano letivo 2011/12, num Agrupamento de Escolas de Leiria. O
estudo 1 envolveu dois alunos com NEE do 2º e 3º anos de
escolaridade, com 7 e 8 anos, respetivamente. O estudo 2 teve como
participantes dois alunos com NEE que frequentavam a mesma turma,
do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, com 8 e 9 anos, respetivamente.
Recorrendo à observação participante, a registos escritos e
videográficos, foi possível recolher e analisar dados que nos permitem
inferir que o software em avaliação se constitui como uma ferramenta
de aprendizagem que apresenta caraterísticas de usabilidade capazes
de apoiar alunos com NEE na aprendizagem de leitura/escrita
fomentando a sua acessibilidade à informação escrita (estudo 1). Os
resultados do estudo 2 demonstraram ser possível integrar este
software no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE
através do ensino de tutores entre pares. Com o apoio dos pares, os
alunos com NEE concentraram os seus esforços na reflexão sobre os
seus produtos escritos, apoiando-se igualmente nos reforços visuais e
iv
auditivos fornecidos pelo software. Através deste método de ensino os
alunos com NEE realizaram aprendizagens na área da leitura/escrita e
os tutores desenvolveram a sua capacidade de reflexão e de expressão,
observando-se o que se designa de efeito-tutor. Face aos resultados,
consideramos ser possível integrar o software educativo Comunicar
com Símbolos no Currículo Específico Individual dos alunos com
NEE, incluídos no ensino regular de forma a promover a
aprendizagem da leitura/escrita.
Description
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC, apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Software educativo Usabilidade Interação entre pares Inclusão Leitura Escrita