ciTechCare - Comunicações em conferências sem publicação
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- Towards an adaptive web based learning environment for treating and diagnosing chronic woundsPublication . Costa, João; Costa, Rogério; Santos, Gustavo; Gaspar, Pedro; Fernandez, Joaquin; Monguet, Josep M.A wise decision when choosing adequate products to treat chronic wounds depends on proper diagnosis and characterization of the chronic wound. Developing skills for treating and diagnosing chronic wounds requires not only academic knowledge, but also other types of knowledge not easily acquired through traditional instructional methodologies. The expertise obtained by individuals, when they are solving real life practical cases, is very important to diagnose and correctly treat chronic wounds. This additional empirical knowledge is not easily transmitted in classrooms, and so the academic instruction should be completed with real life practical examples and practical cases. The e-Fer Web Based Learning Environment for chronic wounds, is a case based learning tool for assisting nursing students to develop skills for diagnosing and treating chronic wounds. This paper will briefly describe some characteristics of the platform, and our main goal is to present our novel approach to implement the adaptive version of the learning environment. We are also going to discuss our user model, and the types of learning support that we decided to implement in the system.
- Análise do impacto da e-terapia enquanto estratégia de promoção de saúde em adolescentes obesosPublication . Sousa, Pedro Miguel Lopes; Gaspar, Pedro; Fonseca, HelenaA obesidade na adolescência atingiu proporções epidémicas, sendo urgente encontrar estratégias efetivas de prevenção e tratamento, e recursos apropriados que induzam a mudança no individuo, família e comunidade. Um estudo nacional revelou uma prevalência de excesso de peso de 31% na população infanto-juvenil, salientando a urgência da intervenção precoce. Além da prevenção é fundamental apostar no tratamento efetivo dos jovens que apresentam peso excessivo, porque a obesidade adolescente: a) tem um impacto signi cativo na saúde física e psicossocial; b) é um fator de risco para a obesidade e mortalidade na idade adulta; e d) é uma ameaça major para o aumento sustentado da esperança de vida. Este estudo parte da premissa que proporcionar um melhor tratamento requer: a) contacto mais extenso e frequente com a equipa de tratamento e b) utilização de outros canais de comunicação e de tecnologias mais interativas com os adolescentes e suas famílias. Os componentes nucleares dos programas de tratamento (alimentação, exercício e estratégias comportamentais) não têm conseguido obter a adesão pretendida. A solução poderá passar por estratégias mais interativas e dinâmicas, sobretudo para crianças e adolescentes. Neste contexto convém destacar o papel da e-saúde na prevenção e redução da obesidade pediátrica, em virtude da ubiquidade da tecnologia na vida dos jovens. Este projeto explora as potencialidades da e-terapia assente no modelo de gestão de caso, no âmbito da mudança cognitivo-comportamental em adolescentes obesos,promovendo o envolvimento familiar no processo terapêutico. Consideramos que a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) permite otimizar os recursos e maximizar o impacto, em complementaridade com as abordagens convencionais, o que se tem revelado vantajoso e efetivo em diversos estudos internacionais, mas que ainda não foi testado no contexto nacional. O objetivo principal deste projeto consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de tratamento de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia e assente na metodologia de gestão de caso. Este projeto visa promover competências de gestão do peso, conhecimentos de saúde, adoção de estilos de vida saudáveis através do contacto aumentado e interativo entre adolescente, família e equipa clínica, com re exos na adesão terapêutica e qualidade de vida. A população em estudo será constituída pelos adolescentes com um IMC superior ou igual ao percentil 95, idade entre os 12-18 anos e acesso à internet pelo menos 1 vez por semana, que frequentem a Consulta de Obesidade Pediátrica do HSM (critérios de inclusão). Constituirão critérios de exclusão a presença de dé ces cognitivos graves, incapacidade de comunicação por escrito e gravidez. Serão necessários três estudos distintos mas complementares: E1-diagnóstico de situação, E2-avaliação da usabilidade da plataforma; E3-avaliação da efetividade. De salientar a importância do estudo 3 para os objetivos delineados, um ensaio clínico com grupo de controlo (tratamento standard) e grupo experimental que terá acesso adicional ao programa de intervenção e-terapêutico (Next.Step). A plataforma e-terapêutica inclui valências como: auto-monitorização (peso, estilo de vida, adesão terapêutica, qualidade de vida), recursos educativos (vídeos, folhetos, histórias, manuais, dietas, links, sugestões), módulos interativos (Resolução de problemas, Quizzes, jogos didáticos, concursos), ferramentas de suporte (Deinição de objetivos pessoais, percurso evolutivo, mensagens personalizadas) e suporte social (Fóruns de discussão e chats com colegas e com proossionais de saúde). Os benefícios principais serão: redução do z-score do IMC e aumento da adesão terapêutica, qualidade de vida (relacionada com o peso) e pelo de estilo de vida saudável. A avaliação positiva da efetividade irá fomentar a inclusão das TIC no tratamento, perspetivando-se uma redução dos custos a médio/longo prazo, redução dos índices de abandono do tratamento e melhoria da satisfação dos clientes face aos cuidados
- Realidade aumentada em educação projeto de e-Learning aplicado na área da saúdePublication . Jorge, Nelson Ribeiro; Morgado, Lina; Gaspar, PedroA Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite que um objeto (imago) virtual computadorizado seja sobreposto direta ou indiretamente num ambiente real e em tempo real (Azuma, 1997; Zhou, Duh, & Billinghurst, 2008). Trata-se de uma variante da Realidade Virtual que utiliza também objetos virtuais, mas que difere desta na medida em que a RA é uma realidade mista que combina o mundo real com objetos virtuais, enquanto a RV imerge o utilizador por completo num ambiente virtual criado por computador. Assim, a RA suplementa a realidade em vez de a substituir, fazendo a ponte entre o mundo real e virtual de uma forma perfeita (Chang, G., Morreale, P. & Medicherla, P., 2010). São já conhecidas várias experiências de utilização da RA (Azuma, 1997; Azuma et al, 2001) em áreas como a publicidade, turismo, jogos, design do produto, arquitetura, aviação, indústria automóvel, medicina e educação. No ensino encontramos experiências educativas em contextos tão diversos como a matemática e a geograIa. Na área da saúde encontramos aplicações educacionais de RA para a prática, planeamento e gestão de procedimentos de saúde. A RA surge assim como uma nova tecnologia com potencial para o ensino, permitindo a manipulação de objetos virtuais no mundo real de forma imersiva, colmatando até o carácter prático muitas vezes dissociado do e-Learning. O foco deste projeto é precisamente a integração da RA numa ferramenta de e-Learning, nomeadamente numa plataforma virtual na área da saúde. O e-Learning na área da saúde integra um conceito mais abrangente denominado e-Health que, segundo a Declaração Ministerial de Bruxelas, refere-se à utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação como resposta às necessidades dos cidadãos, dos doentes, dos pro ssionais de saúde, das instituições de saúde e das políticas de saúde (eHealth, 2003). O uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais e simular práticas para ajudar os formandos na área da saúde a desenvolverem habilidades e conhecimentos (Hogan et al. 2007; Lewis et al. 2005). Estas simulações são técnicas educativas que permitem atividades interativas e por vezes imersivas, pela recriação de experiências clínicas sem exporem os doentes aos riscos (Maran & Glavin, 2003), e permitemao formando repetir um número in nito de vezes uma manobra até se assegurar da sua correta realização, antes de a praticar em situação real (Rey et al. 2006). É neste sentido que surge a RA como tecnologia que, aliada ao diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, poderá permitir um diagnóstico imersivo e mais pormenorizado das feridas, podendo trazer benefícios para o desenvolvimento de competências no ensino da enfermagem. Assim, acreditamos que, ao nível educacional, esta tecnologia pode enriquecer o ambiente de aprendizagem, possibilitando a realização de técnicas e procedimentos que facilitem o desenvolvimento e a aquisição de competências na área do diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. O presente projeto pretende utilizar a RA no ensino da enfermagem, simulando a resolução de casos clínicos práticos utilizando objetos digitais imersos no mundo real. O projeto será suportado pela plataforma e-fer, desenvolvida por um grupo de investigadores do Instituto Politécnico de Leiria, a que será acrescentada uma componente de RA em casos clínicos que possam bene ciar desta integração. A plataforma e-fer recai sobre o tratamento de feridas crónicas por se tratar de uma situa- ção patológica com elevada incidência e prevalência em todo o mundo e representar uma elevada carga económica para os doentes e seus familiares, para as instituições de saúde, para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral (Gaspar, 2010). Assim, o objeto de estudo deste projeto centra-se nos efeitos da RA, num ambiente virtual de aprendizagem, na tomada de decisão relativamente ao diagnóstico e tratamento de feridas crónicas.
- Burnout among occupactional therapists in PortugalPublication . Reis, Helena
- Pulmonary rehabilitation in primary health care: an effective intervention even with minimal resourcesPublication . Marques, Alda; Rebelo, Patrícia; Paixão, Cátia; Cruz, Joana; Jácome, Cristina; Oliveira, Ana; Rua, Marília; Loureiro, Helena; Freitas, CéliaPulmonary rehabilitation (PR) is a cornerstone intervention for the management of chronic respiratory diseases however it is underutilised and highly inaccessible to patients. In Portugal, most PR programmes are outpatient, hospital-based and directed to patients with advanced disease leading to less than 1% of patients having access to it. Recognising the urgent need to increase access to this fundamental intervention, the Portuguese National Health Service has determined that until the end of 2017, all Agrupamentos de Centros de Saúde should provide access to PR (Law n. 6300/2016). This study assessed the effects of PR conducted in primary health care centres (PHCC), with minimal resources. A quasi-experimental pre-post study was conducted. Eligible patients with chronic respiratory diseases were identified by family doctors and refereed to PR. Sociodemographic, anthropometric and clinical data were collected with a questionnaire and lung function with spirometry. The following measures were collected: dyspnoea during activities with the modified medical research council–dyspnoea scale (mMRC); peripheral muscle strength in the upper limbs with the handgrip, in the lower limbs - quadriceps muscle strength (QMS), with the handheld dynamometry and respiratory muscle strength with maximal inspiratory and expiratory pressures (MIP/MEP); functionality with 1-minute sit-to-stand (1-min STS), exercise tolerance with the six-minute walk test (6MWT), functional balance with the Brief-BESTest and quality of life with the Saint George’s Respiratory Questionnaire (SGRQ). All data were collected pre/post a 12-week PR programme implemented with minimal resources (pulse oximeters, blood pressure monitors, modified Borg scales, chairs, stairs, corridors, free weights built with bottles with sand, therabands and cushions), composed of exercise training twice a week and education and psychosocial support once every other week. Pre/post differences and effect sizes (ES) were calculated. For the measures with an established minimal clinical important difference (MCID), an analysis of the number of patients improving above that value was conducted. Eighteen patients participated (68.6±1.9 years old; 11(61.1%) female; BMI=29.5±4.8kg/m2; FEV1pp=70.2±4.9; FVCpp=88.4±24.3), 6(33.3%) with chronic obstructive pulmonary disease (FEV1pp=61.7±16; FVCpp=89±30; GOLD II-5, GOLD III-1, 1A, 4B, 1D), 8(44.4%) with asthma (FEV1pp=79.1±12; FVCpp=92±20.1), 3(16.7%) with Asthma-COPD Overlap Syndrome (FEV1pp=67.7±42.3; FVCpp=88.7±28.8) and 1(5.6%) with pulmonary fibrosis (FEV1pp=58; FVCpp=56). After PR, significant improvements were observed in all measures (Table 1). Concerning the MCID, 10(55.6%) improved above the established 1 point in the mMRC, 14(77.8%) patients above the 3 repetitions in the 1min-STS; 15(83.3%) patients above the 25m in the 6MWT, 7(38.9%) patients above the 4,9 points in the Brief BESTest and 11(61.1%) patients above the 4 points in SGRQ. Even with minimal resources, PR is feasible and possible to implement in PHCC, providing similar benefits to those well-established for PR programmes carried out in hospital outpatient settings.
- Relação entre a atividade física e o distress associado à sobrecarga em cuidadores informais de indivíduos com DPOCPublication . Ruivo, Adriana; Hipólito, Nádia; Martins, Sara; Marques, Alda; Brooks, Dina; Silva, Cândida G.; Cruz, JoanaIntrodução: A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma condição que pode levar ao aumento da dependência do doente em relação ao cuidador informal e, consequentemente, promover um aumento do distress associado à sobrecarga deste.1 De acordo com a literatura, na população geral, maiores níveis de atividade física (AF) contribuem para menores níveis de distress2. O objetivo principal deste estudo foi verificar se esta relação se confirma em cuidadores informais de pessoas com DPOC. Metodologia: Foi desenvolvido um estudo observacional transversal, tendo-se realizado a caracterização sociodemográfica da amostra, a recolha de informação sobre o contexto de prestação de cuidados e a aplicação dos questionários: Questionário de Avaliação de Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI), para avaliar o nível de distress associado à sobrecarga, e Habitual Physical Activity Questionnaire (HPAQ), para avaliar o nível de AF. Para a análise de dados foram utilizadas medidas de estatística descritiva, os coeficientes de correlação Pearson e Spearman e regressões lineares (simples e múltiplas). Resultados: Foram incluídos 26 cuidadores (63,1 ± 9,7 anos; 84,6% feminino e 15,4% masculino). A média do QASCI foi de 31,3 ± 22 e a do HPAQ foi de 5,5 ± 1,8. A correlação entre estas variáveis foi moderada negativa (r=-0,535, p=0.01). A variável AF teve a capacidade de predizer o valor do QASCI em 28,7%. Ao adicionar a variável duração de cuidados em anos, foi possível aumentar para 54,6% a capacidade de a equação predizer o valor do QASCI. Conclusões: Os resultados sugerem que existe uma relação entre o aumento do nível da AF e a diminuição do nível de distress nesta população. Estes achados suportam a importância da promoção da prática de AF nos cuidadores informais de indivíduos com DPOC. Estudos longitudinais futuros deverão ser considerados.
- The ABCD assessment tool: relationship with the clinical outcomes of patients with COPDPublication . Marques, Alda; Miranda, Sara; Paixão, Cátia; Valente, Carla; Andrade, Lília; Cruz, Joana; Jácome, Cristina; Machado, AnaThe ABCD assessment tool for patients with chronic obstructive pulmonary disease (COPD) has recently been revised. Few studies have evaluated patients’ clinical characteristics based on this classification, although it may be important to adjust interventions to patients’ specific needs. This study explored the distribution of the most used clinical outcomes in patients with COPD across ABCD groups. A cross sectional study was conducted. Patients with COPD were recruited from routine pulmonology appointments and primary care centres in Portugal. Assessments included a spirometric test, quadriceps muscle strength (QMS) with handheld dynamometer, inspiratory muscle strength with the maximal inspiratory pressure (MIP), functional performance with the 1-minute sit-to-stand test (1-min STS) and health-related quality of life with the Saint George Respiratory Questionnaire (SGRQ). Patients were classified into ABCD groups based on the modified British Medical Research Council dyspnoea questionnaire and history of exacerbations in the previous year. One-way ANOVA and Bonferroni corrections for multiple comparisons were used to explore differences between groups. Three hundred and twenty-nine patients with COPD (253 (77%) male, 67±10 years old, forced expiratory volume in one second 60±25 % of predicted, forced vital capacity 81±23 % of predicted, body mass index 28±16 kg/m2; 73 (22%) GOLD I, 133 (40%) GOLD II, 90 (27%) GOLD III, 33 (10%) GOLD IV) participated. Group A was the most prevalent (131; 40%), followed by groups B (95; 29%), D (70; 21%) and C (33; 10%). Patients from groups B and D, which are the most symptomatic, presented the worst results for all outcomes (Figure 1). Patients from ABCD groups present different clinical characteristics. The ABCD classification appears to be important to discriminate patients with worst outcomes, hence it may be useful to personalise treatments according to patients’ needs and clinical characteristics.
- Ação antimicrobiana e antioxidante da epicatequina em óleos de pinhãoPublication . Marques-da-Silva, Dorinda; Ribeiro, Vânia; Lagoa, Ricardo
- Occupational Therapy at home: Palliative Care ApproachPublication . Pedrosa, Vanda VarelaThe workshop The Occupational Therapy (OT) in the Palliative Care (PC). We hope it can contribute, in a valuable way to preserve independence, comfort and quality of life, effectively during illness and even death. Home, is the holistic and multiprofessional intersection of doing with the person, the caregivers, in their environment, the place where the OT can play a very relevant role in the place, facilitating the improvement of the quality of life especially when we speak of intervention in PC As been presented in 24th Annual Meeting 2018.
- Tracking human routines towards adaptive monitoring: the MOVIDA.domus platformPublication . Gordalina, Gonçalo; Figueiredo, João; Martinho, Ricardo; Rijo, Rui; Correia, Pedro; Assunção, Pedro A. Amado; Seco, Alexandra; Pires, Gabriel; Oliveira, Luís; Fonseca-Pinto, RuiAccording to estimates by the World Health Organization, the average life expectancy will continue to rise. This indicator, being a measure of success in terms of healthcare, is not synonymous with quality of life and will increase healthcare costs. Associated with this problem are also the changes in terms of the organization of society, which has not been able to solve these constraints of functional limitations, dementia, social isolation, and loneliness. This paper presents the concept of adaptive surveillance based on mobile technology and artificial intelligence, presented in the context of a global physical activity monitoring program (MOVIDA), in his domus dimension designed to the elderly people with some functional limitation or dementia. The proposed solution for an adaptive surveillance is thus to conduct direct supervision programs, to enroll persons who live alone or in nursing homes who need supervision without limiting their individual autonomy. The preliminary results show that it is possible to use the data obtained from a mobile smartphone to identify routines and use this information to identify daily patterns. Changes to these routine patterns can be used to generate alarms for caregivers.
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