Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A dimensão crítica da literacia estatística nos manuais escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
capa Alexandra Mateus.pdfCapa549.83 KBAdobe PDF Download
projeto final - Alexandra Mateus.pdfDissertação3.63 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho analisa a forma como são abordados os conteúdos pelos manuais escolares. Nomeadamente em termos de promoção da literacia estatística ao nível das dimensões de interpretação, crítica e produção, tendo em conta o modelo para a literacia estatística extensivamente discutido por Gal (2002). Tomando como ponto de partida o paradigma estabelecido pelo autor, tenta-se dar resposta a duas questões. A primeira relaciona-se com a análise da importância dada pelos manuais escolares à dimensão crítica da aprendizagem estatística. Tendo por base esses resultados importa refletir sobre a forma como os alunos são preparados para os desafios do quotidiano, uma vez que o manual escolar é frequentemente a grande âncora de apoio do trabalho do professor (Martinho e Viseu, 2009). A investigação seguirá uma abordagem principalmente quantitativa operacionalizada através do levantamento do número de exercícios de interpretação, crítica e produção existentes em diversos manuais escolares de Matemática do ensino básico.

Description

Projeto de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Keywords

Literacia estatística Dimensão critica Manuais escolares

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue