Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A complexidade das funções do professor e as exigências que se colocam, na sociedade actual, relativamente à profissão docente, e consequentemente, à qualidade da educação, atribuem à formação de professores um papel determinante. A formação inicial de educadores e professores constitui um domínio crucial de intervenção tanto ao nível da política educativa como da investigação. É nesta conjectura que se justifica o interesse no desenvolvimento deste trabalho no contexto do qual se procura aprofundar o estudo de práticas de supervisão na formação inicial de Educadores de Infância, tomando como sujeitos de investigação Educadores Cooperantes, cujo papel e impacto na formação e desenvolvimento profissional dos formandos são amplamente reconhecidos (Oliveira-Formosinho, 2002; Jacinto e Sanches, 2002; Neves, 2007; Esteves, Caires, Martins e Moreira, 2008; Almeida, 2009; Matias e Vasconelos, 2010). O estudo situa-se num paradigma de investigação qualitativo, de tipo estudo de caso, e desenvolve-se com quatro Educadoras Cooperantes que colaboraram na prática de ensino supervisionada, em Jardim de Infância, na ESECS, no ano lectivo 2010/11. Pretende-se com a investigação contribuir para estudar e compreender práticas de supervisão de Educadores Cooperantes na formação profissional inicial de Educadores de Infância, identificando e descrevendo estratégias formativas que utilizam no ciclo de supervisão e características do contexto sócio-afectivo em que se desenvolvem. Pretendem-se, ainda, compreender e descrever perspectivas das Educadoras Cooperantes relativamente ao processo de supervisão.
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Práticas de supervisão Educadores cooperantes Formação inicial Estratégias de supervisão Ciclo de supervisão Contexto sócio-afectivo